Japão reserva gastos militares recordes em projeto de Orçamento para ano fiscal de 2022/23

O Japão reservará um gasto militar anual recorde de 5,37 trilhões de ienes (47,05 bilhões de dólares) para o ano fiscal iniciado em abril, de acordo com uma cópia do projeto inicial de Orçamento do governo, vista pela Reuters nesta quinta-feira.

O plano orçamentário para o ano fiscal de 2022 deve ser aprovado pelo gabinete na sexta-feira.

Japão planeja gasto de defesa recorde de olho em ameaças da China¹

O Japão planeja um gasto de defesa recorde em um orçamento adicional que se espera ser anunciado junto com um pacote de estímulo econômico, e o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe pediu um “novo nível” de cooperação de defesa com a aliada Austrália.

Os desdobramentos surgem no momento em que o Japão e aliados ocidentais, como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, reagem à militarização chinesa crescente na Ásia-Pacífico.

O Japão planeja alocar mais de 47,05 bilhões de dólares (5,37 trilhões de ienes) para a defesa em um orçamento suplementar que formará parte do pacote de estímulo econômico a ser anunciado pelo governo do premiê Fumio Kishida, de acordo com duas fontes do governo e da coalizão governista que não quiseram ser identificadas porque o plano não é público.

O montante é cerca de 50% superior à alta anterior, registrada no ano fiscal de 2018, em termos de gasto de defesa anual alocado em orçamentos adicionais, disse o diário de negócios Nikkei. Parte do gasto de defesa do orçamento suplementar será direcionado para aviões de patrulha, aeronaves de transporte e minas, disseram as fontes.

Há tempos o Japão se compromete a manter seus orçamentos militares em 1% do Produto Interno Bruto (PIB), um número que ameniza temores domésticos e internacionais de uma volta do militarismo que levou o país à Segunda Guerra Mundial.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter