CCOPAB promove Estágio de Proteção de Civis das Nações Unidas

No período de 19 a 30 de abril, no âmbito do Estágio de Preparação de Missão de Paz, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu a segunda edição do Estágio de Proteção de Civis (Comprehensive Protection of Civilians Course/CPoC).

O objetivo da atividade foi preparar militares e policiais militares para exercer funções relacionadas à sistemática de proteção de civis no âmbito das operações de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fizeram parte desta edição 33 estagiários, sendo quatro da Marinha do Brasil, 20 do Exército Brasileiro, cinco da Força Aérea Brasileira e quatro policiais militares. A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: na primeira, foram abordados temas do Core Pre-Deployment Training Material.

Na segunda, assuntos do Specialised Training Material. De forma inédita, com o apoio do Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), o CPoC foi transmitido ao vivo com o uso da plataforma Microsoft Teams.

De caráter internacional, o estágio teve a participação de palestrantes e instrutores convidados oriundos dos seguintes países: Argentina, Brasil, Espanha, França, Portugal e Uruguai.

Participaram da atividade os seguintes palestrantes:

– Conselheiro Militar do Departamento de Operações de Paz da Organização das Nações Unidas/UN DPO Mil Ad General de Divisão Carlos Loitey,

– o Conselheiro Policial do Departamento de Operações de Paz da ONU/UN DPO Pol Ad, Luis Carrilho;

– membro do Comitê Internacional da Cruz Vermelha/ICRC Gabriel Valadares  

– Coordenadora Geral da Rede Brasileira de Pesquisa de Operações de Paz/REBRAPAZ, Eduarda Hamann;

– instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército/ECEME, Coronel Fernando Olalde Altamita,

– do Reino da Espanha; e o representante do Gabinete do Comandante do Exército, Coronel Sérgio Oliveira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter