16 a 22 de fevereiro – Semana

Terrestre
 
22.02.2014 – GOVERNO DOS EUA HOMENAGEIA MILITARES BRASILEIROS MORTOS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
O Governo dos Estados Unidos da América, por intermédio do Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Estados Unidos da América, realizou, em 19 de fevereiro, no mausoléu do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) a aposição de flores em homenagem aos militares brasileiros que morreram em combate, durante a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Teatro de Operações da Europa.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/14299/Governo-dos-EUA-homenageia-militares-brasileiros-mortos-durante-a-Segunda-Guerra-Mundial/
 
22.02.2014 – ASSINATURA DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O EXÉRCITO BRASILEIRO E O MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO
O Exército Brasileiro e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) assinaram, no dia 19 de fevereiro, um memorado de entendimento para promover e difundir os Projetos Estratégicos do Exército a diferentes públicos-alvo. A parceria prevê a implementação do Plano de Comunicação Social dos Projetos, alinhado ao Programa Modernizando a Gestão Pública, e o intercâmbio de conhecimento e recursos técnicos entre as instituições.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/14298/Assinatura-do-Memorando-de-Entendimento-entre-o-Exercito-Brasileiro-e-o-Movimento-Brasil-Competitivo/
 
21.02.2014 – 69 ANOS DA TOMADA DE MONTE CASTELO
21 de fevereiro de 1945. Passados 227 dias de sua chegada às terras italianas, e após infrutíferos ataques contra os nazistas, que detinham vantagem estratégica no terreno íngreme, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) protagonizou uma das maiores conquistas em sua participação na 2ª Guerra Mundial: a Tomada de Monte Castelo.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/14284/69-anos-da-tomada-de-Monte-Castelo/
 
19.02.2014 – PESQUISA MOSTRA QUE SOLDADOS CHINESES NÃO CABEM EM CARROS DE COMBATE
Soldados chineses ficaram mais altos e gordos nos últimos anos, o que tem feito eles ficarem entalados nos carros de combate desenvolvidos há 30 anos, de acordo com a AFP.
http://www.defesanet.com.br/china/noticia/14265/Pesquisa-mostra-que-soldados-chineses-nao-cabem-em-carros-de-combate/
 
17.02.2014 – SAFO – OBRAS DO SIMULADOR DE APOIO DE FOGO EM SANTA MARIA ESTÃO EM ANDAMENTO
O projeto de implantação do Simulador de Apoio de Fogo (SAFO) possibilitou a aquisição de um dos mais avançados dispositivos desse tipo de simulação. Para tanto, estão sendo realizadas obras em área situada no interior do Campo de Instrução de Santa Maria, no bairro Boi Morto.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14232/SAFO—Obras-do-Simulador-de-Apoio-de-Fogo-em-Santa-Maria-estao-em-andamento/
 
Aviação
 
22.02.2014 – HELICÓPTERO CIVIL É ALVEJADO EM SANTOS
Um helicóptero de carga foi atingido por um tiro enquanto se preparava para realizar uma operação especial na área dos morros de Santos, São PAulo. O incidente aconteceu no final da manhã da quarta-feira, 19 FEV 2014.
http://www.defesanet.com.br/mout/noticia/14300/Helicoptero-civil-e-alvejado-em-Santos-/
 
21.02.2014 – ANDRÉ BORSCHBERG: "NÃO VAMOS REVOLUCIONAR A AVIAÇÃO A CURTO PRAZO"
O suíço André Borschberg, de 60 anos, se considera um privilegiado. Ao lado do compatriota Bertrand Piccard, um balonista, Borschberg desenvolveu e pilota o Solar Impulse, o primeiro avião tripulado totalmente movido a energia solar. “É possível voar ininterruptamente com ele”, afirma Borschberg. Desde 2010, o Solar Impulse já atravessou a Suíça, o Mediterrâneo e os Estados Unidos.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14293/Andre-Borschberg—Nao-vamos-revolucionar-a-aviacao-a-curto-prazo-/
 
21.02.2014 – SAITO FALARÁ A PARLAMENTARES SOBRE COMPRA DE NOVOS CAÇAS PARA FAB
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, comparecerá na próxima quinta-feira (27) à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE)  para falar sobre a recente decisão do governo brasileiro de adquirir 36 caças suecos Grippen, para reequipar a Força Aérea Brasileira.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/14292/Saito-falara-a-parlamentares-sobre-compra-de-novos-cacas-para-FAB/
 
21.02.2014 – GULFSTREAM FAZ MAIS ENTREGAS QUE CESSNA EM MERCADO DE JATOS EXECUTIVOS
A Gulfstream tornou-se a segunda maior fabricante de jatos executivos do mundo em entregas em 2013, com as crescentes vendas de suas aeronaves de maior porte ultrapassando a linha de menor porte da Cessna, disse uma fonte da indústria nesta quarta-feira.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14291/Gulfstream-faz-mais-entregas-que-Cessna-em-mercado-de-jatos-executivos/
 
21.02.2014 – FAB IMPLANTA ESQUEMA ESPECIAL PARA ESPAÇO AÉREO DURANTE ENCONTRO DE TÉCNICOS
A Força Aérea Brasileira implantou um esquema especial para o espaço aéreo de Florianópolis (SC) durante o encontro dos técnicos das 32 seleções que participam da Copa do Mundo de 2014. Somente aeronaves das forças de segurança e ligadas ao evento podem realizar voos a distância menores de 13 quilômetros do resort Costa do Santinho, onde acontece o congresso da FIFA.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14287/FAB-implanta-esquema-especial-para-espaco-aereo-durante-encontro-de-tecnicos/
 
19.02.2014 – OS CAÇAS SUECOS E AS OPORTUNIDADES ESCANDINAVAS
Em julho de 2000, o governo brasileiro aprovou o programa de reaparelhamento e modernização da Força Aérea Brasileira, com investimentos totais de US$ 3,4 bilhões, consistindo na construção e aquisição de aeronaves de combate, de transporte e de helicópteros pesados. Dentro deste planejamento, destacava-se o Projeto FX, para a compra de 12 a 24 caças para substituir os antigos Mirage. Com a mudança de governo em 2003, o projeto foi protelado e, em 2006, foi remodelado.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/14250/Os-cacas-suecos-e-as-oportunidades-escandinavas/
 
18.02.2014 – RÚSSIA ESTÁ DESENVOLVENDO NOVOS HELICÓPTEROS DE ALTA VELOCIDADE
Como está previsto, o desenvolvimento do novo helicóptero russo de alta velocidade será concluído em 2017—2018. Diferentes variantes de tais máquinas estão sendo elaboradas na Rússia, embora ainda seja prematuro falar sobre suas caraterísticas técnicas.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14245/Russia-esta-desenvolvendo-novos-helicopteros-de-alta-velocidade/
 
18.02.2014 – FAB APRESENTA ESQUEMA DE DEFESA AÉREA PARA A COPA DO MUNDO
A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou, na manhã desta segunda-feira (17/02) o esquema operacional que será empregado durante a Copa do Mundo da FIFA no próximo mês de junho. O planejamento foi exposto aos comandantes de todas as unidades operacionais, bem como das bases aéreas.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/14238/FAB-apresenta-esquema-de-defesa-aerea-para-a-Copa-do-Mundo/
 
Naval
 
21.02.2014 – MARINHA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DURANTE A OPERAÇÃO “AMAZÔNIA AZUL”
Cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e 200 embarcações das Capitanias dos Portos irão patrulhar as Águas Jurisdicionais Brasileiras durante a Operação “Amazônia Azul”, iniciada no dia 17 de fevereiro.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14290/Marinha-intensifica-fiscalizacao-durante-a-Operacao-?Amazonia-Azul?/
 
21.02.2014 – MARINHA TESTA VANT SCANEAGLE PARA PATRULHAR A AMAZÔNIA
A Marinha do Brasil testou nesta terça-feira, 18, um veículo aéreo não tripulado (vant) da empresa americana Boeing. O objetivo do teste foi analisar as características do vant, para a escolha dos equipamentos que serão comprados com a função de patrulhar a Amazônia Azul (3,6 milhões de km2 ao longo de todo o litoral brasileiro, área de expressiva biodiversidade marinha).
http://www.defesanet.com.br/vant/noticia/14286/Marinha-testa-Vant-ScanEagle-para-patrulhar-a-Amazonia-/
 
20.02.2014 – O NOVO PAPEL DAS GUARDAS COSTEIRAS NO MUNDO
Foi preciso que 17 marinheiros morressem no atentado à bomba contra o costado do destróier “USS Cole” – que no momento do ataque, em outubro de 2000, se encontrava em faina de reabastecimento no porto iemenita de Áden –, para que a Marinha dos Estados Unidos fizesse a revisão dos seus procedimentos de segurança em zonas de alto risco – e convocasse a Guarda Costeira a organizar um sistema de defesa para embarcações e forças-tarefa em missão longe de casa.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14272/O-novo-papel-das-Guardas-Costeiras-no-mundo/
 
19.02.2014 – NAVIOS DA OPERAÇÃO “ASPIRANTEX 2014” ATRACAM EM MONTEVIDÉU
Nos dias 26 e 27 de janeiro, os Navios de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” e “Garcia D’Avila”, e a Fragata “Greenhalgh”, participantes da Operação “ASPIRANTEX 2014”, atracaram no Porto de Montevidéu, no Uruguai, onde permaneceram abertos à visitação pública.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14256/Navios-da-Operacao-?ASPIRANTEX-2014?-atracam-em-Montevideu/
 
18.02.2014 – NOVA DOUTRINA DA MARINHA DE GUERRA DA RÚSSIA
O navio polivalente de desembarque Vladivostok, tipo Mistral, poderá contar com uma base naval já no outono de 2015, devendo as obras ser concluídas até aos finais de 2017. A primeira viga do futuro atracadouro para esse navio de vanguarda foi instalada em 11 de fevereiro na angra Uliss em Vladivostok.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14244/Nova-doutrina-da-Marinha-de-Guerra-da-Russia/
 
17.02.2014 – MARINHA REALIZA OPERAÇÃO "AMAZÔNIA AZUL"
Realizada pela Marinha do Brasil (MB), sob a coordenação do Comando de Operações Navais, a operação tem como objetivos principais: intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), além de servir como preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo FIFA 2014.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14237/Marinha-realiza-Operacao–Amazonia-Azul-/
 
Armas
 
21.02.2014 – MARINHA DOS EUA TESTARÁ ARMAS ELETROMAGNÉTICAS ATÉ O FINAL DO ANO
Em pouco tempo, a Marinha americana vai parecer um cenário de Star Wars: as novas armas que estão sendo projetadas para o uso da Força naval são eletromagnéticas e poderão destruir drones e barcos a velocidades hipersônicas, segundo o jornal The Independent. A ideia é “para já”: o plano é implantar o primeiro laser em um navio no final de 2014 e testar um protótipo de arma eletromagnética a bordo dentro de dois anos.
http://www.defesanet.com.br/armas/noticia/14285/Marinha-dos-EUA-testara-armas-eletromagneticas-ate-o-final-do-ano/
 
Geopolítica
 
20.02.2014 – UCRÂNIA: 67 POLICIAIS FORAM CAPTURADOS POR MANIFESTANTES
O Ministério do Interior da Ucrânia informou, nesta quinta-feira, que sessenta e sete policias foram capturados por manifestantes, em Kiev. A informação foi divulgada pelas agências AP e AFP.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14278/Ucrania–67-policiais-foram-capturados-por-manifestantes/
 
20.02.2014 – DRESDEN RELEMBRA BOMBARDEIO ALIADO DE 1945
Pela primeira vez em anos, cerimônia não foi acompanhada por marchas de neonazistas, que insistem em desviar o sentido da data para fins ideológicos próprios. Corrente humana foram ponto alto da celebração.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/14274/Dresden-relembra-bombardeio-aliado-de-1945/
 
19.02.2014 – MADURO EXIGE FIM DA INGERÊNCIA COLOMBIANA: "JÁ CHEGA, CACETE!"
Em declarações acaloradas, o presidente Nicolás Maduro exigiu de seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, nesta terça-feira, que pare "de se meter nos assuntos internos" da Venezuela, país que está sendo varrido por uma onda de protestos estudantis.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14262/Maduro-exige-fim-da-ingerencia-colombiana—ja-chega–cacete–/
 
19.02.2014 – COMEÇA A 'PARTE DIFÍCIL' DE NEGOCIAÇÕES ENTRE IRÃ E OCIDENTE
O Irã deu início nesta terça-feira, em Viena (Áustria), aos diálogos com seis potências mundiais, em busca de um acordo definitivo a respeito de seu programa nuclear.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14261/Comeca-a–parte-dificil–de-negociacoes-entre-Ira-e-Ocidente/
 
19.02.2014 – CHINA PODE GERAR 3ª ONDA DA CRISE ECONÔMICA PÓS-2008
O editor de economia da BBC, Robert Peston, investigou como a desaceleração econômica da China pode levar a uma "terceira onda" da crise econômica que abalou o mundo em 2008. Além do artigo abaixo, o resultado desse trabalho é a reportagem especial "How China Fooled the World" ("Como a China enganou o mundo", em tradução livre), transmitido no Reino Unido pelo canal de TV BBC 2 nesta semana .
http://www.defesanet.com.br/china/noticia/14260/China-pode-gerar-3?-onda-da-crise-economica-pos-2008/
 
19.02.2014 – MOSCOU E CAIRO SE DISPÕEM A AMPLIAR COOPERAÇÃO NA ESFERA MILITAR
“O referido contrato ainda não rubricado, encontrando-se em vias de elaboração”, completou, adiantando que “a entrega e os pagamentos serão efetuados em duas etapas, a primeira das quais será realizada até meados do ano corrente”.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14258/Moscou-e-Cairo-se-dispoem-a-ampliar-cooperacao-na-esfera-militar/
 
18.02.2014 – BRASIL ADOTA CAUTELA EM CRISE NA VENEZUELA
Mantendo um tom de cautela, o Brasil preferiu até o momento evitar declarações impactantes sobre o acirramento da situação política na Venezuela, preferindo atrelar sua posição a pronunciamentos "coletivos" regionais.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14247/Brasil-adota-cautela-em-crise-na-Venezuela/
 
18.02.2014  – 1943: GOEBBELS DECLARA GUERRA TOTAL
"Eu lhes pergunto: Vocês querem a guerra total?" Interrompido por aplausos e gritos de "sim", o orador insistiu na pergunta. "Vocês a querem, se necessário, mais total e radical do que a podemos imaginar hoje?". E recebeu nova ovação e um decidido "sim" da plateia. Este foi o auge do discurso do chefe da propaganda nazista, Joseph Goebbels (1897-1945), no dia 18 de fevereiro de 1943, diante de 14 mil pessoas reunidas no Palácio dos Esportes, em Berlim.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/14241/1943–Goebbels-declara-guerra-total/
 
Segurança
 
21.02.2014 – REPRESENTANTES DAS SELEÇÕES APROVAM ESQUEMA DE SEGURANÇA E DEFESA PARA O MUNDIAL
O esquema de segurança para a Copa do Mundo de 2014 foi apresentado às delegações das 32 equipes que participarão do torneio nesta quinta-feira (20/02), durante o Seminário das Seleções realizado em Florianópolis. Representantes dos órgãos envolvidos na proteção e defesa do país, e de seus visitantes, expuseram o planejamento e como será a execução das ações integradas ao longo do Mundial, que acontece entre os próximos meses de junho e julho.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/14282/Representantes-das-selecoes-aprovam-esquema-de-seguranca-e-defesa-para-o-Mundial/
 
20.02.2014 – JUSTIÇA MILITAR CONDENA TRÊS CIVIS A 24 ANOS DE RECLUSÃO POR MATAR SENTINELA
A Justiça Militar da União em Belém (PA) condenou três civis a 24 anos de reclusão, acusados de invadir o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, Unidade de Vigilância  da capital paraense, matar um soldado da Aeronáutica, que vigiava o local, e roubar seu armamento.
http://www.defesanet.com.br/stm/noticia/14279/Justica-Militar-condena-tres-civis-a-24-anos-de-reclusao-por-matar-sentinela/
 
20.02.2014 – MP MILITAR QUER CINTO DE SEGURANÇA PARA VEÍCULOS BÉLICOS
O Ministério Público Militar ajuizou ação civil pública contra a União, com pedido liminar, a fim de obrigar o Comando do Exército, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a exigirem o uso de cinto de segurança por todos os passageiros em veículos de uso bélico, inclusive pelos militares que são transportados lateralmente em caçambas traseiras (como as que existem em jipes, marruás e caminhões, que também são comercializados para uso civil).
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/14277/MP-Militar-quer-cinto-de-seguranca-para-veiculos-belicos/
 
19.02.2014 – DILMA DESTACA AÇÕES DE SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS PARA COPA
A presidente Dilma Rousseff destacou nesta terça-feira, na coluna semanal “Conversa com a Presidenta”, publicada nos jornais do interior do país, as ações de segurança nas fronteiras devido à realização da Copa do Mundo e à Olimpíada no Brasil.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/14251/Dilma-destaca-acoes-de-seguranca-nas-fronteiras-para-Copa/
 
17.02.2014 – PF ENGROSSA CALDO DE PROBLEMAS PRÉ-COPA
A quatro meses da Copa, com o governo dependendo do Congresso para aprovar leis mais duras contra protestos violentos e atraso na construção dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), conforme mostrou o Correio na edição de ontem, a segurança no Mundial tem outra pendência: a insatisfação de delegados da Polícia Federal (PF).
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/14233/PF-engrossa-caldo-de-problemas-pre-Copa/
 
Defesa
 
22.02.2014 – MINISTROS INTEGRANTES DA UNASUL APROVAM CRIAÇÃO DA ESCOLA SUL-AMERICANA DE DEFESA
O Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/Unasul) deu ontem uma contribuição decisiva para a formação de uma identidade regional em matéria de defesa. Reunidos em Paramaribo, capital do Suriname, os ministros da defesa dos países que compõem o fórum aprovaram a criação da Escola Sul-Americana de Defesa (Esude).
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14297/Ministros-integrantes-da-Unasul-aprovam-criacao-da-Escola-Sul-Americana-de-Defesa/
 
22.02.2014 – EX-COMBATENTES SÃO HOMENAGEADOS EM COMEMORAÇÃO PELOS 69 ANOS DA TOMADA DE MONTE CASTELO
Ao som da Canção do Expedicionário, homens do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) homenagearam os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram ao lado das tropas aliadas na II Guerra Mundial. O evento marcou os 69 anos da tomada de Monte Castelo, na Itália, pelos militares da FEB – batalha decisiva na libertação da Europa do jugo nazista.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/14295/Ex-combatentes-sao-homenageados-em-comemoracao-pelos-69-anos-da-tomada-de-Monte-Castelo/
 
19.02.2014 – BRASIL RECEBE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE CAÇAS SUECOS
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, recebeu nesta terça-feira (18) o presidente da companhia sueca Saab, Håkan Buskhe, para iniciar a organização do governo federal para a transferência de tecnologia associada ao desenvolvimento dos aviões de combate Gripen NG, anunciados em dezembro como futuro caça da Força Aérea Brasileira.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/14249/Brasil-recebe-transferencia-de-tecnologia-de-cacas-suecos/
 
Tecnologia
 
22.02.2014 – BRASIL PARTICIPA DE NOVO SATÉLITE 'CAÇA-PLANETAS'
A Agência Espacial Europeia (ESA) deu luz verde para a construção de um novo satélite "caça-planetas", chamado Plato, previsto para ser lançado até 2024. Cientistas de 23 países estão envolvidos no projeto, incluindo brasileiros.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/14301/Brasil-participa-de-novo-satelite–caca-planetas-/
 
20.02.2014 – OPTOVAC PARTICIPA DO INOVA AERODEFESA
A OPTOVAC, filial da SAGEM (Grupo SAFRAN) no Brasil ,foi selecionada pela FINEP para receber uma subvenção dentro do Programa INOVA AERODEFESA. O projeto é para desenvolver sistemas de navegação inercial para navios de superfície e veículos submarinos autônomos.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/14266/OPTOVAC-participa-do-INOVA-AERODEFESA/
 
20.02.2014 – O COMPUTADOR ESTÁ MORTO. LONGA VIDA AO COMPUTADOR!
Não é de hoje que se anuncia a morte do computador pessoal. De fato, o equipamento que trouxe a revolução digital para a casa das pessoas tem perdido espaço rapidamente nos últimos anos. No quarto trimestre de 2013, as vendas globais de PCs caíram 6,9%, no sétimo trimestre consecutivo de queda. No ano, quando 316 milhões de unidades foram vendidas, o recuo chegou a 10%, no pior resultado da história desses aparelhos, segundo a empresa de pesquisa Gartner.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/14268/O-computador-esta-morto–Longa-vida-ao-computador-/
 
18.02.2014 – CERT.BR DIVULGA BALANÇO DAS NOTIFICAÇÕES DE INCIDENTES DE SEGURANÇA RECEBIDAS EM 2013
Em 2013, o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) recebeu 352.925 notificações de incidentes de segurança ocorridos na Internet brasileira. Em comparação com o ano de 2012, este número teve uma queda de 24%.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/14243/CERT-br-divulga-balanco-das-notificacoes-de-incidentes-de-seguranca-recebidas-em-2013/
 
16.02.2014 – SCD-1 – COMPLETA MAIORIDADE E SE TORNA O MAIS ANTIGO EM SUA CATEGORIA NO ESPAÇO
No dia 19 de fevereiro, o microssatélite produzido no INPE, o Satélite de Coleta de Dados-1 (SCD-1), de uso científico, chegará a sua maioridade. E também a surpreendente condição de ser o mais antigo objeto em sua categoria a manter sua órbita no espaço e em funcionamento ininterrupto por mais de 7665 dias, ou seja, 21 anos. Ou 131.241 rotações orbitais em torno da Terra.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/14223/SCD-1—Completa-maioridade-e-se-torna-o-mais-antigo-em-sua-categoria-no-espaco/
 
Inteligência
 
20.02.2014 – OS PROTESTOS E A IDEOLOGIZAÇÃO DO VAZIO
Em pleno século XXI, com a nova configuração da política internacional resultante de diversos fenômenos político-sociais  e econômicos ocorridos, ainda, na segunda metade do século XX, como a queda da União Soviética, o processo de globalização e o surgimento de outros atores no cenário mundial, incluindo o Brasil, acreditava-se que movimentos cuja bandeira fosse de resistência, revolução, luta de massas, do proletariado e das classes camponesas, a exemplo dos surgidos na década de 60, faziam parte de um passado histórico.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/14271/Os-Protestos-e-a-Ideologizacao-do-Vazio-/
 
16.02.2014 – INTELIGÊNCIA LONGE DO "PADRÃO FIFA"
A menos de quatro meses para o início da Copa do Mundo, os Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), os cérebros que vão interligar todas as forças de segurança envolvidas com o evento para execução de planejamento e táticas operacionais, ainda não ficaram prontos. Das 13 unidades previstas, que já poderiam estar funcionando para que os agentes públicos tivessem mais tempo de se adaptar à nova estrutura, 10 delas ainda estão praticamente pela metade. O ritmo lento agrava o já criticado e ineficaz trabalho de inteligência do governo para conter as violentas manifestações de rua, que sacudiram capitais brasileiras no ano passado e apresentam fortes sinais de recrudescimento. O fato é que o Brasil ainda carrega uma interrogação do tamanho do próprio território quando o assunto é a segurança na Copa.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/14224/Inteligencia-longe-do–Padrao-FIFA-/
 
Pensamento
 
24.02.2014 – COMENTARIO GELIO FREGAPANI – NO MUNDO, NO PAÍS E OUTRAS NOTÍCIAS
Apesar da relativa diminuição de sua hegemonia, não há dúvida que os EUA seguirão sendo, por muito tempo, a principal potencia militar e uma das principais economias do mundo. Contudo, na medida em que as imensas quantidades de dólares sem lastro, até agora entesouradas por outros governos sejam usadas e lançadas em circulação a moeda estadunidense sofrerá um colapso e as consequencias serão apocalípticas.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/14319/Comentario-Gelio-Fregapani—-No-Mundo–no-Pais-e-outras-noticias/
 
20.02.2014 – JORNALISMO A SERVIÇO DE QUÊ?
O que pode pretender um grande jornal quando divulga uma entrevista com um mascarado que se apresenta como black bloc e lança ameaças de atentados, em ônibus e hotéis, às delegações e aos turistas que vierem para a Copa?
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/14275/Jornalismo-a-servico-de-que-/
 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter