P3BR – Primeira Foto do Interior


Agência Força Aérea


Pela primeira vez desde que foi adquirida a aeronave de patrulha marítima P-3AM pôde ser vista por dentro. A Força Aérea Brasileira divulgou uma foto do interior da aeronave que realiza uma série de voos de treinamento em diversas capitais do País.

O P-3AM já passou por Florianópolis (SC), Belém (PA) e vai operar ainda nas cidades de Canoas (RS) e Galeão (RJ), além de uma extensa programação de vôos em sua sede, em Salvador (BA). “Este treinamento é importante para verificarmos como a aeronave se comporta nos diferentes pontos do País, com as mudanças climáticas e geográficas”, revela o major José Henrique Kaipper, piloto do P-3 AM e chefe de operações do 1º/7º Esquadrão Orungan.

Capaz de realizar voos com até 16 horas de duração, o suficiente para patrulhar grandes áreas do litoral brasileiro ou até mesmo para ir à África e voltar sem escalas, o avião tem como principal destaque a tecnologia embarcada de última geração que o capacita a vasculhar centenas de quilômetros de oceano, de dia ou de noite, e encontrar até submarinos sob a água. . “Os modernos sensores da aeronave e sua grande autonomia proporcionam uma grande vantagem para a Força Aérea Brasileira”, explica o major Kaipper.

Além das missões de defesa, o P-3AM terá importante papel na proteção das riquezas naturais do Brasil, como as reservas de petróleo do pré-sal e pode ainda ser utilizado, por exemplo, para busca de náufragos, para fiscalizar as atividades econômicas como a pesca ilegal e agressões ao meio ambiente marinho.

O primeiro P-3 foi recebido no ano passado, outros dois já chegaram até agora. Ao todo o Brasil terá nove unidades, todas baseadas em Salvador (BA), de onde vão partir para missões em todo o país.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter