COBERTURA ESPECIAL - Nuclear - Naval

20 de Novembro, 2020 - 11:40 ( Brasília )

Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade participa da Nuclear Trade and Technology Exchange


No dia 12 de novembro, na edição especial do evento “Nuclear Trade and Technology Exchange”, o Professor Doutor Carlos Aragão, Físico, Consultor Técnico da Amazul e Assessor de Relações Institucionais da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (AgNSNQ), atuou como mediador do debate: “Assuring Safety, Security and Safeguards”, que contou com a participação do Acadêmico Abel González, renomado especialista em proteção radiológica e segurança nuclear.

Tais temas estão intrinsecamente correlacionados às tarefas da AgNSNQ, organização militar situada na estrutura orgânica da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha que atua como órgão licenciador e fiscalizador das atividades afetas à segurança e ao licenciamento aplicado aos meios navais dotados de propulsão nuclear.

Três jornalistas especializados do setor de energia foram convidados para compor a mesa em destaque, fazendo a cobertura para importantes veículos de divulgação brasileiros: Denise Luna, da AE Energia, Ramona Ordoñez, do jornal O Globo, e Rodrigo Polito, da Agência EPBR. No encerramento da palestra do acadêmico González, os debatedores discutiram questões sobre segurança nuclear, segurança física e salvaguardas, respondendo também as indagações do público via chat.

A edição especial do “Nuclear Trade and Technology Exchange” consiste em uma série de webinários, promovida pela Associação Brasileira de Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), direcionada aos setores de energia e nuclear, estratégicos para o desenvolvimento e o domínio de tecnologias de ponta no País.

As lições aprendidas nesses eventos contribuem para o bem-estar da sociedade, para o desenvolvimento do País e para a garantia da soberania sobre a Amazônia Azul, por meio da consecução do submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro.