Pequim diz ter “repelido” navio de guerra dos EUA perto do Mar do Sul da China

Os militares da China disseram ter "repelido" um navio de guerra dos Estados Unidos que entrou ilegalmente em águas chinesas próximas das Ilhas Paracelso nesta segunda-feira, o aniversário do veredicto de um tribunal internacional que sustentou que Pequim não tem direito de reivindicar o Mar do Sul da China.

O USS Benfold entrou nas águas sem aprovação da China, violando gravemente sua soberania e minando a estabilidade do Mar do Sul da China, disse o comando do teatro sul do Exército Popular de Libertação. "Pedimos aos Estados Unidos que parem imediatamente com tais provocações", disse o do Exército Popular de Libertação em um comunicado.

Em 12 de julho de 2016, o Tribunal de Arbitragem Permanente de Haia determinou que a China não tem nenhum direito histórico sobre o Mar do Sul da China, um parecer que Pequim disse que ignorará.

O Benfold garantiu direitos e liberdades de navegação nas imediações das Ilhas Paracelso condizentes com a lei internacional, disse a Marinha dos EUA em um comunicado nesta segunda-feira.

As ilhas são reivindicadas por China, Taiwan e Vietnã, o que exige ou permissão ou notificação adiantada para uma embarcação militar passar. "Segundo a lei internacional, tal como refletida na Convenção sobre o Direito do Mar, os navios de todos os Estados, inclusive seus navios de guerra, desfrutam do direito de passagem inocente através do mar territorial", acrescentou a Marinha norte-americana.

"A República Popular da China continua a coagir e intimidar Estados litorâneos do sudeste asiático, ameaçando a liberdade de navegação nesta passagem global crítica", disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter