Mensagem ao Congresso Nacional Defesa Nacional

D E F E S A   N A C I O N A L   E   S O B E R A N I A

O Brasil precisa manter-se atento às possíveis ameaças potenciais ou manifestas que possam se contrapor aos interesses nacionais, ao fortalecimento da soberania nacional e ao desenvolvimento e bem-estar de seu povo.

Por isso, ao mesmo tempo em que prima pelos princípios que regem as relações internacionais, o Estado brasileiro não pode deixar de possuir condições de dissuadir qualquer tipo de agressão externa e, caso ocorra, de ter capacidade de realizar a adequada e proporcional pronta-resposta, compatível com a estatura político-estratégica do País.

Ciente da importância da Defesa Nacional e afiançado pelo que rege a Constituição Federal, o Governo brasileiro tem buscado convergir esforços para aprimorar a efetividade do setor de defesa. Para isso, atua para ampliar a capacidade operacional das Forças Armadas e mantê-las em permanente estado de prontidão para cumprir sua destinação constitucional.

Por outro lado, há um direcionamento de esforços para que as Forças Armadas contribuam com o desenvolvimento nacional e o bem-estar da sociedade, desenvolvendo ações, programas e projetos relacionados a esse objetivo.

Clique para acessar a parte de Defesa Nacional  e Soberania em formato PDF

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter