UNIFIL – Discurso Chanceler Mauro Vieira

 

Discurso do Ministro Mauro Vieira por ocasião da imposição
da insígnia da Ordem do Rio Branco à Corveta Barroso
Beirute, 15 de setembro de 2015


Coube-me a grande honra de, em nome da Excelentíssima Senhora Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, conferir à Corveta Barroso a Insígnia da Ordem do Rio Branco.

Trata-se de justa homenagem à corporação e a todos os membros da Marinha do Brasil responsáveis pelo ato heroico do último dia 5 de setembro.

O resgate de 220 refugiados no mar Mediterrâneo pelos militares brasileiros embarcados nesta Corveta emocionou o nosso País e cobriu de profundo orgulho a todos os brasileiros.

O gesto humanitário de nossos militares, distinguidos nesta cerimônia, está em plena harmonia com as nossas políticas de acolhimento de refugiados atingidos pelo conflito no Oriente Médio. A Presidenta

Dilma Rousseff, por ocasião do Dia da Independência, reiterou o compromisso brasileiro em acolher de braços abertos aqueles que foram expulsos de suas pátrias e queiram viver e contribuir para a prosperidade e a paz do Brasil.

Até o momento, cerca de 7.700 indivíduos afetados pela crise síria foram beneficiados com vistos brasileiros concedidos em bases humanitárias. Destes, mais de 2.000 já foram formalmente reconhecidos como refugiados no Brasil. Louvamos todos os países que não têm medido esforços para abrigar os que buscam escapar da penúria, da violência e dos conflitos armados.

Durante o percurso da Corveta Barroso para juntar-se à Força Interina das Nações Unidas no Líbano, nossa Marinha soube, ao deparar-se com situação de emergência, traduzir num ato de salvamento e solidariedade o inequívoco compromisso do nosso País com a promoção e a proteção dos direitos humanos e do direito humanitário.

O engajamento brasileiro na UNIFIL demonstra nossa inabalável determinação de contribuir para a manutenção da paz e segurança internacionais. Saudamos a dedicação e a competência com que nossos militares cumprem suas atribuições na Força-Tarefa Marítima e no terreno.

É com enorme satisfação que parabenizo a Marinha do Brasil e, mais uma vez, enalteço a operação de resgate da qual participou a Corveta Barroso. Desejo aos tripulantes desta distinta embarcação muito êxito em sua missão.

Muito obrigado.

Ministro Mauro Vieira
Chanceler

Notas DefesaNet

O Ministro Mauro Vieira visitou  a Corveta Barroso e a Fragata União esta recentemente incorporada à Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL). O Ministro Mauro Vieira impôs, em nome da Presidente da República, a Insígnia da Ordem do Rio Branco à Corveta Barroso, que no último dia 5 de setembro resgatou 220 imigrantes à deriva no mar Mediterrâneo.

Desde 2011, o Brasil comanda a FTM-UNIFIL e fornece o navio-capitânia para a missão, dando importante contribuição à estabilidade da região. Em seus encontros, o Ministro passará em revista com as autoridades locais a agenda bilateral, com ênfase no incremento do comércio e investimentos, na situação da comunidade brasileira no país e na troca de impressões sobre o quadro político e de segurança local e regional.

Brasil e Líbano mantêm relações diplomáticas desde 1944. O Brasil abriga a maior comunidade de libaneses e descendentes no mundo, estimada entre 7 milhões e 10 milhões de pessoas.

Ver Matéria Relacionada

UNIFIL – MB realiza resgate de 220 migrantes no Mar Mediterrâneo link


 

Crianças resgatadas pela Corveta Barroso no dia 02 Setembro no Mediterrâneo Foto – MB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter