O que foi notícia – Semana de 23 de favereiro a 01 de março

Terrestre
 
28.02.2014 – 1ª Reunião de coordenação do exercício de simulação com simuladores integrados
Ocorreu, no período de 25 a 27 de fevereiro, no Centro de Instrução de Blindados, a 1ª reunião entre o Centro de Avaliação do Adestramento do Exército (CAAdEx) e o CI Bld, para tratar do exercício inédito proposto pelo Comando de Operações Terrestre (COTER), envolvendo Simulação Construtiva, Simulação Viva e Simulação Virtual.
http://www.defesanet.com.br/leo/noticia/14380/1ª-Reuniao-de-coordenacao-do-exercicio-de-simulacao-com-simuladores-integrados/
 
27.02.2014 – Santa Maria terá centro de treinamento simulado de militares com tecnologia inédita na América do Sul
Santa Maria deverá se tornar um centro de referência mundial em treinamento simulado. Em 2015, começará a ser construído próximo ao Centro de Instrução de Santa Maria (Cism), no bairro Boi Morto, o Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (CAA-Sul), o primeiro de quatro que o país deve ter, para treinar os militares em diferentes situações usando simuladores de alta tecnologia.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14372/Santa-Maria-tera-centro-de-treinamento-simulado-de-militares-com-tecnologia-inedita-na-America-do-Sul/
 
27.02.2014 – 3ª Divisão de Exército, que tem sede em Santa Maria, comandará todas as tropas do RS
Ao longo de 2014, o comando de todos os militares dos quartéis sediados no Rio Grande do Sul será transferido para Santa Maria. A 3ª Divisão de Exército (3ª DE), também conhecida como Divisão Encouraçada, por causa da forte presença de blindados, comandará as tropas e brigadas gaúchas, inclusive as que por enquanto são subordinadas à 6ª DE, em Porto Alegre.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14370/3ª-Divisao-de-Exercito–que-tem-sede-em-Santa-Maria–comandara-todas-as-tropas-do-RS/
 
25.02.2014 – CAVEx apoia vítimas bolivianas da cheia do rio Mamoré
Uma aeronave HM-3 Cougar do 2º Batalhão de Aviação do Exército decolou, no dia 21 de fevereiro, para uma jornada de 2.200 km até a cidade de Trinidad, da província de Beni, na Bolívia. O objetivo da missão é apoiar a população boliviana, que sofre com as graves consequências da cheia do rio Mamoré.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14336/CAVEx-apoia-vitimas-bolivianas-da-cheia-do-rio-Mamore/
 
25.02.2014 – A 6ª Região Militar na Operação Ilhéus
Autorizado pela Presidenta da República, o Comando da 6ª Região Militar (6ª RM) está empregando militares de suas Unidades subordinadas, desde o dia 14 de fevereiro, no sul do Estado da Bahia, em ações de garantia da lei e da ordem, para a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14335/A-6ª-Regiao-Militar-na-Operacao-Ilheus/
 
25.02.2014 – A Quinta Tomada de Monte Castelo
As comemorações da tomada de Monte Castelo, pelos pracinhas da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE), em 21 de Fevereiro de 1945, no Front Italiano, tiveram uma comemoração com um gosto diferente na sua 69 anos após.
www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14326/A-Quinta-Tomada-de-Monte-Castelo-/
 
Aviação
 
01.03.2014 – No Senado a FAB apresentou as vantagens do caça Gripen NG
O projeto F-X2, que irá reequipar a Força Aérea Brasileira com modernas aeronaves de combate, foi tema de audiência pública na manhã da quinta-feira (27/02), no Senado Federal. Por iniciativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), os parlamentares debateram com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, a opção do Governo Federal de adquirir 36 caças suecos Gripen NG, da fabricante Saab. O acordo prevê a transferência de tecnologia para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/14392/No-Senado-a-FAB-apresentou-as-vantagens-do-caca-Gripen-NG/
 
28.02.2014 – Airbus Helicopter Lança o EC225e
A nova versão da linha de produtos da família Super Puma da Airbus Helicopters, o EC225e foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (27) com evoluções que respondem às necessidades dos operadores em missões de longo alcance – em particular em apoio às atividades de transporte aéreo do segmento de petróleo e gás em águas profundas.
http://www.defesanet.com.br/ec725/noticia/14385/Airbus-Helicopter-Lanca-o-EC225e/
 
28.02.2014 – FAB diz que há compromisso com Suécia para empréstimo de caças
O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Juniti Saito, disse nesta quinta-feira, no Senado Federal, que há um compromisso entre o Brasil e a Suécia por um empréstimo de 10 a 12 aeronaves para suprir a carência de caças até a chegada dos Gripen NG, que o governo brasileiro decidiu comprar da sueca Saab. Embora não tenha dado o empréstimo como confirmado, Saito diz já ter recebido a oferta para que pilotos brasileiros treinem na “aeronave tampão”, o Gripen C/D.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/14383/FAB-diz-que-ha-compromisso-com-Suecia-para-emprestimo-de-cacas/
 
28.02.2014 – Unidade responsável pelo Projeto F-X2 vive expectativa de marcos para 2014
A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) completou nesta semana 33 anos de atuação na área de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira. Para 2014, vive a expectativa de marcos como a assinatura do contrato para a aquisição dos caças Gripen NG, o primeiro voo do KC-390 e o recebimento de mais unidades de caças F-5 e A-1 modernizados, além de 13 helicópteros do H-XBR.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/14381/Unidade-responsavel-pelo-Projeto-F-X2-vive-expectativa-de-marcos-para-2014/
 
28.02.2014 – Militares de Barbacena participam do curso de Operações de Controle de Distúrbios
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), recebeu o curso de Operações de Controle de Distúrbios – Módulo Copa do Mundo. Os 47 militares que participaram da instrução estão habilitados para compor a tropa de segurança do evento esportivo. O curso, concluído no dia 21 de fevereiro, atende as orientações do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR) de manter uma tropa em condições de atuar em ações de Garantia da Lei e da Ordem.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14378/Militares-de-Barbacena-participam-do-curso-de-Operacoes-de-Controle-de-Disturbios/
 
27.02.2014 – SAITO – Montagem de caças criará mais de 2 mil empregos
A montagem dos aviões de caça Gripen NG, escolhidos pelo governo para reequipar a Força Aérea Brasileira, levará à criação de 2.000 a 3.000 empregos diretos no país, além de 22 mil empregos indiretos. Os números foram apresentados pelo comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito e o Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi Affonso, Presidente da Comissão Coordenadora Aeronave de Combate (COPAC), aos integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), durante audiência pública realizada na quinta-feira (27) por iniciativa do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da comissão.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/14374/SAITO—Montagem-de-cacas-criara-mais-de-2-mil-empregos/
 
27.02.2014 – Embraer: decisão de sindicato não altera pedido da AA
A Embraer informou nesta quarta-feira que a decisão do sindicato de pilotos da norte-americana American Eagle não altera o pedido da controladora da companhia, a American Airlines (AA), que permanece na carteira de pedidos da fabricante brasileira de aeronaves.
http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/14371/Embraer–decisao-de-sindicato-nao-altera-pedido-da-AA/
 
26.02.2014 – Cenipa reúne mais de 50 comandantes para discutir a prevenção de acidentes
O Centro de Investigação e   Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realiza a partir desta terça-feira (25/02) o Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção (EGAP). O evento realizado em Brasília é dedicado exclusivamente a aviação militar. Cerca de 50 comandantes de grupos, unidades aéreas, unidades das Forças Armadas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de todo o país participam do EGAP.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14348/Cenipa-reune-mais-de-50-comandantes-para-discutir-a-prevencao-de-acidentes/
 
25.02 .2014 – Drones serão regulamentados no Brasil
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai submeter uma regulamentação ainda este ano para o uso comercial e domésticos dos drones. As aeronaves pilotadas à distância estão sendo requisitadas por diversas empresas de tecnologia para realizar entregas, tirar fotos ou filmar lugares de difícil acesso e até para auxiliar em casos de desastres.
www.defesanet.com.br/vant/noticia/14341/Drones-serao-regulamentados-no-Brasil/
 
25.02.2014 – Perigo de voo com piloto cansado aparece em inquérito da UPS
São Paulo – Os reguladores de segurança dos EUA que investigam o acidente fatal de um jato da United Parcel Service Inc., ocorrido no ano passado, ressaltaram os perigos de cansaço do piloto, uma questão crucial para as tripulações dos aviões de carga, que frequentemente voam durante a noite.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14329/Perigo-de-voo-com-piloto-cansado-aparece-em-inquerito-da-UPS/
 
24.02.2014 – A Turquia adquiriu 109 helicópteros americanos Black Hawk
O ministério da defesa da Turquia firmou contrato com a companhia americana Sikorsky para a produção conjunta e fornecimento de 109 helicópteros multimissão T-70, na versão turca, chamado de S-70i Black Hawk.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14311/A-Turquia-adquiriu-109-helicopteros-americanos-Black-Hawk/
 
Naval
 
28.02.2014 – Marinha do Brasil divulga resultado final da Operação “Amazônia Azul”
Em 22 de fevereiro, o Comando de Operações Navais encerrou a Operação “Amazônia Azul”. Ela durou seis dias e foi coordenada pelo Centro de Controle do Teatro de Operações Marítimas (CCTOM), no Rio de Janeiro. Durante a Operação, foram intensificadas as ações de patrulha e inspeção naval, além da realização de exercícios de defesa de portos e terminais petrolíferos e aquaviários.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14379/Marinha-do-Brasil-divulga-resultado-final-da-Operacao-“Amazonia-Azul”/
 
27.02.2014 – Marinha implementa ações educativas e realiza Patrulha e Inspeção Naval durante Operação “Amazônia Azul” no Pará
No dia 18 de fevereiro, durante a Operação “Amazônia Azul”, militares da Marinha do Brasil visitaram o Porto Hidroviário de Portel (PA), com o propósito de realizar ações educativas e conscientizar os moradores sobre a segurança da navegação.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14360/Marinha-implementa-acoes-educativas-e-realiza-Patrulha-e-Inspecao-Naval-durante-Operacao-“Amazonia-Azul”-no-Para/
 
26.02.2014 – Marinha do Brasil recebe área para a construção do Batalhão de Operações Ribeirinhas de Ladário
No dia 16 de fevereiro, o Comando do 6° Distrito Naval recebeu uma área para a construção das edificações do Batalhão de Operações Ribeirinhas de Ladário (BtlOpRibLa). A solenidade de entrega foi realizada na sede da Superintendência de Patrimônio da União de Mato Grosso do Sul (SPU-MS), em Campo Grande (MS).
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14349/Marinha-do-Brasil-recebe-area-para-a-construcao-do-Batalhao-de-Operacoes-Ribeirinhas-de-Ladario/
 
25.02.2014 – Navio “Raposo Tavares” realiza inspeção e patrulha naval durante a Operação “Amazônia Azul”
No dia 17 de fevereiro, com o início da Operação “Amazônia Azul”, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares”, realizou inspeção e patrulha naval nas proximidades da cidade de Tabatinga (AM). A ação teve como propósito garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana nos rios da Amazônia e a prevenção contra a poluição hídrica.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14330/Navio-“Raposo-Tavares”-realiza-inspecao-e-patrulha-naval-durante-a-Operacao-“Amazonia-Azul”/
 
24.02.2014 – Fuzileiros Navais embarcam para participar da Operação “Amazônia Azul”
No período de 10 a 15 de fevereiro, tropas de Fuzileiros Navais do Batalhão de Operações Ribeirinhas (BtlOpRib) embarcaram em navios subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas e em uma aeronave da Força Aérea Brasileira, com o propósito de apoiar as ações de patrulhamento durante a Operação “Amazônia Azul”, coordenada pela Marinha do Brasil e que será realizada entre os dias 17 e 22 de fevereiro, em todo território nacional.
http://www.defesanet.com.br/cfn/noticia/14312/Fuzileiros-Navais-embarcam-para-participar-da-Operacao-“Amazonia-Azul”/
 
SOF
 
28.02.2014 – Obama: "Estamos construindo o Homem de Ferro"
Conhecido pelo bom humor, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma piada sobre um dos super-heróis mais famosos da atualidade em um discurso recente na Casa Branca.
http://www.defesanet.com.br/sof/noticia/14384/Obama—Estamos-construindo-o-Homem-de-Ferro-/
 
Armas
 
01.03.2014 – Maior explosão causada pelo homem completa 60 anos
Em 1954, os Estados Unidos produziram a maior explosão causada pelo homem no arquipélago de Bikini – parte das Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico. Acredita-se que a bomba de hidrogênio tenha sido mil vezes mais poderosa do que a que destruiu Hiroshima, no Japão. Ela não só destruiu uma ilha como deixou uma cratera de 53 metros de profundidade.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/14399/Maior-explosao-causada-pelo-homem-completa-60-anos/
 
Geopolítica
 
01.03.2014 – Tambores de Guerra – Rússia aprova envio de tropas à Ucrânia
A câmara alta do Parlamento da Rússia aprovou neste sábado o envio de tropas russas à Ucrânia.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14400/Tambores-de-Guerra—Russia-aprova-envio-de-tropas-a-Ucrania/
 
01.03.2014 – Protestos aprofundam crise econômica na Venezuela
A livraria Lugar Común, localizada em frente à praça Altamira, centro nervoso dos protestos em Caracas, na Venezuela, opera de forma intermitente há semanas.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14398/Protestos-aprofundam-crise-economica-na-Venezuela/
 
01.03.2014 – Análise: A Rússia quer invadir a Ucrânia?
A Rússia poderia intervir militarmente na região da Crimeia para garantir seus interesses estratégicos na região? Ou, colocando a pergunta de outra forma, as atitudes da Rússia até agora já são uma forma de intervenção?
www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14395/Analise–A-Russia-quer-invadir-a-Ucrania-/
 
26.02.2014 – Recebidos como heróis, afegãos libertados de Guantánamo tentam retomar suas vidas
Nas ruas de Cabul e de outras províncias afegãs, poucas pessoas consultadas pela BBC haviam ouvido falar de Manhattan ou do World Trade Center – as duas torres derrubadas no atentado de 11 de setembro de 2011. Mas todas elas tinham ouvido falar de Guantánamo.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14352/Recebidos-como-herois–afegaos-libertados-de-Guantanamo-tentam-retomar-suas-vidas/
 
25.02.2014 – Novo premiê do Egito promete "esmagar terrorismo"
O primeiro-ministro indicado do Egito disse nesta terça-feira que seu governo vai trabalhar para "esmagar o terrorismo" e que espera formar seu novo gabinete rapidamente.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14338/Novo-premie-do-Egito-promete–esmagar-terrorismo-/
 
24.02.2014 – US Army será o menor desde a Segunda Guerra
WASHINGTON, 24 Fev (Reuters) – O Pentágono disse nesta segunda-feira que vai reduzir o orçamento do Exército dos Estados Unidos para os níveis prévios à Segunda Guerra Mundial, eliminar o popular avião A-10 e cortar benefícios dos militares para poder atingir a meta de redução de gastos para 2015.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14324/US-Army-sera-o-menor-desde-a-Segunda-Guerra/
 
Segurança
 
27.02.2014 – Policiais militares viram ‘robocops’ para conter violência em protestos
Se alguém se deparar com um “Robocop” por aí nos próximos dias, não se trata de um folião fantasiado para o carnaval, mas de um policial do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE). A parafernália que PMs vão usar para se proteger em manifestações pesa dez quilos.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/14369/Policiais-militares-viram-‘robocops’-para-conter-violencia-em-protestos/
 
25.02.2014 – Policiais federais fazem paralisação de 48 horas por reajuste salarial
Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal em Brasília fizeram na manhã desta terça-feira o funeral simbólico da segurança pública, em protesto por melhores salários e condições de trabalho. Durante o ato, que reuniu cerca de 80 policiais, eles deram a volta no Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios, com um carro funerário, duas coroas de flores e um caixão e terminaram o ato na rampa de entrada do edifício onde fizeram o enterro simbólico.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/14333/Policiais-federais-fazem-paralisacao-de-48-horas-por-reajuste-salarial/
 
25.02.2014 – Rio 2016 "importará" de Sochi ideia de policial com traje olímpico, diz diretor
Nada de caças ou baterias antiaéreas. Um dos grandes trunfos observados durante os Jogos de Inverno de Sochi, que ocorrem no clima de ameaças terroristas na Rússia, é o uso de policiais e militares usando o uniforme olímpico dentro da área dos atletas como afirma o site G1. A observação é do diretor de segurança do comitê que organiza os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o delegado e ex-diretor da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa, que está com uma equipe na Rússia acompanhando o evento.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/14332/Rio-2016–importara–de-Sochi-ideia-de-policial-com-traje-olimpico–diz-diretor/
 
25.02.2014 – Um protesto com mais policiais que manifestantes
O segundo protesto contra a Copa do ano em São Paulo foi marcado pela enorme presença policial, uma tropa de pelo menos 2.300 agentes, que superou ao número de manifestantes.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/14315/Um-protesto-com-mais-policiais-que-manifestantes/
 
23.02.2014 – SP –Táticas Inovadoras empregadas pela PMSP
O protesto Não Vai Ter Copa terminou com 261 detidos na tarde -noite  deste sábado, 22FEV14,- o maior saldo de detenções em manifestações. No centro de São Paulo, houve quebra-quebra e agressões feitas por manifestantes e por policiais militares. Os participantes do ato foram cercados e detidos pela tropa que os acompanhavam, integrantes do pelotão ninja (cerca de 100 policiais), o grupo de policiais especializados em artes marciais.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/14303/-SP-–Taticas-Inovadoras-empregadas-pela-PMSP/
 
Defesa
 
01.02.2014 – Defesa detalha segurança da Copa para corpo diplomático estrangeiro
O Ministério da Defesa (MD) apresentou nesta quinta-feira, em encontro organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Planejamento Integrado de Segurança para a Copa do Mundo da FIFA 2014.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/14393/Defesa-detalha-seguranca-da-Copa-para-corpo-diplomatico-estrangeiro/
 
27.02.2014 – SENADO – Militares e parentes manifestam insatisfação com salários e benefícios
Durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), na quinta-feira (27), militares da reserva e familiares de integrantes das Forças Armadas ainda na ativa falaram das insatisfações com os baixos salários e os benefícios da carreira.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/14373/SENADO—Militares-e-parentes-manifestam-insatisfacao-com-salarios-e-beneficios-/
 
25.02.2014 – Amorim destaca a modernização dos equipamentos das Forças Armadas em palestra pelos 100 anos da Escola de Guerra Naval
O ministro da Defesa, Celso Amorim, proferiu palestra durante o evento comemorativo pelos 100 anos da Escola de Guerra Naval nesta segunda-feira (24/02), no Rio de Janeiro. Em seu pronunciamento, Amorim tratou de temas como a diplomacia marítima, cooperação com países africanos, projetos estratégicos das Forças Armadas e a cobiçada riqueza petrolífera do Brasil – o que, na sua visão, pode motivar a cobiça de terceiros.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/14334/Amorim-destaca-a-modernizacao-dos-equipamentos-das-Forcas-Armadas-em-palestra-pelos-100-anos-da-Escola-de-Guerra-Naval/
 
Tecnologia
 
01.03.2014 – Tecnologia para manter as tropas bem alimentadas
Alimento seguro é a garantia do emprego operacional da tropa”. É com este lema que as Forças Armadas mantêm seus homens com moral elevados e sempre prontos para o combate. A questão da alimentação no meio militar sempre foi tratada como assunto de segurança. Quando foi criada em 2003, a Comissão de Estudos de Alimentação para as Forças Armadas (CEAFA), do Ministério da Defesa (MD), deu novos rumos para os padrões de rações de comida e alimentação da tropa, convencional ou operacional.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/14394/Tecnologia-para-manter-as-tropas-bem-alimentadas/
 
26.02.2014 – Brasil e Angola debatem formação de recursos humanos
Brasil e Angola pretendem estreitar a cooperação e intensificar esforços nas áreas de formação de recursos humanos e de infraestrutura científica. A ideia é que experiências brasileiras possam contribuir com o plano estratégico angolano de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), em fase de construção, que tem entre uma de suas metas titular 120 doutores até 2020.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/14351/Brasil-e-Angola-debatem-formacao-de-recursos-humanos/
 
24.02.2014 – Quais os rumos da biometria no Brasil?
O Brasil vem chamando atenção do mundo todo por sua capacidade de rapidamente absorver novas tecnologias biométricas em vários segmentos – o que garante uma posição de destaque, principalmente no mercado financeiro. Cinco dos maiores bancos brasileiros já estão adotando a autenticação biométrica, implantando sensores nos caixas eletrônicos.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/14317/Quais-os-rumos-da-biometria-no-Brasil-/
 
24.02.2014 – Perdendo o melhor mercado
Confrontado com a perda de participação do Brasil no comércio mundial de produtos de alta tecnologia, soa hoje como ironia o lema "Inovar para competir. Competir para crescer" com que foi amplamente anunciado o Plano Brasil Maior, por meio do qual o governo Dilma Rousseff pretendia, entre 2011 e 2014, reinserir competitivamente a produção industrial brasileira no comércio mundial e assegurar a ampliação de seu mercado dentro do País.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/14321/Perdendo-o-melhor-mercado-/
 
24.02.2014 – Embraer anuncia criação de centro tecnológico em Portugal
A Embraer anunciou nesta sexta-feira que criará um centro de engenharia e tecnologia na cidade portuguesa de Évora (a 154 quilômetros a leste de Lisboa), onde já dispõe de duas fábricas.
http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/14308/Embraer-anuncia-criacao-de-centro-tecnologico-em-Portugal/
 
Pensamento
 
24.02.2014 – Comentario Gelio Fregapani – No Mundo, no País e outras notícias
Apesar da relativa diminuição de sua hegemonia, não há dúvida que os EUA seguirão sendo, por muito tempo, a principal potencia militar e uma das principais economias do mundo. Contudo, na medida em que as imensas quantidades de dólares sem lastro, até agora entesouradas por outros governos sejam usadas e lançadas em circulação a moeda estadunidense sofrerá um colapso e as consequencias serão apocalípticas. Evitar tal cenário ou ao menos retardá-lo é a estratégia que orienta a política norte-americana, deste início de século.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/14319/Comentario-Gelio-Fregapani—-No-Mundo–no-Pais-e-outras-noticias/

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter