MINUSTAH – General Jaborandy é nomeado Comandante missão de paz

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira (13) a nomeação do general-de-divisão brasileiro José Luiz Jaborandy Júnior como comandante da Força de Paz da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Jaborandy substituirá o também brasileiro general-de-divisão Edson Leal Pujol, dia 15 de março. O secretário-geral agradece o general Leal Pujol pelos serviços prestados à MINUSTAH, onde sua dedicação, profissionalismo e liderança contribuíram muito para os esforços da ONU para a estabilização no Haiti.

Jaborandy ingressou no Exército em 1976. Formou-se oficial de Infantaria em 1979 e se distinguiu na carreira militar ocupando uma série de postos de comando. Como general de brigada, esteve à frente da 2ª Brigada de Infantaria de Selva de 2010 a 2011, sendo então nomeado chefe de Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia. Após ser promovido ao posto atual em 2013, Jaborandy assumiu o comando da 8ª Região Militar.

O general é formado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Brasil e pelo Instituto de Estudos Superiores Militares de Portugal. Jaborandy serviu como assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército e foi observador militar do Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central (ONUCA) em 1991 e da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador (ONUSAL) em 1992.

Nota DefesaNet – Desde o primeiro comandante General Augusto Heleno até a atual a indicação do General Jaborandy, todos os Comandantes da MINUSTAH foram oficiais brasileiros. Também o General Santos Cruz comanda a MONUSCO, no Congo, e  o Contra-Almirante  Bandeira Leandro a parte Marítima da UNIFIL, Líbano.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter