16 a 22 de março – Semana

 Terrestre
 
20.03.2014 – VBTP-MR Guarani entra em serviço no EB
O Exército Brasileiro receberá as primeiras treze Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal, Média de Rodas (VBTP-MR), do Projeto Estratégico do Exército- Guarani, no dia 24 de março de 2014, na próxima segunda-feira.
http://www.defesanet.com.br/guarani/noticia/14642/VBTP-MR-Guarani-entra-em-servico-no-EB/
 
19.03.2014 – Visita do Comandante do Exército Francês
O Comandante do Exército Francês, General de Exército Bertrand Ract-Madoux, esteve em visita ao Quartel-General do Exército no dia 14 de março.
www.defesanet.com.br/br_fr/noticia/14625/Visita-do-Comandante-do-Exercito-Frances/
 
19.03.2014 – Exército lança pedra fundamental de Batalhão de Infantaria em Sinop
O Comandante Militar do Oeste, general de Exército, João Francisco Ferreira lança nesta terça-feira (18), em Sinop, a pedra fundamental do que será o 58º Batalhão de Infantaria Mecanizado, que marca a reestruturação das unidades militares sob responsabilidade do Comando, que tem sede em Campo Grande-MS.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14624/Exercito-lanca-pedra-fundamental-de-Batalhao-de-Infantaria-em-Sinop/
 
18.03.2014 – Brasil-Chile: Comandante do Exército participa de solenidade de passagem de comando do Exército do Chile
Em evento presidido pelo mandatário chileno, Sr. Sebastián Piñera, o Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, participou da solenidade de passagem de comando do Exército do Chile, ocorrida no dia 09 de março, na Escuela Militar del General Bernardo O'Higgins.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14617/Brasil-Chile–Comandante-do-Exercito-participa-de-solenidade-de-passagem-de-comando-do-Exercito-do-Chile/
 
18.03.2014 – CCOMSEx realiza Simpósio de Comunicação Social para Oficiais
No período de 17 a 21 de março, o Centro e Comunicação Social do Exército promove o Simpósio de Comunicação Social para oficiais integrantes do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx). Estão presentes 45 militares representantes dos Órgãos de Direção Geral, Órgãos de Direção Setorial, Comandos Militares de Área e Regiões Militares.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14616/CCOMSEx-realiza-Simposio-de-Comunicacao-Social-para-Oficiais/
 
Aviação
 
22.03.2014 – Seleções e autoridades usarão bases aéreas militares durante a Copa
As bases aéreas militares serão usadas pelas seleções de futebol, delegações e autoridades durante a Copa do Mundo Fifa 2014. Já foram recebidos pedidos para utilização das Bases do Galeão, no Rio de Janeiro; de Brasília (DF) e de Fortaleza (CE). As informações foram fornecidas na tarde desta sexta-feira (21) pele Força Aérea Brasileira (FAB), em entrevista coletiva realizada no VI Comando Aéreo Regional (VI Comar), em Brasília (DF).
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/14679/Selecoes-e-autoridades-usarao-bases-aereas-militares-durante-a-Copa/
 
22.03.2014 – FAB quer nova regra para abate de aeronaves durante Copa do Mundo
A Força Aérea Brasileira (FAB) pediu ao Ministério da Defesa que o decreto que permite o abate de aeronaves em rotas de narcotráfico seja modificado para permitir que essa ação de defesa aérea possa ser aplicada durante a Copa do Mundo nas sedes da competição.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/14670/FAB-quer-nova-regra-para-abate-de-aeronaves-durante-Copa-do-Mundo/
 
21.03.2014 – F-X3, o desafio dos treinadores a jato está no ar
O governo que se seguirá ao atual – talvez com a própria presidenta Dilma à testa – assistirá a mais uma mobilização da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) em torno do reequipamento da aviação de combate. Dessa vez, focando a compra de jatos dedicados à fase avançada de adestramento dos pilotos de caça.
http://www.defesanet.com.br/fab/noticia/14647/F-X3–o-desafio-dos-treinadores-a-jato-esta-no-ar/
 
21.03.2014 – Brasil oferece aviões de treino Tucano a Moçambique
A Presidente do Brasil já sancionou a oferta de três aviões de treino Tucano (Embraer EMB-312) a Moçambique, faltando apenas a aprovação do Congresso Nacional, disse quarta-feira em Maputo o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14656/Brasil-oferece-avioes-de-treino-Tucano-a-Mocambique/
 
21.03.2014 – Esquadrão de Demonstração Aérea realiza treinamento no Rio Grande do Norte
Durante o período de 15 de março a 2 de abril, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, participa de treinamento em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Grande região. No total, foram deslocados cerca de 40 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de apoio, além de representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), que concede suporte técnico.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14655/Esquadrao-de-Demonstracao-Aerea-realiza-treinamento-no-Rio-Grande-do-Norte/
 
21.03.2014 – FIDAE 2014: AEL apresenta aviônica de 5ª geração para aeronaves de caça
A AEL Sistemas apresenta na FIDAE 2014 (Feira Internacional de Ar e Espaço, no Chile) seu projeto de aviônica de última geração para caças. O sistema proposto (Cockpit NG) incorpora um display panorâmico (WAD: Wide Area Display), um capacete (Targo) que apresenta símbolos e imagens similares a de um HUD (Head Up Display) e computadores com elevada capacidade de processamento de dados e imagens.
http://www.defesanet.com.br/fidae/noticia/14654/FIDAE-2014–AEL-apresenta-avionica-de-5?-geracao-para-aeronaves-de-caca/
 
Naval
 
20.03.2014 – UH-15 “Super Cougar” realiza evacuação aeromédica de tripulante de navio mercante chinês
No dia 17 de março, o Navio Mercante (NM) “GH Power” emitiu um pedido de socorro à Marinha do Brasil. Um de seus tripulantes teve uma emergência médica com risco de óbito. Para resgatá-lo, o Serviço de Salvamento Marítimo (SALVAMAR) Sueste, sediado no Rio de Janeiro, realizou evacuação aeromédica (EVAM), com um helicóptero UH-15 “Super Cougar”.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14648/UH-15-?Super-Cougar?-realiza-evacuacao-aeromedica-de-tripulante-de-navio-mercante-chines/
 
19.03.2014 – MB – Invasão de Base Militar
Em complemento a Nota à Imprensa anteriormente divulgada (ver abaixo), a respeito deocorrência no CIAA, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º DistritoNaval, informa que após a detenção dos quatro homens que, na manhã desta quarta-feira, invadiram o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), foramencontrados um fuzil AK-47, uma pistola 9 mm, um telefone celular, munição epequena quantidade de entorpecente.
http://www.defesanet.com.br/stm/noticia/14639/MB—Invasao-de-Base-Militar/
 
19.03.2014 – Comando do 9° Distrito Naval recebe visita do Embaixador da Croácia
O Embaixador Extraordinário Plenipotenciário da Croácia no Brasil, Drago Stambuk, visitou, no dia 11 de março, o Comando do 9º Distrito Naval e a Arena da Amazônia, local onde a seleção Croata enfrentará a seleção de Camarões pela Copa  do Mundo de Futebol 2014.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14631/Comando-do-9?-Distrito-Naval-recebe-visita-do-Embaixador-da-Croacia/
 
19.03.2014 – CeIMSPA recebe visita do Diretor Geral de Finanças da Armada Equatoriana
No dia 12 de março, o Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia (CeIMSPA) recebeu a visita do Diretor Geral de Finanças da Armada Equatoriana, Contra-Almirante Gustavo David Paez Guamám, acompanhado do Diretor de Gestão Orçamentária da Marinha do Brasil, Contra-Almirante (IM) Jayme Teixeira Pinto Filho.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14629/CeIMSPA-recebe-visita-do-Diretor-Geral-de-Financas-da-Armada-Equatoriana/
 
19.03.2014 – Comissão FTM-UNIFIL IV Retorno da Fragata “União” ao Brasil
No dia 1º de março, após 8 meses e 18 dias, a Fragata “União” (F45) retornou da Comissão FTM-UNIFIL IV (Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano). Sob a égide da ONU, coube ao navio realizar a missão como capitânia. Além do Brasil, houve a participação de outros oito navios de guerra de diferentes nacionalidades (três da Alemanha, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia). Esta foi a segunda participação da Fragata na Operação, pois o navio havia sido o primeiro da Marinha do Brasil a ser incorporado a uma Missão de Paz da ONU, no ano de 2011.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14627/Comissao-FTM-UNIFIL-IV-Retorno-da-Fragata-?Uniao?-ao-Brasil/
 
18.03.2014 – Colômbia – Fragatas Classe Padilla Aprovadas
A THALES e a DCNS anunciaram o amplo programa de modernização das quatro fragatas da classe Almirante Padilla, da Marinha colombiana, concluindo com êxito o Teste de Aceitação Marítima do quarto navio. Assinado no inicio de 2009, o contrato tem a THALES como integradora líder de sistemas para a suíte de sistema de combate e comunicações e a DCNS como contratante principal.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14622/Colombia—Fragatas-Classe-Padilla-Aprovadas/
 
Geopolítica
 
22.03.2014 – Venezuela – O Itamaraty Bolivariano
Quando se pensa que a política externa brasileira chegou ao fundo do poço, a gente descobre que é possível descer um pouco mais. Como já informei aqui, a deputada venezuelana Maria Corina Machado — aquela que teve a cara chutada por parlamentares bolivarianos — está ameaçada de perder a imunidade parlamentar e pode ir para a cadeia. Estava prevista uma intervenção sua, nesta sexta, na OEA (Organização dos Estados Americanos). Em dois lances, com a ajuda do Brasil, sua palavra foi cassada.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14682/Venezuela—O-Itamaraty-Bolivariano/
 
22.03.2014 – Coreia do Norte lança novos mísseis de curto alcance
A Coreia do Norte lançou de sua costa leste 30 mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Japão neste sábado, o segundo teste desse tipo que Pyongyang realiza em menos de uma semana, informou uma fonte militar de Seul. Os projéteis foram lançados a uma distância de 60 quilômetros entre as 4h e as 6h locais (19h e 21h de Brasília da sexta-feira), seis dias depois que a Coreia do Norte lançou outros 25 do mesmo local.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14677/Coreia-do-Norte-lanca-novos-misseis-de-curto-alcance/
 
22.03.2014 – Venezuela importará alimentos de Brasil e da Argentina
O ministro de Alimentação da Venezuela, Félix Osorio, informou nesta sexta-feira que fechou um acordo com o Brasil para a importação de US$ 1,765 bilhão em alimentos e de US$ 715 milhões com a Argentina como parte de um plano de abastecimento. Osorio explicou em entrevista coletiva que aprovou um acordo de US$ 1,765 bilhão para trazer do Brasil 429 mil toneladas de alimentos durante um ano. O acordo inclui produtos como carne, frango, leite e alguns derivados lácteos.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14676/Venezuela-importara-alimentos-de-Brasil-e-da-Argentina/
 
22.03.2014 – Em clima de guerra, Colômbia militariza cidade mais violenta
Com uma "intervenção especial" de mais de 700 soldados, o governo da Colômbia militarizou nesta sexta-feira o porto de Buenaventura, a cidade com os maiores índices de violência no país, cenário de dezenas de assassinatos, esquartejamentos e desaparecimentos forçados. O ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, acompanhou a mobilização de tropas em sua segunda visita em 15 dias a Buenaventura, no sudoeste do país, no olho do furacão da opinião pública desde que foram descobertas várias das chamadas "casas de rivalidade", lugares nos quais presumivelmente ocorrem os esquartejamentos de pessoas.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14671/Em-clima-de-guerra–Colombia-militariza-cidade-mais-violenta/
 
21.03.2014 – Crise na Crimeia mostra transição na política externa dos EUA
Em termos de política externa, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enfrenta a pior crise de seu mandato, segundo a análise do cientista político Nicholas Burns, da Universidade de Harvard.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14666/Crise-na-Crimeia-mostra-transicao-na-politica-externa-dos-EUA/
 
19.03.2014 – Tambores de Guerra – Tensão aumenta na Crimeia após invasão da sede da Marinha
Um dia após a anexação da Crimeia à Rússia, aumenta a tensão e o risco de uma escalada de violência na região. Cerca de 200 milicianos tomaram a sede da Marinha na manhã desta quarta-feira (19). Um militar ucraniano foi morto na terça-feira (18) e Kiev avisou que seus soldados podem atirar para se defender. Representantes da Ucrânia foram enviados à região para "colocar um ponto final no conflito".
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14635/Tambores-de-Guerra—Tensao-aumenta-na-Crimeia-apos-invasao-da-sede-da-Marinha-/
 
16.03.2014 – Venezuela – O papelão da diplomacia brasileira
Já são 28 os mortos desde o início dos protestos contra o governo de Nicolás Maduro na Venezuela, segundo dado atualizado pela Promotoria do país. Existem evidências suficientes de que por trás de muitas das mortes estão os chamados “coletivos”, milícias armadas e motorizadas que ganharam um endosso especial de Maduro quando, em 5 de março, primeiro aniversário da morte de Hugo Chávez, o ditador falou em cadeia nacional de rádio e televisão e pediu ao povo, em especial aos grupos chavistas, que seguissem “a ordem do comandante Hugo Chávez: vela que se acende, vela que apagamos com o povo organizado para garantir a paz a nosso país”.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14589/Venezuela—O-papelao-da-diplomacia-brasileira/
 
Segurança
 
21.03.2014 – Forças Armadas Retornarão ao Rio
O governo anunciou nesta sexta-feira (21) que vai enviar tropas federais para ajudar na segurança pública no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, após reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/14614/Copa-exigira-cancelamento-de-800-voos/
 
17.03.2014 – A pacificação do Rio em xeque
A apenas quatro meses do começo da Copa do Mundo, Rio de Janeiro, a cidade com maior projeção turística do Brasil, se debate entre continuar aprofundando uma política de segurança que começa a apresentar buracos negros ou retomar a velha (e frustrada) estratégia da perseguição e destruição do narcotráfico armado. As notícias que aparecem diariamente na imprensa local levam inexoravelmente à conclusão de que o Rio se encontra em uma inquietante encruzilhada.
 
Defesa
 
22.03.2014 – Brasil e África do Sul fortalecem cooperação na área de Defesa
Brasil e África do Sul vão intensificar as ações de cooperação na área de Defesa. Nos próximos meses, será ampliada a oferta mútua de cursos de formação de praças e oficiais em escolas militares dos dois países. Também serão iniciadas tratativas e trocas de informações nas áreas de cibernética e de inteligência.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/14681/Brasil-e-Africa-do-Sul-fortalecem-cooperacao-na-area-de-Defesa/
 
22.03.2014 – Integração da cartografia militar beneficia planejamento estratégico e ações conjuntas das Forças Armadas
Realizado ao longo da semana pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), o I Seminário da Comissão de Cartografia Militar (COMCARMIL) promoveu debates sobre o cenário atual e novos horizontes do setor. Os participantes trataram de questões como a implantação de uma cartografia conjunta de defesa e as expectativas das Forças Armadas quanto à criação de um sistema integrado e compartilhado. O evento aconteceu na sede do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), no Rio de Janeiro.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/14680/Integracao-da-cartografia-militar-beneficia-planejamento-estrategico-e-acoes-conjuntas-das-Forcas-Armadas/
 
22.03.2014 – Brasil e Argentina vão cooperar nas áreas aeroespacial e de defesa cibernética
Oficiais brasileiros e argentinos estiveram reunidos ao longo da última semana no Ministério da Defesa para estreitar a cooperação militar entre os dois países.
http://www.defesanet.com.br/br_ar/noticia/14678/Brasil-e-Argentina-vao-cooperar-nas-areas-aeroespacial-e-de-defesa-cibernetica/
 
20.03.2014 – Polo de Defesa / Santa Maria – Planeja Ações para 2014
Dando continuidade às discussões que visam a consolidação de um Polo de Defesa em Santa Maria, aconteceu, na tarde de quinta-feira, 20, no 9º andar da CACISM, a segunda reunião do grupo, inicialmente denominado Comitê do Polo de Defesa de Santa Maria. http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/14652/Polo-de-Defesa—Santa-Maria—-Planeja-Acoes-para-2014/
 
20.03.2014 – Empresa Brasileiras na Busca pela Autonomia Tecnológica em Defesa
Uma das diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa – END (18/12/2008) é capacitação da indústria nacional de material de defesa para a conquista de autonomia em tecnologias indispensáveis ao país.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/14646/Empresa-Brasileiras-na-Busca-pela-Autonomia-Tecnologica-em-Defesa/
 
19.03.2014 – Um novo Caça e uma Nova Base Industrial?
O que estava decidido desde longa data e sem qualquer contestação, aceito por todos os participantes, teve surpreendentes desdobramentos desde 18 de Dezembro de 2013.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/14638/Um-novo-Caca-e-uma-Nova-Base-Industrial-/
 
19.03.2014 – Brasil torna-se em 5 anos um grande importador de armas, aponta instituto sueco
Brasil, Índia e Paquistão aumentaram consideravelmente suas importações de armas nos últimos cinco anos, de acordo com um relatório publicado nesta segunda-feira (17) pelo Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri). O mercado mundial de armamentos cresceu 14% no mesmo período.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/14634/Brasil-torna-se-em-5-anos-um-grande-importador-de-armas–aponta-instituto-sueco-/
 
19.03.2014 – Brasil aumenta importações de armamentos em 65 por cento
O aumento das importações de armamentos pelo Brasil é destacado no relatório do Instituto de Pesquisa da Paz Internacional de Estocolmo, divulgado nessa segunda-feira (17). As compras do país entre 2009 e 2013 foram 65% maiores do que no período 2004 e 2008. Na média mundial, a venda de armas entre países cresceu 14% na comparação entre os dois períodos.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/14632/Brasil-aumenta-importacoes-de-armamentos-em-65-por-cento/
 
17.03.2014 – Guerra do Brasil é na fronteira
Depois de dois dias de chuva fina e neblina, finalmente um sábado de sol, céu sem nuvens – os três aviões de ataque, Super Tucanos, decolaram quase simultaneamente da base em Boa Vista, capital de Roraima, dois deles levando duas bombas de 230 quilos. Monitorados eletronicamente desde Manaus, distante 700 quilômetros, os turboélices do Esquadrão Escorpião faziam um voo manso, ajustando as coordenadas do alvo, a 218 km: uma faixa de terra rasgada no meio da selva; 300 metros de extensão por 15 de largura que recebia, para pouso e decolagem, aviões de traficantes de armas e drogas.
http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/14595/Guerra-do-Brasil-e-na-fronteira/
 
Tecnologia
 
21.03.2014 – Robôs da Marinha dos EUA serão testados para apagar fogo
A Marinha dos Estados Unidos vai colocar fogo em um navio antigo e enviar robôs como bombeiros, segundo informações do Mashable. Este teste será em agosto deste ano e, caso os resultados sejam bons, os robôs poderão substituir os humanos nessa tarefa em embarcações daqui há alguns anos.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/14657/Robos-da-Marinha-dos-EUA-serao-testados-para-apagar-fogo/
 
17.03.2014 – Saída de Raupp Deixa a Área Espacial Perdida no Espaço
A saída do ministro de ciência, tecnologia e inovação, Marco Antonio Raupp, um dos quadros históricos do PMDB – apesar da divulgação que seu ingresso na pasta teria se dado por escolha da presidente Dilma Rousseff – colocou os institutos e empresas ligados ao segmento espacial em compasso de espera. Entretanto a surpresa com o desligamento foi menor que a esperada. Raupp estava sob pressão para apresentar resultados mesmo numa área totalmente desmantelada pela ingerência de políticos e cortes orçamentários.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/14591/Saida-de-Raupp-Deixa-a-Area-Espacial-Perdida-no-Espaco-/
 
16.03.2014 – 60 anos de Átomos para a Paz
Em 8 de dezembro de 1953, o presidente Eisenhower comprometeu-se em célebre discurso perante a Assembleia Geral das Nações Unidas[i], em buscar firmemente resolver o aterrorizante dilema das armas nucleares, com determinação e dedicar todos os “corações e mentes” dos EUA para encontrar o caminho que permitiria que a inventividade milagrosa do homem não fosse dedicada à guerra e a morte, mas consagrada à paz e a vida. À época do discurso, somente possuíam armas nucleares os EUA e a Rússia, então URSS.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/14588/60-anos-de-Atomos-para-a-Paz/
 
Inteligência
 
20.03.2014 – Al Qaeda lança o VBIED
Em 17 de marco de 2014 , a Al -Qaeda na Península Arábica (al-Qaeda in the Arabian Peninsula – AQAP ), divulgou a 12 ª edição de sua revista Inspire e forneceu detalhadas orientações  para ataques com carros-bomba nos EUA , Reino Unido, França e outros países denominado de “cruzados” . A revista de 72 páginas foi lançada com  edições em inglês e árabe . É produzida pela AQAP al- Malahim . A edição 12 é datada da Primavera de 2014.
http://www.defesanet.com.br/terror/noticia/14641/Al-Qaeda-lanca-o-VBIED/
 
19.03.2014 – Descoberta ligação entre Turla e Agent.BTZ , o “pior ataque dirigido a equipamentos militares dos EUA”
Os peritos da G-Data e da BAE Systems publicaram recentemente informação sobre uma operação de ciber-espionagem cujo nome de código é Turla (também conhecida como Snake ou Uroburos). Agora, a equipa de investigação e análise da Kaspersky Lab descobriu uma inesperada ligação entre Turla e o malware Agent.BTZ.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/14626/Descoberta-ligacao-entre-Turla-e-Agent-BTZ—o-?pior-ataque-dirigido-a-equipamentos-militares-dos-EUA?/
 
Pensamento
 
20.03.2014 – Comentario Gelio Fregapani – Analogias e diferenças
Na moderna técnica de futurologia científica, uma das ferramentas chama-se “Analogia”, que trata das semelhanças entre situações atuais ou mesmo hipotéticas com situações antigas similares e inspirado na evolução das situações do passado, imaginar cenários prováveis para a situação em estudo.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/14651/Comentario-Gelio-Fregapani—Analogias-e-diferencas/
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter