Tropas Brasileiras deslocam-se para a região sudoeste do Haiti

No dia 6 de outubro, o Posto de Comando Tático do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT – sigla em inglês), foi deslocado para a localidade de Miragôane, na região sudoeste do Haiti. Tal medida teve por finalidade acompanhar as tropas do Contingente Brasileiro que se encontram desdobradas na área para dar suporte às atividades de assistência humanitária, após a passagem do furacão Matthew pela costa haitiana, nos dias 3 e 4 de outubro.

O Contingente Brasileiro está sendo empregado nas localidades de Léogane, Les Cayes, Jéremie, Camp Perrin e Jacmel, dentre outras. Militares do BRABAT e da Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY – sigla em inglês) já haviam sido posicionados, de forma preventiva, no Sul do País, antes da chegada do furacão, com a finalidade de prover o apoio inicial na região.

Contingente Brasileiro presta apoio às vitimas do Furacão Matthew no Haiti

Dando prosseguimento às operações de apoio às vítimas do Furacão Matthew, que atingiu o Haiti no dia 3 de outubro, o Contingente Brasileiro (CONTBRAS) desdobrou, no período de 4 a 7 de outubro, as suas tropas nas regiões mais atingidas pela catástrofe, no sul do País.

Atualmente, mais de 450 militares estão atuando nas cidades de Les Cayes, Jeremie, Port Salut e Camp Perrin, localidades onde os efeitos do furacão foram mais devastadores. Além das atividades de reconhecimento e segurança, as tropas estão atuando no apoio às ações de ajuda humanitária, desobstrução de estradas e escoltas de comboios.

Algumas cidades do País permanecem isoladas. A comunidade internacional vem se mobilizando para prestar apoio por meio de doações diversas, especialmente de gêneros alimentícios e de água. Visando a contribuir com este apoio, integrantes do CONTBRAS vêm trabalhando de forma integrada com militares de outros países no recebimento de material no Aeroporto de Porto Príncipe, capital do Haiti.

Companhia de Engenharia de Força de Paz nos esforços de abertura de estradas

As equipes avançadas da Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti (BRAENGCOY) prosseguem nos esforços de abertura de vias nas principais regiões afetadas pelo furacão Matthew.

Nos últimos dois dias, vem sendo realizados trabalhos na Route Nacional #7, estrada que conduz até  Jeremy, Capital do Departamento de Grand-Ansé, uma das mais afetadas pela passagem do Furacão. Também iniciaram tarefas de desobstrução nas rotas que ligam Les Cayes, no Departamento Sul, às comunidades vizinhas.

Os esforços na liberação das rotas permitirá reestabelecer o contato terrestre com as cidades e comunidades localizadas mais ao oeste do País, região mais afetada pela força do Furacão Matthew.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter