CCOPAB promove exercício com o último contingente para o Haiti

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), órgão vinculado ao Ministério da Defesa, finalizou nesta semana (24-28ABR), na cidade paulista de Caçapava, um exercício avançado de operações de paz com integrantes que irão compor o último contingente brasileiro na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

O 26º Contigente brasileiro seguirá para o país caribenho no mês que vem e ficará até o encerramento, com término previsto para 15 de outubro deste ano.

Durante o exercício, que começou na última segunda-feira (24), foram realizados diversas ações como a simulação de um colapso de um prédio que supostamente sofreu uma catástrofe natural. Nesta ação foram realizados, com demais órgãos civis, procedimentos de socorro às vítimas.

O exercício promovido pelo CCOPAB visa aproximar a realidade vivida pelos contingentes brasileiros que estiveram no Haiti. Inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) acompanharam o exercício.

A equipe da ONU encontra-se no Brasil, para assessoramento e avaliação das capacidades ofertadas pelo País ao United Nations Peacekeeping Capability Readiness System (UNPCRS), programa relativo ao emprego das Forças Armadas em missões de paz.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter