12 a 18 de janeiro – Semana

Terrestre
 
15.01.2014 – KMW – COMEÇA OBRA DA FÁBRICA DE BLINDADOS EM SANTA MARIA
Começou ontem (13JAN14) a ser erguida a fábrica de blindados de Santa Maria. A unidade do grupo alemão Krauss-Maffei Wegmann (KMW), destinada a atender a América do Sul, deve ficar pronta em apenas seis meses. A partir do segundo semestre deste ano, a empresa dará início à primeira fase do seu investimento no Brasil, com a manutenção de veículos do Exército.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/13841/KMW—Comeca-obra-da-fabrica-de-blindados-em-Santa-Maria/
 
15.01.2014 – DEFESA ANTIAÉREA – UMA DECISÃO REALISTA
Os requerimentos militares precisam ser realistas. De nada adianta estabelecer metas que não serão cumpridas facilmente em situação de crise. O primeiro ponto é avaliar quais são os principais riscos à defesa do país. O segundo envolve a melhor maneira de enfrentá-los. Para um país com problemas orçamentários a flexibilidade é outro ponto importante. Os sistemas necessitam cumprir várias funções adequadamente e serem capazes de autoproteção. O caso dos requerimentos para o fornecimento de três baterias de mísseis antiaéreos de médio alcance para as Forças Armadas brasileiras é emblemático.
http://www.defesanet.com.br/br_ru/noticia/13839/Defesa-Antiaerea—Uma-decisao-realista/
 
15.01.2014 – GENERAL SOARES ASSUME COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES (COTER)
O Comando de Operações Terrestres (Coter) – um dos principais braços do Exército Brasileiro – tem novo comandante. O general Williams José Soares assumiu, nesta terça-feira (14), a chefia interina em substituição ao general João Carlos Vilela Morgero, que passou para a reserva. O general Vilela foi nomeado pela presidenta Dilma Rousseff representante permanente do Brasil junto à Conferência do Desarmamento, em Genebra, na Suíça.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/13832/General-Soares-assume-Comando-de-Operacoes-Terrestres-(Coter)/
 
14.01.2014 – CENTRO DE INSTRUÇÃO DE BLINDADOS “GENERAL WALTER PIRES” – REALIZA PASSAGEM DE COMANDO
Santa Maria (RS) – No dia 09 de janeiro de 2013, o Centro de Instrução de Blindados, “General Walter Pires”, realizou a sua cerimônia de Passagem de Comando do Tenente Coronel Marcelo Carvalho Ribeiro para o Tenente Coronel Alex Alexandre de Mesquita.
http://www.defesanet.com.br/leo/noticia/13824/Centro-de-Instrucao-de-Blindados-?General-Walter-Pires?-?-realiza-Passagem-de-Comando/
 
13.01.2014 – EB – 3ªDE PASSAGENS DE COMANDO
Em cerimônia realizada no dia 6 de janeiro de 2014, no quartel do 3ª Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, o Tenente Coronel Eduardo Gomes da Silva transmitiu o cargo de Comandante do Regimento Mallet ao Tenente Coronel Carlos Marcelo Teixeira Costa.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/13817/EB—3?DE-Passagens-de-Comando/
 
Aviação
 
17.01.2014 – PODE HAVER CAOS AÉREO NA COPA?
A Copa do Mundo de 2014 provocará milhares de deslocamentos aéreos pelo Brasil, que ainda tem muitos problemas de infraestrutura para resolver. Mas existe o risco de um caos aéreo?
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/13871/Pode-haver-caos-aereo-na-Copa-/
 
15.01.2014 – DIESEL VERDE – GRANDE POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO COMO COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL PARA AVIAÇÃO
EATTLE, 14 de janeiro de 2014 – A BOEING identificou o “diesel verde”, combustível renovável atualmente usado no transporte rodoviário, como nova e significativa fonte de biocombustível sustentável para aviação que emite pelo menos 50% menos dióxido de carbono do que o combustível fóssil ao longo de seu ciclo de vida. A empresa está trabalhando com a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) e outros interessados para aprovar o uso do diesel verde em aeronaves e reduzir ainda mais as emissões de carbono da indústria da aviação.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13837/Diesel-Verde—Grande-potencial-de-utilizacao-como-combustivel-sustentavel-para-aviacao/
 
14.01.2014 – AIRBUS REGISTRA MAIOR VENDA ANUAL DE AVIÕES DA HISTÓRIA
A fabricante europeia de aeronaves Airbus superou a rival norte-americana Boeing com vendas e pedidos recorde no ano passado, o que significa o melhor resultado comercial da história da aeronáutica. Em 2013, a empresa recebeu 1.503 pedidos líquidos, após cancelamentos. Isso comparado aos 1.355 pedidos feitos à Boeing. O número total de pedidos à Airbus é um recorde para todo o setor.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13828/Airbus-registra-maior-venda-anual-de-avioes-da-historia/
 
14.01.2014 – OS CAÇAS SUECOS E A LÓGICA DE SUPERMERCADO
A solução dada ao problema da compra dos novos caças para a FAB deve ser observada num horizonte mais amplo. Cabe ao Comando da Força Aérea perceber que já há quem aponte, discretamente, que o governo gastará bilhões com a compra de equipamento militar enquanto populações civis sofrem e morrem em inundações e secas que se repetem.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/13827/-Os-cacas-suecos-e-a-logica-de-supermercado/
 
13.01.14 – FROTA DE ALUGUEL E TREINO NA ÁFRICA
A escolha está feita, o negócio, fechado, e o contrato final começa a levar jeito a partir das 28 mil páginas do processo F-X2, para escolha do novo caça da FAB.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/13819/Frota-de-aluguel-e-treino-na-Africa/
 
Marinha
 
16.01.2014 – DGEPEM – SEMINÁRIO SOBRE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA AMAZÔNIA AZUL – SISGAAZ
No próximo dia 17 de janeiro, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha (DGePEM), promove um seminário aberto à imprensa para divulgação do Pedido de Proposta do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). O evento será realizado a partir das 10h, na Escola de Guerra Naval (Av. Pasteur, 480, Urca, Rio de Janeiro). Após sua apresentação, o Diretor da DGePEM, Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, falará com a imprensa durante entrevista coletiva, a partir das 11h45.
http://www.defesanet.com.br/sisgaaaz/noticia/13860/DGePEM—Seminario-sobre-Sistema-de-Gerenciamento-da-Amazonia-Azul—SisGAAz-/
 
15.01.2014 – MB – ENTREVISTA VA FRADE – DIRETORIA DA GESTÃO DOS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA
A Marinha do Brasil passa por um momenta de renovação, não apenas de equipamentos, mas também no que se refere à sua  participação nos grandes projetos estratégicos que estão em desenvolvimento pelo governo,  como o: Programa de Obtenção de  Navios-Aeródromos (ProNAe), o Programa de Obtenção de Navios-Anfibios (ProNAnf), o SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), entre outros.
http://www.defesanet.com.br/sisgaaaz/noticia/13844/MB—Entrevista-VA-Frade—Diretoria-da-Gestao-dos-Projetos-Estrategicos-da-Marinha/
 
15.01.2014 – GRUPOS SE PREPARAM PARA DISPUTA DE MEGALICITAÇÃO DA MARINHA
Pelo menos dez grupos que atuam no setor de defesa e segurança sinalizaram à Marinha o interesse em participar da licitação do Sisgaaz, o bilionário programa de sistemas de gerenciamento da Amazônia Azul. Entre eles aparecem Embraer Defesa e Segurança, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Boeing.
http://www.defesanet.com.br/sisgaaaz/noticia/13835/Grupos-se-preparam-para-disputa-de-megalicitacao-da-Marinha/
 
15.01.2014 – ATLÂNTICO SUL – BRASIL APRESENTA PROPOSTA PARA EXPLORAÇÃO MINERAL
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou à Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISBA), plano de trabalho para exploração mineral de uma área de 3 mil km² localizada em águas internacionais do Atlântico Sul, numa região conhecida como Elevado do Rio Grande, situada a mais de 1.500 km da costa brasileira.
http://www.defesanet.com.br/sisgaaaz/noticia/13834/Atlantico-Sul—Brasil-apresenta-proposta-para-exploracao-mineral/
 
15.01.2014 – MARINHA ABRE CONCURSO COM 1.860 VAGAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS FUZILEIROS NAVAIS
No próximo mês de fevereiro de 2014 estarão abertas as inscrições do concurso de admissão para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) da Marinha do Brasil. São 1.860 vagas distribuídas entre o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), Rio de Janeiro (RJ), e o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), no Distrito Federal, com 1.620 e 240 vagas, respectivamente.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13830/Marinha-abre-concurso-com-1-860-vagas-no-curso-de-formacao-de-Soldados-Fuzileiros-Navais/
 
13.01.2014 – ALMIRANTE CARLOS AUGUSTO ASSUME O ESTADO-MAIOR DA ARMADA (EMA)
Em cerimônia realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, o almirante Carlos Augusto de Sousa assumiu o cargo de chefe do Estado-Maior da Armada (EMA). Carlos Augusto substitui o almirante Eduardo Monteiro Lopes, indicado para representante permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional, com sede em Londres, no Reino Unido.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13821/-Almirante-Carlos-Augusto-assume-o-Estado-Maior-da-Armada-(EMA)/
 
SOF
 
17.01.2014 – JAPÃO: MORRE SOLDADO QUE ESPEROU 30 ANOS PARA SE RENDER APÓS 2ª GUERRA
Hiroo Onoda, soldado imperial japonês que se escondeu em uma selva por quase 30 anos após o fim da 2ª Guerra Mundial para evitar a rendição, morreu nessa quinta-feira na capital nipônica, aos 91 anos. O porta-voz do governo de Tóquio, Yoshihide Suga, expressou nesta sexta-feira suas condolências, e lembrou da grande vontade de viver e o espírito indomável de Onoda, de acordo com informações da agência AP.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/13866/Japao–morre-soldado-que-esperou-30-anos-para-se-render-apos-2?-Guerra/
 
Armas
 
18.01.2014 – CHINA JÁ POSSUI ARMA HIPERSÔNICA
O dispositivo testado, segundo afirmam fontes chinesas, tem um valor puramente científico. No entanto, no futuro, com base neste desenvolvimento podem ser criados mísseis de cruzeiro hipersônicos e ogivas para mísseis balísticos capazes de romper defesas antimísseis.
http://www.defesanet.com.br/china/noticia/13878/China-ja-possui-arma-hipersonica/
 
14.01.2014 – CRIADOR DO FUZIL KALASHNIKOV ESCREVEU CARTA DE ARREPENDIMENTO
Mikhail Kalashnikov, criador do lendário fuzil de assalto, escreveu uma carta ao chefe da Igreja ortodoxa russa antes de sua morte manifestando o temor de ser culpado pessoalmente pela perda de tantas vidas.
http://www.defesanet.com.br/armas/noticia/13825/Criador-do-fuzil-Kalashnikov-escreveu-carta-de-arrependimento/
 
Geopolítica
 
18.01.2014 – ESTADO 'FALIDO' – MILÍCIAS 'REVIDAM' CARTÉIS EM MEIO À VIOLÊNCIA NO MÉXICO
Miichoacán é um estado do centro-oeste do México onde tropas do governo foram inicialmente alocadas, em 2007, para combater cartéis de drogas. Agora, o estado corre o risco de sair do controle – em meio ao confronto entre cartéis de drogas e milícias populares.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/13875/Estado–falido—-Milicias–revidam–carteis-em-meio-a-violencia-no-Mexico/
 
18.01.2014 – ONU DENUNCIA MASSACRES E EXISTÊNCIA DE CRIANÇAS-SOLDADO NO SUDÃO DO SUL
O subsecretário-geral da ONU para os Direitos Humanos, Ivan Simonovic, afirmou que há crianças-soldado combatendo no Sudão do Sul e denunciou massacres. "As informações que nos chegam indicam massacres, execuções extrajudiciais, destruições em grande escala, saques e o recrutamento de crianças-soldado", declarou à imprensa o enviado da ONU em uma visita ao Sudão do Sul.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/13874/ONU-denuncia-massacres-e-existencia-de-criancas-soldado-no-Sudao-do-Sul/
 
17.01.2014 – 1991: COMEÇA A OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO
"Há duas horas, os aviões dos aliados iniciaram um ataque contra alvos militares no Iraque e no Kuwait. Enquanto falo aqui, os bombardeios prosseguem. Esse conflito iniciou-se no dia 2 de agosto, quando o ditador do Iraque atacou seu pequeno vizinho indefeso."
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/13872/1991–Comeca-a-operacao-Tempestade-no-Deserto/
 
17.01.2014 – SEUL REJEITA PROPOSTA DA COREIA DO NORTE CONTRA TENSÃO NA FRONTEIRA
A Coreia do Sul rejeitou nesta sexta-feira (17) a proposta da Coreia do Norte de suspender os exercícios militares com os Estados Unidos, previsto para março. O objetivo era adotar medidas que diminuissem a tensão entre os vizinhos nas fronteiras.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/13867/Seul-rejeita-proposta-da-Coreia-do-Norte-contra-tensao-na-fronteira/
 
17.01.2014 – ESPIONAGEM ENFRAQUECE RELAÇÃO EUA-ALEMANHA
As relações entre a Alemanha e os EUA estão piores agora do que durante a invasão americana no Iraque, há uma década, disse ontem um importante aliado da premiê Angela Merkel, num sinal da crescente ira, em Berlim, com as táticas de espionagem americanas.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/13863/Espionagem-enfraquece-relacao-EUA-Alemanha-/
 
17.01.2014 – TÓQUIO VS PEQUIM: ÁFRICA UMA NOVA ARENA
A luta sino-japonesa está sendo transferida para uma nova arena. Tendo se cansado de estabelecer a soberania das ilhas disputadas no mar da China Meridional, Pequim e Tóquio decidiram medir forças no continente africano.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/13862/Toquio-vs-Pequim–Africa-uma-nova-arena/
 
16.01.2014 – BRASIL DOARÁ US$ 300 MIL PARA OS SÍRIOS
O Brasil se comprometeu ontem a doar US$ 300 mil para ajuda humanitária na Síria. Os recursos serão encaminhados para a Unicef e para o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados,dentro de uma iniciativa que pretende recolocar na escola 4 milhões de crianças sírias prejudicadas pela guerra civil. Desde 2012, o governo brasileiro já doou US$ 610 mil para assistência no país árabe.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/13853/Brasil-doara-US$-300-mil-para-os-sirios-/
 
16.01.2014 – ROBERTO LOPES – EXCLUSIVO: LONDRES EXIGE QUE TEL-AVIV DIGA COMO SERÃO OS KFIRS ARGENTINOS
O governo do Premiê David Cameron exige receber de Israel uma descrição pormenorizada dos sistemas – eletrônicos e de motorização – a serem embarcados nos 18 caças Kfir Block 60, que a IAI (Israel Aerospace Industries) tenciona transferir, no início de 2015, para a Força Aérea Argentina.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/13849/Roberto-Lopes-?-EXCLUSIVO–Londres-exige-que-Tel-Aviv-diga-como-serao-os-Kfirs-argentinos/
 
15.01.2014 – CEM ANOS DEPOIS, MÍDIA INTERNACIONAL DÁ DESTAQUE À PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Massas eufóricas festejando a guerra, trens abarrotados de soldados radiantes a caminho do front. E, então, imagens de morte numa paisagem lunar chamada Verdun, palco da mais sangrenta batalha da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). No centenário de sua declaração, o conflito está por toda parte, e exposições pela Europa afora relembram a "Grande Guerra" e suas consequências.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/13842/Cem-anos-depois–midia-internacional-da-destaque-a-Primeira-Guerra-Mundial/
 
Segurança
 
15.01.2014 – UNODC – FALSIFICAÇÕES UM NEGÓCIO DE U$ 250 BI
Uma nova campanha global do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) foi lançada na terça-feira (14JAN14), hoje para conscientizar os consumidores sobre o tráfico ilícito de produtos falsificados, negócio que vale em torno de US$ 250 bilhões por ano. A campanha intitulada Produtos falsificados: Não financie o crime organizado informa os consumidores que a compra de produtos falsificados pode financiar grupos criminosos organizados, colocar a saúde e a segurança do consumidor em risco e contribuir com outras questões éticas e ambientais.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/13843/UNODC—Falsificacoes-um-negocio-de-U$-250-Bi/
 
14.01.2014 – DE ONDE VÊM AS ARMAS DO CRIME EM SÃO PAULO?
Com 19 milhões de habitantes em sua área metropolitana, São Paulo é uma cidade imponente por seu tamanho, diversidade e dinamismo econômico. Mas a cidade é também um grande mercado para as armas, com mais de 14 mil confiscadas durante 2011 e 2012.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/13829/De-onde-vem-as-armas-do-crime-em-Sao-Paulo-/
 
Defesa
 
16.01.2014 – FIFA DIZ QUE CONFIA NA SEGURANÇA DO MUNDIAL
Governo brasileiro de garantir a segurança da Copa e promete que os dirigentes da entidade virão para o torneio em junho. Em sua edição de ontem, o Estado revelou com exclusividade que cartolas de federações de diversos países já indicaram que não ficarão no País durante o torneio por temer os protestos.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/13851/Fifa-diz-que-confia-na-seguranca-do-Mundial-/
 
16.01.2014 – BRASIL E SRI LANKA FIRMAM COOPERAÇÃO NA ÁREA DE DEFESA
O treinamento e o intercâmbio de militares, bem como a cooperação técnica e industrial no setor de defesa foram os principais pontos da reunião bilateral entre o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o secretário de Defesa e do Desenvolvimento Urbano do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, ocorrido hoje (15), em Brasília. De imediato, Amorim e Rajapaksa acordaram a indicação, por exemplo, de militares para participarem dos cursos oferecidos pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCopab), situado no Rio de Janeiro.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/13850/Brasil-e-Sri-Lanka-firmam-cooperacao-na-area-de-defesa/
 
15.01.2014 – PROJETO F-X2: BRASIL E SUÉCIA ESTREITAM DIÁLOGO SOBRE COMPRA DOS GRIPEN NG
Brasília, 15/01/2014 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu, na tarde desta quarta-feira, o secretário de Estado da Defesa da Suécia, Carl von der Esch, e comitiva, com o objetivo de trocar informações sobre o andamento do processo de compra pelo Brasil dos 36 caças suecos Gripen NG.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/13848/Projeto-F-X2–Brasil-e-Suecia-estreitam-dialogo-sobre-compra-dos-Gripen-NG-/
 
13.01.2014 – BRASIL PERDE HEGEMONIA AÉREA NO CONTINENTE
O governo federal tenta esconder, em vão, a incompetência administrativa na demora da renovação dos aviões de caças. Há mais de 10 anos o processo se arrasta, e não foi com o anúncio da presidente Dilma Rousseff, sobre a compra dos caças suecos Gripen, da SAAB, que o problema acabou. Apenas decolou, literalmente.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/13818/Brasil-perde-hegemonia-aerea-no-Continente/
 
12.01.2014 – ROBERTO LOPES – O MARTELO VOADOR
A fixação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em comprar aos franceses o caça que deveria renovar a aviação de combate da Força Aérea Brasileira – ainda que o modelo fosse caríssimo e, possivelmente, de operação inviável no país (devido precisamente aos custos) –, e a inapetência de sua sucessora para resolver o problema, produziram uma indiscutível vulnerabilidade para a Defesa Nacional. Um dano que, segundo planejadores do Comando da Aeronáutica, irá se manifestar, de forma gradual e crescente, entre o fim de 2016 e a primeira metade da década de 2020.
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/13810/Roberto-Lopes—O-Martelo-Voador/
 
Tecnologia
 
16.01.2014 – FINEP – LANÇADO SEGUNDO EDITAL DO INOVA PETRO
A FINEP, o BNDES e a Petrobras acabam de lançar o segundo edital do Inova Petro. O programa completo (somados todos os editais) tem valor de R$ 3 bilhões. Desta vez, serão selecionados planos de negócios de empresas em quatro linhas temáticas: Processamento de Superfície, Instalações Submarinas, Poços e Reservatórios.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/13859/FINEP—Lancado-segundo-edital-do-Inova-Petro-/
 
