COBERTURA ESPECIAL - OTAN - Geopolítica

14 de Junho, 2021 - 09:30 ( Brasília )

OTAN enfrenta 'novos desafios' com Rússia e China, diz Biden


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez nesta segunda-feira (14) um apelo aos países integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para que enfrentem juntos os "novos desafios" representados por Rússia e China. "Eu penso que há um reconhecimento crescente nos últimos anos de que temos novos desafios.

Nós temos a Rússia, que não está agindo de maneira consistente com o que esperávamos, assim como a China", disse Biden durante o encontro com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao chegar à sede da instituição para uma reunião de cúpula. Neste encontro protocolar com Stoltenberg, Biden insistiu na necessidade de uma "maior coordenação" entre os aliados, em uma referência direta ao mal-estar gerado na organização com a decisão dos Estados Unidos de negociarem sua saída do Afeganistão sem consultar os demais países-membros da aliança militar.

"Quero ser muito claro: a OTAN é de uma importância capital para nossos interesses e em si mesma", ressaltou o presidente americano, que voltou a se referir a uma "obrigação sagrada" de seu país com a Aliança Atlântica.

Ao contrário de todos os outros líderes, que entraram caminhando na sede da OTAN para dar rápidas declarações, o enorme comboio com o presidente dos EUA se dirigiu para o outro extremo do complexo, e Biden entrou por um acesso lateral.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Aço - Leopard 1A5Br

Aço - Leopard 1A5Br

Última atualização 29 JUL, 09:30

MAIS LIDAS

OTAN