
COBERTURA ESPECIAL - PCC - Gangues - Segurança
INÉDITO: PRIMEIRO COMANDO DE MASSACHUSETTS (PCM)
Surge o PCC made in US . Membros do PCM - Primeiro Comando de Massachusetts são presos pela polícia americana
André Luís Woloszyn
Analista de Assuntos Estratégicos, especialista em conflitos de baixa e média intensidade. alwi.war@gmail.com
O fenômeno de expansão das organizações crimonosas ligadas ao narcotráfico, tráfico de armas e crimes conexos em todas as unidades federativas com ramificações em alguns países da América Latina, é uma realidade incômoda para as autoridades brasileiras. E, estas, tradicionalmente, se limitam a observar as ações e buscar acordos com as lideranças por meio do atendimento de algumas imposições, geralmente, ligadas ao sistema prisional.
Quando tais ações se tornam insustentáveis à imagem institucional do poder político local, solicitam ao Presidente da República, as Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que envolvem as Forças Armadas, repassando a esta, parcela da responsabilidade sobre o problema.
Enquanto isso, as organizações por vezes subestimadas em sua capacidade de planejamento e coordenação, utilizam estratégias de fortalecimento e ampliam sua rede de influência além de novas táticas de enfrentamento como observamos recentemente no estado do Ceará, onde evitaram o confronto direto com as forças policiais optando pelo combate subterrâneo, termo antigamento usado na Guerra Revolucionária e no terrorismo de natureza separatista, nas décadas de 60 à 70.
O Primeiro Comando da Capital (PCC) por exemplo, é a segunda maior organização criminosa do Continente Americano, perdendo apenas para a Mara Salvatrucha ou MS-13, com origem em El Salvador e atuação na América Central e EUA. Ambas são responsáveis por 65% dos homicídios em seus países e possuem o mesmo tipo de negócio ilegal.
Recentemente, autoridades norte-americanas divulgaram a existência de uma ramificação brasileira, formada por imigrantes ilegais e denominada Primeiro Comando de Massachusets (PCM), reponsável por assaltos, roubos, tráfico de drogas e de armas, especialmente, na cidade de Boston.
A organização, foi monitorada pelo FBI por um ano e desmantelada com nove brasileiros presos, tidos como lideranças, e já condenados pela justiça daquele país a penas de 40 anos de prisão, sem direito a condicional.
Todavia, apesar das prisões, luzes de alerta foram acessas. As maiores organizações que atuam nos EUA tiveram origem na imigração ilegal e atualmente dominam as prisões norte-americanas com elevado grau de violência.
Mesmo que esta facção não seja, necessariamente, uma ramificação planejada pelas lideranças do PCC na estratégia de ampliar seu território, apenas ideia de um grupo criminoso simpatizante, não está descartada a hipótese de que o PCC tenha como objetivo atuar em território dos EUA, contexto que acarretará em aumento nos crimes violentos e superlotação em estabelecimentos penais.
MASSACHUSETTS LIVE
By Scott J. Croteau | scroteau@masslive.com
Fourteen members and associates of the Primeiro Comando da Massachusetts gang were charged in federal court with committing violent crimes in Massachusetts including the kidnapping of a young woman, the U.S. Attorney’s Office announced.
In addition to the 14 charged criminally, four individuals were arrested administratively by ICE Thursday. |