CCOPAB participa de seminário virtual conduzido pelo MRE e FUNAG

No dia 5 de outubro, instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil  (CCOPAB) participaram, por vídeo conferência, de seminário virtual conduzido pelo Ministério das Relações Exteriores e Fundação Alexandre de Gusmão.

O seminário, cujo tema foi “O Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas 2022-2023”, teve como objetivo “aprofundar o debate sobre a participação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU e as prioridades para o mandato que se iniciará em 1º de janeiro de 2022”.

Com a participação de autoridades nacionais e internacionais, painelistas e conferencistas abordaram, também, os seguintes temas: “Tendências e dinâmicas atuais no Conselho de  Segurança”; “Experiências dos países do GRULAC (Grupo de Países da América Latina e Caribe)”; e “Contribuições do Brasil às missões de paz da ONU”.

Finalizando a atividade, o MRE lançou a página eletrônica (website) versando sobre o tema do seminário (https://www.gov.br/mre/pt-br/Brasil-CSNU).

Será a décima primeira vez que o Brasil ocupará o assento do Conselho de Segurança das Nações Unidas como membro não permanente, buscando no próximo biênio pautar as discussões e os debates nos seguintes assuntos (dentre outros): prevenção e pacificação de conflitos; mediação e diplomacia preventiva; respostas humanitárias e proteção de direitos humanos; avanço na agenda mulheres, paz e segurança; e coordenação da Comissão de Consolidação da Paz (CCP).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter