EUA e Japão reafirmam colaboração no Indo-Pacífico e além

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reafirmou nesta terça-feira a importância da cooperação entre seu país e o Japão em uma gama de prioridades comuns no Indo-Pacífico e em todo o mundo em suas primeiras conversas telefônicas com o ministro das Finanças japonês, Shunichi Suzuki.

As conversas breves ocorreram no momento em que os EUA buscam fortalecer os laços com o Japão e outras potências regionais para manter a paz e a estabilidade na região do Indo-Pacífico de forma a conter a China tendo em vista riscos geopolíticos como a situação de Taiwan.

"(Yellen) saudou a colaboração contínua entre os Estados Unidos e o Japão em uma variedade de prioridades comuns no Indo-Pacífico e globalmente", disse o Tesouro norte-americano em um comunicado emitido uma hora depois dos telefonemas.

"A secretária espera continuar a fortalecer o relacionamento bilateral e trabalhar estreitamente com o Japão para fomentar interesses comuns, como apoiar uma recuperação de base ampla e durável da pandemia."

Suzuki disse aos repórteres nesta terça-feira que os dois lados debateram a importância da coordenação bilateral para lidar com temas mundiais, como a implantação de um acordo tributário global e o combate ao ressurgimento da pandemia em vista do surgimento da variante ômicron.

As duas autoridades não trocaram opiniões sobre moedas, disse Suzuki, mas acrescentou que Yellen mencionou a inflação ao debater a economia dos EUA.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter