CONTBRAS apoia a realização das eleições no Haiti

No dia 20 de novembro de 2016, está prevista a realização do primeiro turno das eleições presidenciais haitianas. Inserido nesse contexto e de acordo com as diretrizes do Componente Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), o Contingente Brasileiro (CONTBRAS) emprega, a partir do dia 18 de novembro, simultaneamente, todo o seu efetivo em operações de segurança e de assistência humanitária. O CONTBRAS possui o efetivo de 969 militares, sendo integrado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

As ações visam a incrementar a presença dissuasória nos Departamentos OESTE, SUL, SUDESTE, NIPPES e GRANDE-ANSE contribuindo para a segurança do pleito. A missão vem sendo cumprida em conjunto e em estreita coordenação com os componentes policial e civil da MINUSTAH, por meio da condução de patrulhamento, estabelecimento de static points e escolta de material eleitoral, de forma a inibir ações que possam vir a desestabilizar o processo. Nesse sentido, o emprego das tropas contempla quatro fases: dissuasão, desdobramento, apoio às eleições e retraimento.

Com o objetivo de atender ao princípio da amplitude de desdobramento, a tropa passou a ocupar três novas bases (além das três já utilizadas na capital, Porto Príncipe) nas cidades de Leogâne, Jacmel e Les Cayes, na região sudoeste do País. A base de Les Cayes, situada a 193 Km da capital, já vinha sendo ocupada pelo CONTBRAS desde o início do mês de outubro de 2016, quando a tropa passou a atuar em missões de apoio à assistência humanitária à população afetada pela passagem do furacão Matthew.

Com a finalidade de contribuir para o efeito dissuasório, serão empregados meios motorizados, blindados e de desobstrução de vias, além de tropas especializadas.  O Contingente manterá, ainda, uma tropa denominada Força de Reação Rápida (QRF, sigla em inglês), vocacionada para ser empregada em qualquer parte do território do Haiti, com apoio de helicópteros, no tempo máximo de 30 minutos após acionamento.

As tropas do CONTBRAS contam com modernos equipamentos e sistemas de comunicações, de comando e de controle das operações, que possibilitam uma constante consciência situacional para os comandantes em todos os níveis. Acrescenta-se a isso a existência na organização do BRABAT de todas as funções de combate, acrescidas de apoio aéreo – inclusive com a utilização de drones, operações de apoio à informação e operações especiais, o que permite a ampla integração sistêmica.

A participação na Operação Eclésia IV consiste em uma das missões mais importantes atribuídas às tropas brasileiras, pois as eleições contribuem para o esforço continuado do Componente Militar da MINUSTAH na assistência ao governo haitiano para a obtenção de um ambiente seguro e estável.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter