05 de Agosto, 2022 - 15:40 ( Brasília )

DN - ASTROS II 41 Anos / Saudação novos Generais / Canhões 105x120mm



 
Logo

DN - ASTROS II 41 Anos / Saudação novos Generais / Canhões 105x120mm

 

Foto tirada na RACE - Reunião do Alto-Comando do Exército realizada nesta semana (01-05AGO2022)

Comentários livres para os leitores do DN.

 

ASTROS II - 41 Anos do Sistema de Artilharia de Foguetes Brasileiro AVIBRÁS ASTROS II 1981–2022

No ano em que comemoramos o Centenário dos Blindados no Exército Brasileiro (1921 – 2021), é bom lembrar que também comemoramos os 40 Anos do Sistema de Artilharia de Foguetes por Saturação de Área ASTROS II, lembrando que em uma de suas entrevistas na Feira de Le Bourget de 2007, o Engenheiro João Verdi de Carvalho Leite (1935 - 2008), Diretor-Presidente e fundador da Avibrás, afirmou ao editor de DefesaNet. “O ASTROS ainda tem uma vida de mais de 50 anos”, e sem sombra de dúvida é o projeto de maior sucesso da era de ouro da Base Industrial de Defesa Brasileira.

Clique na imagem abaixo para acessar o trabalho do pesquisador Expedito Bastos

 

Clique na imagem para acessar o artigo do pesquisador Expedito Bastos
 

ONU News: Embaixador Sérgio Duarte - “Armas nucleares são garantia de insegurança”

O colaborador de DefesaNet Embaixador Sérgio Duarte, presente às discussões da 10ª Revisão do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares e explica o Tratado de Proibição

Clique na imagem abaixo para acessar o vídeo com a entrevista do Embaixador Sérgio Duarte à ONU News

 

VBC Cav - Canhões 105 ou 120 mm?

Uma das questões chaves para a Viatura Blindada de Combate de Cavalaria (VBC Cav) tem sido a discussão do calibre do canhão: 105 ou 120mm?

Uma discussão histórica desde as etapas finais da Segunda Guera Mundial quando o temido 88 mm alemão e sua contra parte o Firefly inglês estabeleceram a corrida pelo calibre do canhão de carro de combate.

Com o surgimento do L7 A3, 105 mm raiado inglês nos anos 50, que tornou-se padrão dos carros. Por um tempo, a arma padrão para MBT e Mobile Gun System foi o canhão 105 mm raiado. Equipou os Carros de Combate de várias Forças Armadas como: o americano M60, alemão Leopard (todos os modelos), suiço Pz68, japonês Type 74, israelense Merkava 1 e 2, além de muitos outros modelos

Clique na imagem abaixo para acessar o artigo

 

IMBEL entrega munição de artilharia 100% nacional ao Exército

No dia 29 de julho, a Fábrica de Juiz de Fora da Indústria Brasileira de Material Bélico (IMBEL) antecipou a entrega de 15 toneladas de componentes para a Munição 155 mm ao Exército Brasileiro. Os componentes foram transportados de Juiz de Fora até a Cidade de Palmeira (PR), onde foram entregues ao 5º Batalhão de Suprimento para distribuição entre as unidades de artilharia sediadas no Comando Militar do Sul.

A atividade marcou a nacionalização do processo produtivo do Tiro 155mm M 107, uma vez que todo o processo produtivo dos componentes da munição é realizado no Brasil, de modo a fomentar a Base Industrial de Defesa e a reduzir a dependência externa.

Nota DefesaNet

Esta notícia sem destaque no Portal do Exército Brasileiro é de transcendental importância. O volume de munição de 155 mm empregado pelas forças ucranianas é de 3.000 tiros/dia.

Clique na imagem para acessar o artigo em DefesaNet

 

Exército Brasileiro - Saudação aos novos Oficiais-Generais

O Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro General-de-Exército Valério Stumpf faz a saudação aos novos oficiais-generais

 

Militares do Exército Brasileiro embarcam para exercício CORE 22 nos Estados Unidos

Os 219 militares do Exército Brasileiro que participarão do exercício CORE 22 (Combined Operations and Rotation Exercises) despediram-se de suas famílias nesta quinta-feira, 4 de agosto, e partiram com destino a Fort Polk, na Luisiana, Estados Unidos.

As tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), do Exército Brasileiro, e da 3ª Brigada da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division), do Exército dos Estados Unidos, compartilharão experiências e conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa entre os dias 4 de agosto e 6 de setembro.

Clique na imagem abaixo para acessar a matéria do embarque da tropa para a CORE 22

 



 





 

VEJA MAIS