RAF – Reativa o Famoso Dambusters 617 Squadron com F-35B

Em 17 de abril de 2018, a Royal Air Force (RAF) reativou o famoso 617 Squadron Dambusters que será o primeiro esquadrão da Grã-Bretanha a operar o F-35B Lightning (a RAF não está usando o complemento II em linha e em memória aos outros dois Lightning anteriores).

Em junho de 2018, os Dambusters  planejam ter nove caça operacionais F-35B, para voarem de  sua homebase atual MCAS Beaufort (SC), nos Estados Unidos, para sua nova base RAF Marham (Reino Unido). O 617 Squadron atualmente voa e treina com os VMFAT-501 Warloks, US Marine Corps.

Após a chegada ao Reino Unido, o 617 Squadron participará de um sobrevoo sobre Londres e, claro, ser uma das estrelas do show no Royal International Air Tattoo (RIAT), na RAF Fairford.

Depois, o esquadrão trabalhará para ter a Initial Operational Capability (IOC), no final de 2018. Eles O primeiro tour operacional no porta-aviões HMS Queen Elizabeth II, é previsto para o final de 2019, ou possivelmente no início de 2020.

O F-35B tem capacidade "short takeoff/vertical landing (STOVL)", similar às do Harrier.

 

Após a chegada ao Reino Unido, o Squadron 617, com seus F-35B  STOVL Lightning participará de um sobrevoo de Londres e, claro, ser uma das estrelas do show  Royal International Air Tattoo (RIAT), na RAF Fairford.

Depois, o esquadrão trabalhará para a obter a Initial Operational Capability (IOC), no final de 2018. Eles planejam sua primeira operação no poderoso porta-aviões HMS Queen Elizabeth II, no final de 2019, ou possivelmente no início de 2020.

História

Há dois fatos históricos relevantes. Neste ano a Royal Air Force completa 100 anos. E são 75 anos dos famosos ataques realizados pelos bombardeiros Lancasters contra as represas em afluentes do Ruhr. Nas noites de 16-17 Maio 1943 o Squadrão 617 atacou as represas de Mohne, Ederse, que foram rompidas e a represa de Serpe teve só danos menores.

A inundação do Vale do Ruhr levou à inutilização de várias hidrelétrica e afetou severamente a produção do esforço militar alemão das indústrias do Vale do Ruhr.

O Avro Lancaster após o lançamento da "Bouncing Bomb"

 

Esquema de como funcionava a "Bouncing Bomb".

 

Escudo original do 617 Squadron.

Observar o motto em francês"Aprés moi le Deluge"

Atual bolacha do novo 617 Squadron

 

Propaganda de cerveja usando o futebol e os Dambusters 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter