COBERTURA ESPECIAL - Nuclear - Naval

08 de Dezembro, 2021 - 10:10 ( Brasília )

Marinha participa da inauguração da 9ª cascata de Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio


O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, participou, no dia 26 de novembro, da cerimônia de inauguração da 9ª cascata de ultracentrífugas, presidida pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior. A cerimônia foi realizada na Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ).

A Marinha do Brasil (MB) é responsável pela fabricação, instalação e comissionamento das cascatas de ultracentrífugas. A busca pelo domínio dessa tecnologia iniciou-se no final da década de 70, com uma parceria entre a MB e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), possibilitando o início do desenvolvimento da tecnologia de ultracentrifugação.

Em 2000, foi assinado um contrato de fornecimento de sistemas de separação isotópica entre a MB e a INB, contemplando a fabricação e a instalação de dez cascatas para enriquecimento de urânio. A

nova cascata possibilitará um aumento na produção de urânio enriquecido para as Usinas Nucleares de Angra I e II.

Ministro Bento Albuquerque e Almirante Olsen descerram a faixa de inauguração no Hall das cascatas de ultracentrífugas

O comissionamento em destaque consolida a tecnologia desenvolvida na Marinha do Brasil e contribuirá para uma maior independência do País no que diz respeito à aquisição desse insumo estratégico.

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 28 JAN, 16:50

MAIS LIDAS

Nuclear