COBERTURA ESPECIAL - Nuclear - Naval

08 de Dezembro, 2021 - 10:20 ( Brasília )

Almirante Olsen e outras Autoridades do setor nuclear assistem às manifestações do Ministro Bento Albuquerque


A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) foi convidada, em 29 de novembro, a tomar parte da abertura da Conferência Internacional Nuclear do Atlântico (INAC 2021).

De iniciativa da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), seu Presidente, Dr. Carlos Henrique da Costa Mariz, proferiu as palavras iniciais para o encontro, que ocorreu de forma virtual. O evento foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), cujo presidente, Dr. Carlos Henrique da Costa Mariz, proferiu as palavras iniciais do encontro, realizado de forma virtual.

A INAC foi mediada pelo Dr. Claudio Almeida e coordenada pela Dra. Olga Simbalista. O Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, o Diretor-Geral da AIEA, Dr. Rafael Grossi, e o Presidente da CNEN, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Pertusi, participaram por mensagens de vídeo.

Durante a abertura, destacaram-se manifestações importantes, como a discussão sobre o Plano Nacional de Energia 2050, que contempla a construção de uma 4ª usina nuclear de potência até 2031; a retomada de construção de Angra III; a armazenagem dos rejeitos radioativos de Angra I e II; a inauguração da 9ª Cascata de ultracentrífugas em 26 de novembro, na INB; e os avanços no projeto de dessalinizador nuclear (DESSAL), no âmbito da Marinha do Brasil. A INAC é um importante fórum de discussões do setor nuclear.

O evento reúne profissionais, empresas, Órgãos do Estado, Academia e Instituições Militares que atuam na área, desenvolvendo relevantes projetos e conceitos no campo da Física de Reatores, termohidráulica, aplicações nucleares e Indústria Nuclear.

A Marinha do Brasil participa ativamente de suas edições, com representantes do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade.

A Conferência contou também com o Presidente da Eletronuclear, Capitão de Mar e Guerra (RM1-EN) Leonam dos Santos Guimarães; o Diretor-Presidente da Indústrias Nucleares do Brasil, Capitão de Mar e Guerra (RM1-EN) Carlos Freire Moreira; o Presidente da Associação Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle, Dr. Marco Marzo; o Diretor-Geral da Nuclear Energy Agency da Agência Internacional de Energia Atômica, Dr. William Magwood; e o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Dr. Madison Almeida.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 28 JAN, 16:50

MAIS LIDAS

Nuclear