Autoridades da Marinha do Brasil e da Índia firmam memorando para manutenção dos submarinos Scorpène
Na foto o submarino “Karanj”classe Scorpène na cerimônia de lançamento na Mazagon Dock Shipyard, em Mumbai, 2018. Junto com o brasileiro classe Riachuelo, o quarto da série lançado em Dezembro de 2025, em Itaguai
A Marinha do Brasil (MB) assinou, no dia 9 de dezembro, em Brasília (DF), o Memorando de Entendimento (MoU) que estabelece cooperação técnica e industrial nas atividades de manutenção dos submarinos da Classe “Scorpène”. O documento reforça os esforços permanentes da Força no fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) e na consolidação do Programa de Submarinos (PROSUB).
A assinatura ocorreu durante audiência com o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e contou com a participação do Chefe do Estado-Maior da Marinha da Índia, Almirante de Esquadra Dinesh K. Tripathi, e do Presidente do Conselho de Administração e Diretor-Geral do estaleiro parceiro (Mazagon Dock Shipbuilders Ltda. – Índia), Capitão de Mar e Guerra Jagmohan.
A iniciativa permitirá maior eficiência no apoio ao ciclo de vida dos Submarinos da Classe Riachuelo, otimizando processos de manutenção e garantindo a plena disponibilidade desses meios estratégicos para operações de defesa, vigilância e proteção da Amazônia Azul, além de fortalecer o intercâmbio de conhecimento, a capacitação de pessoal brasileiro e o desenvolvimento conjunto de tecnologias, reduzindo a dependência externa e elevando o domínio nacional sobre áreas sensíveis da engenharia naval.

Autoridades da Marinha do Brasil e da Índia firmam memorando para manutenção dos submarinos Scorpène





















