Almirante Othon chama ex-ministros de FHC, Lula e Dilma como testemunhas de defesa na Lava-Jato

Da Agência Estado via Correio Brazilense

O ex-presidente da Eletronuclear, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, preso preventivamente desde 28 de julho na Operação Lava-Jato por suspeita de receber propinas de R$ 4,5 milhões nas obras de Angra3, incluiu o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (2004/2006); Nelson Jobim, em seu rol de testemunhas. Jobim foi ministro da Defesa (2007/2011) nos governos Lula e Dilma e ministro da Justiça (1995/1997) no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O almirante, réu em ação penal na Justiça Federal do Paraná, também arrolou o ex-ministro Israel Vargas (Ciência e Tecnologia/1992-1999), governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. A ação penal contra Othon Luiz, formalmente acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e embaraço à investigação, tramita sob a guarda do juiz federal Sérgio Moro.

A força-tarefa do Ministério Público Federal na Lava-Jato sustenta que o almirante teria recebido R$ 4,5 milhões em propinas nas obras de Angra 3. Os pagamentos, segundo os investigadores, foram realizados por empresas intermediárias para a Aratec Engenharia, controlada por Othon Luiz e por sua filha, Ana Cristina Toniolo, também ré no processo com o executivo Flávio David Barra, presidente da Andrade Gutierrez Energia. Othon Luiz e os outros acusados negam envolvimento no esquema de propinas denunciado pela Procuradoria da República.

Em defesa à denúncia do Ministério Público Federal, os advogados de Othon Luiz sustentaram que o a 13ª Vara Federal é incompetente para processar e julgar a ação, pediram o reconhecimento de impedimento e/ou suspeição de Moro para julgar o processo, afirmaram que a denúncia é inepta 'na medida em que não descreve todos os elementos do tipo penal' imputados a Othon, que há falta de justa causa para a ação penal por não estar demonstrado nos autos que os valores depositados na empresa Aratec sejam oriundos de propina.

Nota DefesaNet

DefesaNet publicou o Editorial tão logo a prisão do Almirante Othon foi anunciada no dia 28 de Julho.

Editorial DefesaNet – A Geopolítca na Lava Jato 28 Julo 2015 Link

Em Inglês

Editorial – Geopolitics surrounding Operation Carwash 29 July 2015 Link

Currículo do Almirante Othon

CV Vice-Almirante R1 Dr Othon Luiz Pinheiro da Silva 28 Julho 2015 Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter