DN – SIAAEB sem Decisão – Uncle Sam in BSB – O Embargo Russo

 

Edição 10/2011 – 03 Junho 2011

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
DilmaX é o Plano B para a Crise Política?

Os estrategistas do Palácio do Planalto estão articulando algumas ações dentro dos Planos DilmaX para tirar o foco da crise política. Historicamente sempre receptiva junto á Opinião Pública ações nas áreas dde Defesa.

Restará saber de quanto de DilmaX permanecerá nas decisões.

DilmaX – Presidente Dilma Torpedeia Acordo Naval com a Itália Link
Pré-sal pode sofrer novos atrasos 15 Maio 2011 Link
Petrobras aprova contratação para 1º lote de sondas 11 fevereiro 2011 Link

SIAAEB sem Decisão
 

A expectativa inicial de seguir fielmente o cronograma do Projeto Sistema Integrado de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro sofreu um pequeno revês. Mais de 10 empresas além das convidadas inicialmente oferecem e apresentaram seus produtos ao Exército. Isto levou a um atraso no cronograma e emissão do RFP (Request for Proposal).

A previsão agora é na segunda quinzena de junho.

Conheça mais o que é SIAAEB – Projeto Sistema Integrado de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro Link

Helibras Avançam as Obras em Itajubá

As obras de expansão da Helibras para a construção do novo hangar onde serão construídos os helicópteros EC725 destinados às Forças Armadas, já começam a modificar a paisagem na sede da empresa, na cidade de Itajubá (MG).
 
O novo prédio, que ocupará 11mil m² de terreno, entrou na fase de fundação aparente, durante a qual serão erguidas 62 pilastras de concreto, variando de 13 a 14 metros de altura. Esta etapa estará concluída em meados de agosto, quando começará a construção da cobertura e da alvenaria. A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2011

Helibras – Construção do novo hangar entra na fase de fundação aparente e modernização de áreas comuns Link

Uncle Sam in BSB
A visita do secretário de Estado Assistente para Assuntos Político-Militares, Andrew J. Shapiro ao Brasil inicia a retomada do diálogo político-militar com os Estado Unidos, que estava interrompido há cinco anos.

Segundo um funcionário do Itamaraty, a expectativa brasileira em relação ao "Diálogo Político-Militar EUA-Brasil" de hoje (o mais recente foi em 2006, em Washington) é a de o governo brasileiro obter "condições ótimas" em termos de acesso tecnológico:

– Não compramos mais apenas os equipamentos militares. Agora estamos interessados em pacotes tecnológicos – disse a fonte.

Brasil – Depois de cinco anos, novo diálogo militar com os EUA Link

Uncle Sam in BSB II

O complexo militar-industrial Americano começa a mostra impaciência. A redução com a demanda interna, devido a redução do orçamento do Pentágono, o atraso em seu principais programas como o caça F-35, a eliminação na Índia, programa MMRCA, dos caças  Boeing F/A-18 Super Hornet e o F16IN.

A crescente viabilidade dos caças no mercado internacional: o francês  Dassault Rafale e o europeu Eurofighter Typhoon. Em especial com as ações da OTAN na Líbia. Não é mera coincidência que são os dois finalistas na Índia.

Uncle Sam in BSB II


O complexo militar-industrial Americano começa a mostra impaciência. A redução com a demanda interna, devido a redução do orçamento do Pentágono, o atraso em seu principais programas como o caça F-35, a eliminação na Índia, programa MMRCA, dos caças  Boeing F/A-18 Super Hornet e o F16IN.

A crescente viabilidade dos caças no mercado internacional: o francês  Dassault Rafale e o europeu Eurofighter Typhoon. Em especial com as ações da OTAN na Líbia. Não é mera coincidência que são os dois finalistas na Índia.

Uncle Sam in BSB III – Target KC-390

O governo Brasileiro já recebeu avisos claros de que, de que o objetivo é entendimento sobre os assuntos F-X2 e participação de empresas americanas no Projeto do avião de transporte KC-390. Ou o governo americano colocará o KC-390 na mesma categoria de alvos como o Rafale. E iniciará gestões para bloquear o acesso do avião brasileiro ao mercado internacional.

Embora o exercício de retórica da EMBRAER com Curado e o Brig Saito em separar o projeto KC-390 do Programa F-X2 o fato é que o cronograma do avião de transporte está começando sofrer atrasos.  

Vale a pena rever o DNTV com a entrevista coletiva da Diretoria da EMBRAER e oo brig Saito em Farnborough 2010 Link

França prepara o Rafale NG

Com a indicação de finalista na Índia, no Programa MMRCA, e a possibilidade crescente de fechar nos Emirados Árabes, a organização governamental francesa responsável pelo desenvolvimento de armamentos (Direction Générale de l’Armement – DGA),  iniciou o programa de ensaios, em Cazaux,  para a modernização do Rafale.

França Prepara o Rafale NG Link

Cyberwar

DefesaNet lançou uma nova série especial. A nova cobertura trata sobre Cyberwar. E nas duas semanas notícias relevantes dos Estados Unidos, Inglaterra e China sobre ações no campo cibernético.

Acesse  Link

O Embargo da Rússia


Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet

O embargo da Rússia às exportações de carnes suína, bovina e de frango produzidas nos Estados do  Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná pegou o governo de surpresa. Sem falar é lógico nos produtores e exportadores.

Os problemas sanitários de muitos frigoríficos têm sido recorrentes ao longo dos últimos anos o que embasa a decisão russa.

Porém há um segundo movimento que merece ser analisado. A Federação Russa jogou o jogo que pode jogar com o Brasil. Afetar a exportação de carnes para lembrar ao Palácio do Planalto dos seus pleitos. Em especial na área de defesa.

Há uma série de decisões que têm deixado o Kremlin arisco e nervoso. Mesmo com duas reuniões da cúpula dos dois países em menos de 30 dias.

A recente visita do Vice-Presidente Michel Temer a Moscou para V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação, Moscou, 17 de maio de 2011. Antecedida pela reunião dos Presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Federação da Rússia, Dmitry A. Medvedev, em 14 de abril de 2011, à margem da Cúpula dos BRICS, em Sanya, República Popular da China.

Na LAAD autoridades do Ministério da Defesa secundadas pelo Comando da Aeronáutica alardearam o cancelamento das entregas do Mi-35. Posteriormente em visitas à delegação da Rosoboronexport o próprio Brig Saito desmentiu esta notícia.

Porém, o que não foi desmentido foi o atraso, já significativo nas parcelas devidas pela aquisição dos helicópteros. (um contrato de cerca de 300 milhões de dólares).

Anteriormente o Ministro Jobim colocou o Sukhoi Su-35 no Programa F-X2 e depois retirou. Promessa que os russos estão cobrando insistentemente.

No atual Projeto Sistema Integrado de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro (SIAAEB), os russos desejam que os seus produtos tenham uma avaliação, digamos mais justa.

Brasil – Rússia – V Reunião de Alto Nível de Cooperação Link
Rússia – Embargo à Carne Brasileira    Link
Rosoboronexport na LAAD 2011 Link

Canais DefesaNet
Twitter http://twitter.com/defesanet
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter