COBERTURA ESPECIAL - Pacífico - Geopolítica

08 de Outubro, 2021 - 07:07 ( Brasília )

Tropas dos EUA treinaram tropas taiwanesas em segredo por um ano


Fuzileiros navais e as forças de operações especiais dos EUA vêm treinando secretamente tropas taiwanesas há pelo menos um ano, sob o risco de provocar a ira da China, informou o Wall Street Journal na quinta-feira (7).

Cerca de duas dúzias de soldados americanos treinaram forças terrestres e marítimas taiwanesas "por pelo menos um ano", em meio a ameaças verbais crescentes da China contra a ilha aliada dos EUA, disse o jornal.

O relatório citou funcionários não identificados no documento. O Ministério da Defesa de Taiwan não quis comentar, e o Pentágono não confirmou nem negou.

O porta-voz do Pentágono, John Supple, disse que o apoio dos EUA às forças armadas de Taiwan é medido por suas necessidades de defesa.

"Nosso apoio a Taiwan e nossas relações de defesa (com a ilha) estão de acordo com a atual ameaça representada pela República Popular da China", disse Supple em um comunicado.

"Insistimos que Pequim cumpra seu compromisso com a resolução pacífica das diferenças através do Estreito."

A reportagem parece confirmar relatos da imprensa taiwanesa de que, em novembro, indicou - citando o Comando Naval taiwanês - que tropas americanas haviam chegado lá para treinar as forças da ilha em operações anfíbias e com pequenas embarcações.

Esses relatórios foram negados por oficiais dos EUA e de Taiwan, que enfatizaram que ambas as partes mantêm intercâmbios e cooperação militares bilaterais.

Os Estados Unidos fornecem armas a Taiwan, incluindo mísseis de defesa e caças, em meio à ameaça de Pequim de retomar à força o controle da ilha e reintegrá-la à China.

Os Estados Unidos também têm um compromisso ambíguo de defender Taiwan, que Pequim considera uma província rebelde.

As forças chinesas intensificaram suas atividades em direção a Taiwan no ano passado. Na segunda-feira, Taiwan anunciou que 56 aviões da força aérea chinesa haviam penetrado em sua zona de defesa aérea, em um novo capítulo da tensão entre os países.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guarani

Guarani

Última atualização 27 OUT, 09:00

MAIS LIDAS

Pacífico