Aeronáutica prepara pelotão de infantaria para missão de paz no Haiti

Militares do Pelotão de Infantaria da Aeronáutica de Canoas já iniciaram os preparativos para integrar o 21º Contingente Brasileiro na missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah). O embarque do grupo para Porto Príncipe, capital haitiana, está previsto para o mês de novembro.

Os treinamentos estão a cargo do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas (Binfae-CO). O efetivo do Pelotão é composto por 40 militares, dentre oficiais e praças, das Unidades de Infantaria das Guarnições de Aeronáutica de Porto Alegre, Santa Maria (RS) e Florianópolis.

A escolha dos militares seguiu um processo de seleção que incluiu inspeção de saúde, teste de avaliação do condicionamento físico além de avaliação psicológica.

A preparação também ocorre no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BI MTz), do Exército Brasileiro, em São Leopoldo (RS). A primeira etapa, denominada de Módulo de Adaptação, terá duração de seis semanas.

O objetivo é nivelar os conhecimentos dos militares do Pelotão em táticas, técnicas e procedimentos a fim de permitir sua integração ao batalhão brasileiro de Força de Paz.

Esse será o oitavo contingente de Infantaria da Aeronáutica a participar da missão de paz. Atualmente 27 militares do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (Binfae-BE) e dois do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) compõem o efetivo da FAB no Haiti.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter