Brasileira e indiana recebem prêmio da ONU sobre igualdade de gênero

As Nações Unidas anunciaram, nesta segunda-feira, que a comandante brasileira Carla Monteiro de Castro Araújo é a vencedora do Prêmio Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU. Ela serve na Missão de Paz na República Centro-Africana.
 
O Prêmio, criado em 2016, reconhece a dedicação e esforço de boinas-azuis na promoção dos princípios da Resolução 1325 do Conselho de Segurança sobre Mulheres, Paz e Segurança.


Comandante brasileira Carla Monteiro de Castro Araújo é a vencedora do Prêmio Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU.

Internet
 
A outra agraciada com a distinção foi a militar Suman Gawani, da Índia, que foi boina-azul na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS).
 
Ambas foram nomeadas pelos comandantes militares das Missões de Paz. Esta será a primeira vez que o prêmio será concedido a duas militares.
 
Elas receberão o prêmio numa cerimônia na internet presidida pelo secretário-geral António Guterres, em 29 de maio, no Dia Internacional dos Boinas-Azuis.
Frutos

A militar brasileira disse que o prêmio é um reconhecimento do trabalho de equipe da MINUSCA. Ela afirmou que é gratificante ver o trabalho render frutos.
 

Major Suman Gawani, da Índia.


Já a major Gawani acredita que a promoção da igualdade de gênero é um dever de qualquer boina-azul independentemente da posição ou patente.

A militar brasileira Carla Monteiro de Castro Araújo serve como conselheira de gênero e proteção da Minusca desde abril de 2019.

Ela ajudou a fazer um treinamento sobre todos os aspectos de proteção e de gênero. A iniciativa aumentou o número de pontos focais na Minusca na promoção de gênero. A ação levou a mais patrulhamentos nas comunidades passando de 574 para 3 mil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter