DN – VA Othon / Leituras da Semana da Pátria

 
 

Edição 19/2015 -04 Setembro 2015
www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Vice Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva


O juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato, aceitou na quinta-feira, 03AGO15, denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente da ELETRONUCLEAR, VA R1 Othon Luiz Pinheiro da Silva.

O VA Othon  está preso desde o dia 28 de julho, quando foi deflagrada a Operação Radioatividade, desdobramento da Lava Jato. Este processo é o primeiro fora da Petrobrás após delação de executivos.

DefesaNet reitera sua posição emitida no Editorial:

Editorial DefesaNet – A Geopolítca na Lava Jato Link

Editorial – Geopolitics surrounding Operation Carwash Link

Para uma descrição das atividades e carreira do VA Othon Pinheiro Link

 

WAD I

Em cerimônia na sede da empresa em Porto Alegre, RS, a AEL Sistemas (AEL) entregou à SAAB, na quarta-feira (02SET2015), os primeiros protótipos "Modelo A" das unidades WAD e HUD para o Gripen NG brasileiro. A entrega é um marco dentro do programa que tem avançado com sucesso e dentro do cronograma.

Nas especificações finais do Gripen NG a COPAC representando a Força Aérea Brasileira especificou a adoção do WAD. O seu desenvolvimento foi o único que teve início antes mesmo da assinatura definitiva do contrato entre o Brasil e a SAAB formalizando a aquisição de 36 caças Gripen NG (modelos E/F), que ocorreu em 25 agosto.

O contrato de desenvolvimento do WAD assignado pela SAAB à AEL Sistemas foi o primeiro a ser assinado, inclusive antes da formalização do financiamento pelo governo brasileiro.

 

WAD II

Com data de 25 de Agosto,mesmo dia da assinatura do contrato entre a FAB e a SAAB referente ao GripenNG,  mas divulgado em 03 Setembro, o Despacho do Procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, do MPF/DF,  Núcleo de Combate à Corrupção, com o o Pedido de Arquivamento do Processo de Investigação da aquisição do caça Gripen e a seleção da AEL Sistemas para o desenvolvimento do sistema WAD.

Texto na íntegra do Despacho do Procurador:

MPF – Íntegra Pedido Arquivamento referente ao Gripen NG e WAD Link

 

Argentina – São 314 Mortos

Com o falecimento do Suboficial Omar Antonio Ferreira, do Exército Argentino, em 23 de Agosto próximo passado, são agora 314 militares e agentes de segurança argentinos mortos em cativeiro.

Trata-se de membros das Forças Armadas, das Forças Policiais e Gendarmeria mantidos em cativeiro pelo Governo Kirchner, muitos sem processo.  O crime básico é o de terem vencido o terrorismo nos anos 70.

As cortes judiciais e o Ministério da Defesa da Argentina proibiu que os presos tivessem acesso a assistência médica militar.

Entre os mortos em cativeiro esta o General Videla, que morreu devido a uma hemorragia, que não foi tratada.

Fonte Union de Promociones – Argentina

Leituras da Semana da Pátria
Guerra Irregular

Uma exclusiva análise das ações da Brigada Paraquedista no Complexo da Maré, pelo General-de-Brigada Gen Bda Roberto Escoto, Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista (2012-2014) e do primeiro Contingente da Força de Pacificação na Maré (Abr a Mai 2014).

GUERRA IRREGULAR: A Brigada de Infantaria Paraquedista na Pacificação do Complexo da Maré Link

Conflitos Assimétricos

Na área de Conflitos  Assimétricos aplicado à arma blindada os inovadores estudos dos Professores  Rogério Atem de Carvalho,  D.Sc, Instituto Federal Fluminense, e, Prof. Eduardo Atem de Carvalho, Ph.D, Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Reflexões Teóricas Sobre Conflitos Assimétricos: Parte I – Introdução ao Momento Atual Link

Acesse Parte II – o Grupo de Combate de Infantaria Blindada e seus Meios Link

Reflexões Teóricas Sobre Conflitos Assimétricos: Parte III – A Engenharia de Combate Blindada como parte integrante das Forças-Tarefa Link

Admirável Mundo Novo

Se os políticos não querem assumir a responsabilidade por planejar futuro, corremos o risco de que as decisões mais importantes da humanidade sejam tomadas por um pequeno grupo de engenheiros e empresários.

Este é o provocador artigo do Dr Leonam dos Santos Guimarães.

Bem-vindo ao admirável mundo novo Link

Guerra Híbrida

Recomendamos a leitura do texto do Historiador Frederico Aranha sobre Guerra Híbrida. Leitura fundamental para entendermos o momento atual do Brasil e os seus possíveis desdobramentos.

GUERRA HÍBRIDA – Breve Ensaio Link

DefesaNet in English

Lançamos de forma discreta a página em língua inglesa. Assim os nossos leitores internacionais terão acesso a matérias especiais em versão para o inglês.

Assim como a publicação de artigos específicos em inglês que trazem tópicos de interesse para os nosso leitores e publicados em inglês para não ficarem defesados no tempo.

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 43.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 7.800 seguidores no Twitter.

Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter