COBERTURA ESPECIAL - Nuclear - Inteligência

21 de Abril, 2021 - 21:15 ( Brasília )

URGENTE - Sirenes alertam sobre possível ataque de foguete perto do reator nuclear Dimona de Israel

A área da Central Nuclear de Dimona é considerado um dos pontos "intocáveis" para ataques, tanto terroristas como do exterior.


Redação DefesaNet
e Agências

 
Sirenes soaram no distrito de Abu Qrenat, no sul de Israel, perto do reator nuclear de Dimona, na madrurgada de quinta-feira (22ABR2021), disseram os militares israelenses sem fornecer imediatamente mais detalhes.

Um repórter da Reuters a cerca de 90 km (56 milhas) do local ouviu o som de uma explosão minutos antes da mensagem de texto dos militares.

Esses alertas de sirene são geralmente ativados por ataques de foguetes.

A Rádio do Exército de Israel disse que, se tal ataque ocorreu na madrugada de quinta-feira (22ABR2021), sua origem não foi imediatamente esclarecida.

Abu Qrenat está mais profundamente dentro do território israelense do que o alcance normal dos foguetes de militantes palestinos na Faixa de Gaza.

A mídia israelense tem dito há semanas que as defesas aéreas na área de Dimona e no porto de Eilat no Mar Vermelho estavam sendo reforçadas em antecipação a um possível ataque de míssil de longo alcance ou drone pelas forças apoiadas pelo Irã - talvez de lugares tão distantes quanto Iémen.

As tensões são altas entre Israel e o Irã por causa do programa nuclear de Teerã e uma recente onda de ataques de sabotagem, alguns dos quais os arquiinimigos atribuíram a culpa uns aos outros.

Em fevereiro de 2021, o jornal ingçês The Guardian publicou que a central Nuclear de Dimona estava em trabalhos de expansão.

Pesquisador do International Panel on Fissile Material, que identificou  pela primeira vez a construção através de análise de imagens de satélites, informou que a expansão de ve ter iniciado, 2018 ou 2019 .

A central nuclear de Dimona é chamada oficialmente de Shimon Peres Negev Nuclear Research Center.

Até esta data o Estado de Israel nunca reconheceu que possui armas nucleares. Porém análises de Tinhk Tanks acreditam que possua um total de até   100 – 200 armas nucleares baseada em Plutonio 90. (Veja o paper do Center for Arms Control and Non-Proliferation)


NOTA Clique no link do Center for Arms Control and Non-Proliferation para acessar paper de análise sobre a Capacidade Nuclear de Israel, Em inglês e acesse no formato PDF Link


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Intel

Intel

Última atualização 19 OUT, 18:00

MAIS LIDAS

Nuclear