13.01.2014 – ONDA DE FECHAMENTO DA GM GERA PREOCUPAÇÃO NO BRASIL
A onda de fechamento de fábricas e exclusão da marca Chevrolet em vários países passou a preocupar as autoridades brasileiras, embora se mantenham numa postura de não questionar diretamente a direção da GM do Brasil e da direção da América do Sul. Com o fim das linhas Chevrolet na Europa, onde serão gastos mais de US$ 1 bilhão para o encerramento das atividades, e o acordo com a montadora francesa Pegeout para abastecer os mercados da América do Sul e da Rússia, já se especula até quando a GM permanecerá em solo nacional e na Argentina.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/13816/Onda-de-fechamento-da-GM-gera-preocupacao-no-Brasil/
 
Inteligência
 
18.01.2014 – OBAMA – DISCURSO RESULTS OF OUR SIGNALS INTELLIGENCE REVIEW
Remarks of President Barack Obama on National Security Agency surveillance reforms at the Department of Justice.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/13876/OBAMA—Discurso-Results-of-our-Signals-Intelligence-Review-/
 
18.01.2014 – NSA- DIRETRIZ PRESIDENCIAL 28
The United States, like other nations, has gathered intelligence throughout its history to ensure that national security and foreign policy decisionmakers have access to timely, accurate, and insightful information.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/13877/NSA–Diretriz-Presidencial-28/
 
16.01.2014 – SEMINÁRIO SEGURANÇA PARA COPA DO MUNDO 2014 E OLIMPÍADAS 2016
A Suntech, empresa provedora de tecnologia sediada em Florianópolis/SC, realiza o “Seminário de Estratégias de Defesa, Segurança e Inteligência para Grandes Eventos”, voltado exclusivamente para autoridades e representantes de órgãos de segurança e inteligência de todo o país.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/13857/Seminario-Seguranca-para-Copa-do-Mundo-2014-e-Olimpiadas-2016/
 
12.01.2014 – PROGRAMA 'MAIS CUBANOS'
Os números são claros como as águas do Mar do Caribe: dos 13 mil profissionais que o programa Mais Médicos pretende mobilizar até março, mais de 10 mil serão cubanos. Com isso, não resta mais nenhuma dúvida de que a anunciada intenção de atrair médicos de outras nacionalidades ou mesmo brasileiros não passou de fachada para um projeto há muito tempo acalentado pelo governo petista: importar médicos cubanos em grande escala, ajudando a financiar a ditadura cubana.
http://www.defesanet.com.br/front/noticia/13814/Programa–mais-cubanos–/
 
12.01.2014 – MORETZSOHN – MELHORANDO A SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES
Muitos artigos exploram a necessidade do uso de criptografia e das modernas tecnologias cada vez mais disponíveis para a proteção de informações sensíveis da área pública e do setor privado. Não sem razão, pois, como amplamente noticiado, as potências econômicas utilizam há décadas seus inesgotáveis recursos e modernos arsenais para obter informações privilegiadas e, assim, manter as coisas num rumo favorável – e previsível – conforme seus interesses nem sempre publicáveis.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/13812/Moretzsohn—Melhorando-a-Seguranca-das-Informacoes/
 
Pensamento
 
12.01.2014 – DOUTORA, ME AJUDA!
Este mês em que comemoramos um ano de instalação do Plantão Judiciário no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas do Estado de São Paulo (Cratod) instiga-me a fazer algumas reflexões e aguça na minha memória momentos marcantes vivenciados nesse projeto de resgate de pessoas vitimadas pela drogadição e de assistência às suas famílias.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/13815/Doutora–me-ajuda-/
 
12.01.2014 – HISTÓRIAS DE PRESTES E MEMORIAL
Cogita-se agora de inaugurar em Porto Alegre um memorial ou monumento a Luiz Carlos Prestes, obedecendo a um projeto assinado pelo seu correligionário Oscar Niemeyer. Poucas vezes se viu ideia tão desarrazoada quanto essa, e mais afrontosa à grande maioria dos cidadãos porto-alegrenses. Salvo durante um triênio, entre 1924 e 1927, quando as guerrilhas de sua coluna rebelde geraram uma lenda de habilidade tática e de invencibilidade, Prestes nunca empolgou a opinião pública.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/13813/Historias-de-Prestes-e-Memorial/
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter