COBERTURA ESPECIAL - ONU - Terrestre

21 de Dezembro, 2021 - 10:20 ( Brasília )

CCOPAB apoia a avaliação de policiais militares para missões da ONU


No período de 12 a 17 de dezembro de 2021, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) apoiou a "Selection Assistance and Assessment Team (SAAT)", equipe da ONU encarregada da aplicação de testes a policiais militares voluntários para as missões de paz.

Os testes compreenderam avaliações de proficiência linguística nos idiomas inglês e francês, entrevista, conhecimentos de informática, habilidades na condução de veículos e tiro de armas curtas.

Foram avaliados 106 policiais militares dos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além de policiais militares destacados na Secretaria Nacional de Segurança Publica (SENASP).

Ao final, 34 policiais obtiveram a aprovação em todas as fases da seleção, sendo três mulheres. Os aprovados ficam em condições de ser convocados para as missões de paz em funcionamento nos mais diversos países a fim de compor o componente policial.

A equipe da ONU foi composta pela senhora Nrad Rose Adamu, da Nigéria, e pelo senhor Issam Fetoui, da Tunísia. A atividade foi coordenada pela Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM) do Comando de Operações Terrestres (COTER) e pelo Comando Militar do Planalto (CMP) e ainda contou com o apoio do Colégio Militar de Brasília, do Batalhão de Guarda Presidencial, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto.


VEJA MAIS