COBERTURA ESPECIAL - PM - Segurança

28 de Março, 2021 - 21:00 ( Brasília )

Membro da PMBA surta e é baleado

Policial militar que 'surtou' e disparou tiros para cima na região do Farol da Barra, em Salvador é baleado

 

28 Março 2021
Agências e Redação DefesaNet

 
O policial militar que apresentou surtos psicóticos e disparou tiros para cima na tarde deste domingo (28Mar2021), na região do Farol da Barra, em Salvador foi baleado após 3h30 de a negociação com equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), no início da noite.

O PM foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo o major da 72ª CIPM, Hosannah Santos Rocha, o soldado está intubado, em estado grave.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o policial foi baleado após disparar com fuzil contra guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais e terminou neutralizado.

Equipes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) estão no local e desviaram o trânsito para a Rua Barão de Itapoã.

14H: A ocorrência se iniciou quando o militar chegou armado com fuzil e  pistola, na Barra. Imediatamente ele iniciou disparos de fuzil para o alto. Ele foi cercado por unidades do CPR Atlântico e especializadas, que isolaram o local.

15H: de acordo com a SSP, uma equipe do Bope iniciou a negociação. O soldado alternava momentos de lucidez com acessos de raiva, acompanhados de disparos. De acordo com o órgão de segurança pública, além dos tiros de fuzil, o soldado arremessou grades, isopores e bicicletas, no mar.

18H35: O soldado teria falado que havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou os disparos contra as equipes do Bope. Após pelo menos 10 tiros, o soldado foi neutralizado e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

"A Polícia Militar lamenta pela ocorrência crítica envolvendo um integrante da corporação. Nesse sentido não poupará esforços para que todos os protocolos internacionais de gerenciamento de crises sejam adotados.

De pronto foi feito o isolamento e a contenção da área de crise, a fim de manter um espaço para iniciar o processo de negociação, para atingir o objetivo principal, que é a preservação de vidas.

O negociador do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) já está no local, assim como a equipe do Departamento de Promoção Social com um psicólogo.

Ressaltamos que o objetivo maior de todas as intervenções será a preservação da vida e o cumprimento da lei".


Matérias Relacionadas

Valmor Racorti - Protocolo Básico de Suicídio por Policial

FEV 8, 2021 -  Importante análise do Cel PMESP Valmor Racorti sobre eventos que começam a ocorrer neste período de Pandemia e com cidadãos sobre elevada tensão

PM - Valmor Racorti - Suicídio Por Policial Um ... - DefesaNet

Mar 14, 2020 — Valmor Saraiva Racorti Major da Policia Militar do Estado de São Paulo atualmente Coodenador Operacional da ROTA .




.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pacífico

Pacífico

Última atualização 15 SET, 21:27

MAIS LIDAS

PM