FAB – Esquadrão Orungan realiza estágio de sobrevivência no mar

O Esquadrão Orungan (1º/7º GAv) realizou, entre os dias 04 e 11 de abril, o Estágio de Sobrevivência no Mar com o apoio da Base Naval de Aratu localizada na praia de Inema, Salvador (BA).

No total 26 operadores da aeronave de patrulha P-3 Orion, entre oficiais e graduados do efetivo do Esquadrão e da Base Aérea de Salvador (BASV), das mais diversas especialidades, participaram da atividade.

O objetivo do estágio era ambientar os tripulantes da aeronave P-3 ao regime de sobrevivência no mar em caso de pouso forçado.

A atividade foi dividida em duas etapas, sendo a primeira uma instrução teórica realizada na sede do Esquadrão Orungan, onde os tripulantes tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos dos kits de sobrevivência no mar embarcados na aeronave P-3.

Além de receber informações sobre sua forma de operação, os participantes aprenderam ainda sobre técnicas de sobrevivência a serem aplicadas num bote a deriva e na situação de náufrago.

A segunda etapa consistia de uma atividade prática realizada na Base Naval de Aratu. Os alunos, que foram divididos em três grupos, puderam experimentar na prática a sensação de estar à deriva num bote por 18 horas.

O Tenente Engenheiro Saulo Brazão dos Santos Pessoa, Operador ESM da aeronave P-3 explicou a importância desse treinamento. “O interessante desta atividade é possibilitar a cada um experimentar as dificuldades presentes numa situação de deriva em alto mar, testando seus próprios limites físicos e psicológicos assim como proporcionar o congraçamento das equipagens”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter