COBERTURA ESPECIAL - Pacífico - Geopolítica

03 de Novembro, 2020 - 11:20 ( Brasília )

Coreia do Norte constrói submarino capaz de disparar mísseis balísticos, diz parlamentar


A Coreia do Norte está construindo dois submarinos novos, incluindo um capaz de disparar mísseis balísticos, disse um parlamentar da Coreia do Sul nesta terça-feira após uma reunião de atualização do Serviço Nacional de Inteligência sul-coreano a portas fechadas.

A Coreia do Norte tem uma grande frota de submarinos, mas só se tem conhecimento de um submarino experimental capaz de portar mísseis balísticos.

“Um dos submarinos que a Coreia do Norte está construindo é capaz de disparar um míssil balístico lançado de submarino (SLBM)”, disse Ha Tae-keung, membro de um partido de oposição que integra o Comitê de Inteligência do Parlamento, à Reuters. “Um é um modelo modificado da Classe Romeo e o outro é um novo de tamanho médio.”

Pyongyang está sujeita a sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas desde 2006 por causa de seus programas nuclear e balístico.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontraram-se três vezes desde 2018, mas foram em vão os apelos norte-americanos para que Pyongyang abdique de suas armas nucleares e as exigências da Coreia do Norte pelo fim das sanções.

Em julho de 2019, a mídia estatal mostrou Kim inspecionando um novo submarino recém-construído. Embora o país não tenha descrito o sistema de armas da embarcação, analistas disseram que seu tamanho aparente indica que ela foi projetada para portar mísseis.



Outras coberturas especiais


Mão Amiga

Mão Amiga

Última atualização 27 OUT, 07:07

MAIS LIDAS

Pacífico