FAB está mergulhada numa crise sem precedentes que vai ter reflexo direto no seu próprio futuro, principalmente na formação de pilotos militares assim como na especialização de pilotos de combate. A foto do batismo do T-25M usada para ilustrar esta matéria é apercepção de DefesaNet da seriedade e risco da ação tomada pelo Comando da Aeronáutica. Ver nota no pé da página
O Boletim do Comando da Aeronáutica com a portaria EMAER 130 de 4 de Dezembro de 2025 assinado pelo Chefe do Estado Maior da Aeronáutica TB Walcyr instituiu o Grupo de Trabalho (GT) para estudar perspectivas relativas à Instrução Aérea Inicial e Operacional na Força Aérea Brasileira, que versa sobre mudanças profundas na formação dos pilotos militares e na especialização de pilotos de caça.
Segundo o documento que subsidia o estudo, a FAB manteria o T-25M como único vetor da formação de pilotos da Academia da Força Aérea, e os T-27M retornariam para a Esquadrilha da Fumaça (Esquadrilha de Demonstração Aérea) e também passariam a equipar o 2°/5° GAv, esquadrão responsável pelo curso de especialização operacional de pilotos da aviação de caça.

T-25M

T-27M Tucano chamado também de Tucaninho

Super Tucano A-29 da Fumaça
Tanto a Fumaça quanto o Joker iriam transferir seus A-29 Super Tucano para os esquadrões de caça de Boa Vista, Campo Grande e Porto Velho. Se as medidas forem confirmadas, a FAB assumirá que está mergulhada numa crise sem precedentes que vai ter reflexo direto no seu próprio futuro, principalmente na formação de pilotos militares assim como na especialização de pilotos de combate.
Há poucos anos, a FAB conduziu estudos para a modernização do Joker com uma avançada plataforma a jato necessária a formação do piloto do Gripen, e inclusive o Ministério da Defesa defendeu a aquisição de aviões italianos M346.
Mas agora a FAB estaria recomendando como solução os T-27M Tucano, uma visão totalmente retrograda e distorcida da realidade internacional no que se refere a formação de pilotos de caça, que passaria ser inferior aquela feita na década de 90 com o MB-326 Xavante, momento da pior crise orçamentária enfrentada pelas Forças Armadas, mas que os pilotos mais voavam missões aéreas.
Enquanto que Exército e Marinha buscam a rápida modernização dos seus meios militares com equipamentos e sistemas de armas de últimas geração, a FAB parece querer regredir no tempo e deixar de ser a força líder na vanguarda tecnológica e operacional, vide a cerimonia constrangida de inauguração de um C-97 Brasília modernizado nos EUA.
| Função | Atual | Proposto |
| Treinamento Básico | T-25M Universal | T-25M Universal |
| Treinamento Avançado | T-27M Tucano | T-25M Universal |
| Treinamento Transição p/Caça | A-29 Super Tucano | T-27M Tucano |
| Esquadrões de Caça | —— | A-29 Super Tucano |
Uma característica das aeronaves T-27M Tucano e o A-29 Super Tucano é de grande importância para a análise.
- A turbina Pratt & Whitney PT6A-25C do T-27M desenvolve 750 shp e alcança 528 Km/h
- A turbina Pratt & Whitney PT6A-68C do A-29 desenvolve 1.600 shp e alcança 590 km/h,
A performance e característica do A-29 traz uma característica mais aproximada aos requsitos de voo de uma aeronave a jato. Exatamente a função de uma aeronave de transição.
Powered By EmbedPress
| Nota DefesaNet Referente a imagem que abre este artigo publicamos a nota abaixo. Nota – FAB A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP). Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram. Ver nota da CNNBrasil https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/aviao-da-fab-cai-no-interior-de-sp-piloto-conseguiu-ejetar/ |



















