Coreia do Norte aconselha EUA a frearem jogos de guerra para “dormirem em paz”

Kim Yo Jong, irmã do ditador da Coreia do Norte, criticou os exercícios militares em andamento na Coreia do Sul e alertou o novo governo dos Estados Unidos que o cheiro de cordite que se espalha pela fronteira não ajudará a trazer a paz, relatou a mídia estatal nesta terça-feira.

O comunicado de Kim foi a primeira mensagem pública norte-coreana a Washington desde que o presidente dos EUA, Joe Biden, tomou posse em janeiro. Ele foi transmitido um dia antes de o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o secretário da Defesa, Lloyd Austin, chegarem a Seul para suas primeiras conversas com suas contrapartes sul-coreanas.

"Aproveitamos esta oportunidade para alertar o novo governo dos EUA que está tentando muito espalhar cheiro de pólvora em nossa terra", disse Kim em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal KCNA. "Se quiserem dormir em paz pelos próximos quatro anos, seria melhor que se abstivessem de provocar fedor com seu primeiro passo."

Apesar de toda a fantasia de Kim, as manobras militares conjuntas iniciadas na semana passada se limitaram a simulações de computador por causa do risco de coronavírus, além dos esforços de engajamento com a Coreia do Norte em curso.

Mas sua mensagem foi clara. "Exercícios de guerra e hostilidade nunca combinam com diálogo e cooperação", disse Kim Yo Jong.

Quando indagado sobre o comunicado de Kim Yo Jong, Blinken disse que está ciente dos comentários, mas que está mais interessado em ouvir o que os aliados e parceiros dos EUA pensam da Coreia do Norte.
 

"Se quer paz, não cause problema"

A irmã do ditador da Coreia do Norte, Kim Yo Jong, criticou os atuais testes militares na Coreia do Sul e alertou o novo governo dos Estados Unidos a não "causar problema" se quiser a paz, reportou a imprensa estatal na terça-feira (horário local).

A declaração acontece um dia antes da chegada do principal diplomata e chefe de Defesa norte-americanos em Seul para uma primeira rodada de conversa com seus equivalentes sul-coreanos.

"Aproveitamos essa oportunidade para alertar o novo governo dos EUA que tenta deixar o cheiro de pólvora em nossa terra", disse Kim em nota publicada pela agência de notícias estatal KCNA. "Se quiser dormir em paz pelos próximos quatro anos, era melhor não ter causado um problema em seu primeiro passo".

A Coreia do Norte até agora rejeitou os pedidos dos Estados Unidos para engajar em diálogo, afirmou a Casa Branca na segunda-feira, confirmando o esfriamento nas relações que começou no governo de Trump e se estende para o mandato de Biden.

O ditador Kim Jong Un participou de três reuniões históricas com Trump e trocou uma série de cartas, mas o governo do país asiático encerrou as negociações e afirmou que não participaria mais enquanto os Estados Unidos não abandonassem sua política de hostilidade.

Tropas norte-americanas e sul-coreanas iniciaram um exercício militar conjunto, que foi limitado a simulações de computador por conta do risco com o coronavírus, além das iniciativas contínuas de engajar em negociações com o Norte.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter