ONU certifica segundo curso internacional do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), estabelecido no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), recebeu, da Organização das Nações Unidas, a certificação do Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas (United Nations Military Riverine Unit Course), em 17 de setembro.

O documento foi assinado pelo subsecretário-geral das Nações Unidas para Operações de Paz, Sr. Jean-Pierre Lacroix. Esse certificado de treinamento junta-se ao anterior (United Nations Maritime Task Force Course) e consolida a vocação do COpPazNav como centro de referência no treinamento para as missões de paz das Nações Unidas, especialmente, em ambiente marítimo e ribeirinho.

A organização militar é a única a obter a certificação nas duas áreas propostas. O Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas contribui para disseminação de conhecimentos acerca dos conceitos e das tarefas que são desenvolvidas por um Oficial de Estado-Maior em uma Unidade Ribeirinha, no transcorrer de uma Missão de Paz.

Como atividade final, é realizado exercício baseado em cenários fictícios, no qual os alunos são divididos em grupos, no intuito de simular a composição de um Estado-Maior, no transcurso de uma Operação de Paz.

Em 2021, o curso contou com a presença de um oficial instrutor da Armada Uruguaia, o Capitán de Navio Leonardo Luz, cedido pela Associação Latino Americana de Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ).

Para ser certificado pela ONU, o curso foi submetido à avaliação do Serviço de Treinamento Integrado do Quartel-General das Nações Unidas. Isso ocorreu por meio da transmissão das aulas, em tempo real, pelo Centro de Ensino a Distância do Corpo de Fuzileiros Navais.

Com informações do COpPazNav
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter