COBERTURA ESPECIAL - OTAN - Geopolítica

26 de Outubro, 2021 - 09:09 ( Brasília )

OTAN não está pronta para diálogo em termos iguais com Moscou, diz ministro russo


O ministro da Defesa da Rússia acusou a OTAN neste sábado de reunir forças gradualmente perto das fronteiras da Rússia e não estar disposta a discutir a segurança europeia com Moscou em termos iguais, informou a agência de notícias Interfax.

Os comentários de Shoigu foram o mais recente sinal de tensão crescente entre a Rússia e a OTAN depois que os ministros da Defesa da aliança ocidental concordaram com um novo plano na quinta-feira para se defender de qualquer ataque russo em potencial em várias frentes.



A ministra da Defesa da Alemanha descreveu o plano como "uma forma de dissuasão", mas o Kremlin disse na sexta-feira que o plano mostrava que Moscou estava certa em cortar relações com a OTAN.

A Rússia fechou sua missão diplomática para a OTAN e a missão da aliança em Moscou nesta semana depois que a aliança expulsou oito russos acusados ??de espionagem.

"A OTAN está gradualmente reunindo forças perto de nossas fronteiras em meio a pedidos de dissuasão militar da Rússia", disse Shoigu, segundo a Interfax, em comunicado, sem dar detalhes.

"A ministra da Defesa alemã (Annegret Kramp-Karrenbauer) deve saber muito bem como uma coisa semelhante acabou para a Alemanha e a Europa", acrescentou ele, em uma aparente referência à Segunda Guerra Mundial.

A ministra da Defesa alemã  Annegret Kramp-Karrenbauer

Ele disse que a segurança na Europa deve ser mútua e não deve infringir os interesses da Rússia.

"Mas é a OTAN que não está preparada para um diálogo igual sobre esta questão", disse. "Além disso, a implementação do plano de 'dissuasão' da OTAN no Afeganistão acabou em um desastre, com o qual o mundo inteiro está lidando agora."


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Prosub

Prosub

Última atualização 01 DEZ, 08:08

MAIS LIDAS

OTAN