Stephen Kanitz – * 30/01/1946 + 24/11/2025

Morre Stephen Kanitz, economista, escritor, consultor e professor da USP

Morreu nesta segunda-feira, 24, o economista, consultor e professor. Kanitz faleceu em São Paulo, sua cidade natal e onde construiu grande parte de seu legado indelével no mundo acadêmico e empresarial no Brasil, se tornando uma das principais referências em gestão empresarial, análise de risco e contabilidade no país.

Formado em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), ele aprofundou seus estudos com mestrado em Administração de Empresas pela renomada Harvard Business School. Professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, contribuiu ativamente na educação de

Kanitz atuou na mídia e na filantropia Em 1974 publicou o artigo “Como Prever Falências” na Revista Exame, elaborando um algoritmo para analisar o risco de crédito que ficou conhecido como o “Termômetro de Kanitz”, um modelo para
prever a possibilidade de falência de empresas com base em demonstrações contábeis.

A inovação abriu a possibilidade de se estender crédito a pequenos empresários e pessoas mais pobres, antes somente disponível para a camada mais ricas da população.

benchmarking empresarial. Um ranking que classificava as empresas mais bem administradas no país, que representam 20% do PIB, considerado o mais completo banco de dados de empresas no Brasil. Algo que tornou-se prática padrão para avaliar desempenho corporativo.

Sua voz também foi muito presente na imprensa. Foi comentarista econômico da TV Cultura e colunista da revista Veja por muitos anos, especialmente na seção “Ponto de Vista”, onde comentava temas econômicos, sociais e filosóficos.
Ao longo da vida, Kanitz recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, como o ABAMEC Analista Financeiro do Ano, o
Prêmio ANEFAC e o Jabuti por seu livro “O Brasil que Dá Certo“, publicado em 1994.

Também se envolveu em conselhos importantes e funcionou como árbitro da BOVESPA na Câmara de Arbitragem do Novo Mercado, demonstrando seu comprometimento com a governança e a integridade nas instituições financeiras.
Consultor de empresas brasileiras e internacionais, Kanitz foi além de suas contribuições para o mundo empresarial, tendo um forte envolvimento em causas sociais.



Em 1992, ele fundou o site Voluntarios.com.br, pioneiro no Brasil para promover o voluntariado, e também lançou Filantropia.org, uma das primeiras plataformas de doações online no país.

Em 1994, ele estabeleceu o Prêmio Bem Eficiente, que reconhece anualmente as 50 organizações sem fins lucrativos mais bem administradas no Brasil — reforçando sua crença de que a gestão ética e competente deve se estender ao terceiro setor Em seu blog pessoal, por exemplo, Kanitz refletia sobre temas profundos como a filantropia estratégica — defendendo que
empresas destinassem recursos de forma mais direcionada, com foco em impacto, consistência e resultados — e a própria natureza da vida e da morte.

Em seu texto sobre a morte, por exemplo, afirmou não acreditar em uma vida após a morte tradicionalmente religiosa, descrevendo-se como “um ateu feliz” que valoriza a liberdade de pensar e a responsabilidade ética sem recorrer a crenças consoladoras.

Após a perda do Jornalista José Roberto Guzzo, em agosto desse ano a a Inteligência brasileira ficou mai rarefeita.

Grande perda para a Socieda Brasileira

Abaixo alguns texto do Prof Kanitz publicados em DefesaNet.

Vale a pena ler o seu último artigo: Kanitz – As Portas se Fecham para os Brasileiros

Para os artigos o Prtof Stephen Kanitz publicados em DefesaNet acesse Link

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter