A SEMANA – 17 a 23 Agosto 2013

Terrestre
 
23.08.13 – Dia do Soldado no Comando Militar do Sul
 
Dia do Soldado no Comando Militar do Sul – Em comemoração ao Dia do Soldado, o Comando Militar do Sul (CMS) realizou uma programação especial para homenagear àqueles que exercem relevantes serviços à Pátria. No dia 23 de agosto (sexta-feira), a cerimônia militar alusiva à data aconteceu no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, reunindo mais de mil militares.

http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/11950/Dia-do-Soldado-no-Comando-Militar-do-Sul/
 
21.08.13 – Entrevista com o Cap. Nelson Leoni EB, ferido em 2005 no Haiti
 
O Capitão Nelson Leoni, foi ferido no ombro por um disparo de fuzil, em 2005, quando servia no Batalhão Brasileiro da Força de Paz, no Haiti.

http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/11912/Entrevista-com-o-Cap-Nelson-Leoni-do-EB–ferido-em-2005-no-Haiti-/
 
17.08.13 – 3ª DE – Operação Imembuí
 
Santa Maria (RS) – A 3ª Divisão de Exército (3ª DE), de 12 a 16 de agosto, realizou a Operação Imembuí, no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). A Operação consiste em um exercício tático com apoio de simulação de combate (ETASS).
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/11873/3?-DE—Operacao-Imembui-/
 
 
23.08.13 – Exército Brasileiro transfere tecnologia de Vant para a Flight Technologies

 
O CTEx e a Flight Technologies realizaram a assinatura do Contrato de Licenciamento da Tecnologia do Sistema de VANT VT 15.

http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/11944/Exercito-Brasileiro-transfere-tecnologia-de-VANT-para-a-Flight-Technologies/
 
Aviação

23.08.13 – Antártida – FAB celebra 30 anos do primeiro pouso no continente gelado
 
O primeiro voo para a Antártida realizado pela Força Aérea Brasileira completa 30 anos nesta sexta-feira (23). A missão cumprida exclusivamente pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), sediado no Rio de Janeiro, faz parte do apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Os dez voos realizados a cada ano são imprescindíveis para que cientistas brasileiros possam trabalhar na busca de respostas, como a cura do câncer e as soluções para as mudanças climáticas globais.

http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/11942/ANTARTIDA-?-FAB-celebra-30-anos-do-primeiro-pouso-no-continente-gelado/
 
21.08.13 – P-3AM realiza vigilância noturna no Oceano Atlântico
 
Uma aeronave P-3AM do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV) realizou na última semana uma missão no arquipélago brasileiro de Trindade e Martim Vaz, localizado no oceano Atlântico, a cerca de 1.200 km a leste de Vitória (ES).

http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/11910/P-3AM-realiza-vigilancia-noturna-no-oceano-Atlantico/
 
19.08.13 – Sikorsky busca um parceiro para base industrial no Brasil
 
A fabricante americana de helicópteros Sikorsky pretende definir até o fim deste ano um parceiro no Brasil que a ajude a colocar em prática o projeto de industrialização dos seus helicópteros no país. O primeiro passo nessa direção está sendo dado com a criação da Sikorsky do Brasil, subsidiária que cuidará mais de perto da frota de 152 helicópteros em operação no país e da expansão dos negócios da marca na região.

http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/11876/Sikorsky-busca-um-parceiro-para-base-industrial-no-Brasil/
 
17.08.13 – Uma história secreta interna da CIA sobre o Programa U-2
 
A CIA (agência de inteligência dos Estados Unidos) reconheceu o local de testes secretos conhecido como Área 51 em um documento interno que conta a história do programa do avião espião U-2.

http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/11871/Uma-historia-secreta-interna-da-CIA-sobre-o-programa-U-2/
 
Naval
 
23.0813 – Capitania Fluvial de Tabatinga recebe a visita do Adido de Defesa, Naval e do Exército do Brasil na Colômbia
 
A Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT) recebeu, no dia 5 de agosto, a visita do Coronel José Antonio de Sá Junior, Adido de Defesa, Naval e do Exército do Brasil na Colômbia, que conheceu o trabalho empreendido por aquela Organização Militar em sua área de jurisdição.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/11941/Capitania-Fluvial-de-Tabatinga-recebe-a-visita-do-Adido-de-Defesa–Naval-e-do-Exercito-do-Brasil-na-Colombia/
 
22.08.13 – Ministério da Defesa realiza a entrega da Medalha Ordem do Mérito da Defesa, em Brasília
 
Foi realizada, na manhã do dia 14 de agosto, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (DF), a cerimônia de entrega da Medalha Ordem do Mérito da Defesa. O evento foi presidido pelo Vice-Presidente da República, Michel Temer, e contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, Embaixador Celso Amorim; do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; bem como de autoridades militares e civis.

http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/11926/Ministerio-da-Defesa-realiza-a-entrega-da-Medalha-Ordem-do-Merito-da-Defesa–em-Brasilia/
 
21.08.13 – Uday Bhaskar – Analista militar indiano comenta explosão no submarino INS SINDHURAKSHAK
 
A Índia tem em alto apreço as relações com a Rússia e não pretende abdicar da ajuda russa na investigação do acidente ocorrido no submarino Sindhurakshak, declarou em entrevista à Voz da Rússia, Uday Bhaskar, analista militar indiano, antigo comodoro da Marinha de Guerra, ex-diretor do Instituto de Estudos de Defesa (The Institute for Defense Studies).

http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/11913/Uday-Bhaskar—Analista-militar-indiano-comenta-explosao-no-submarino-INS-Sindhurakshak/
 
Armas
 
22.08.13 – Taurus – Aposta no mercado de armas de uso restrito

 
O presidente da Forjas Taurus, Dennis Bráz Gonçalves, anunciou durante o Tá na Mesa da Federasul, nesta quarta-feira, 21, o ingresso da empresa no mercado de armas de uso restrito com produção de equipamentos militares no Brasil. O processo faz parte da modernização das Forças Armadas Brasileiras, e a intenção da Forjas Taurus é participar da licitação de fornecimento destes equipamentos.

http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/11915/TAURUS—Aposta-no-mercado-de-armas-de-uso-restrito/
 
Geopolítica
 
23.08.13 – Rússia considera inaceitável os pedidos da Europa para o uso da força na Síria
 
A Rússia considerou nesta sexta-feira "inaceitáveis" os pedidos na Europa de uma pressão sobre a ONU e a favor do uso da força contra o regime sírio de Bashar al-Assad após as acusações de um suposto ataque com armas químicas.

http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/11934/Russia-considera-inaceitaveis-os-pedidos-da-Europa-para-o-uso-da-forca-na-Siria/
 
22.08.13 – Dois bombardeiros Russos violam espaço aéreo Japonês
 
Dois bombardeiros russos invadiram rapidamente nesta quinta-feira o espaço aéreo japonês, anunciou o ministério da Defesa do Japão, que enviou vários caças-bombardeiros para a área.

http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/11925/Dois-bombardeiros-russos-violam-espaco-aereo-japones/
 
20.08.13 – 1940: Assassinato de Trotski no México
 
No dia 20 de agosto de 1940, o chefe de Estado soviético, Josef Stálin, se livrou de um inimigo incômodo quando um agente stalinista matou Leon Trotski, que vivia exilado no México.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/11900/1940–Assassinato-de-Trotski-no-Mexico/
 
20.08.13 – Grã-Bretanha rejeita pedido da Espanha por negociação sobre Gibraltar
 
A Grã-Bretanha rejeitou nesta terça-feira uma proposta espanhola para iniciar negociações bilaterais sobre a soberania do disputado território britânico de Gibraltar, após a Espanha fazer um apelo para que as negociações sejam realizadas "o mais breve possível".

http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/11891/Gra-Bretanha-rejeita-pedido-da-Espanha-por-negociacao-sobre-Gibraltar/
 
19.08.13 – ONU lembra ataque que matou Vieira de Mello

 
GENEBRA – Há exatos 10 anos, um ataque terrorista matou 22 funcionários das Nações Unidas em Bagdá, entre eles o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, o chefe da missão da entidade internacional no Iraque, e deixou cicatrizes na própria organização. O atentado expôs a manipulação da ONU pelas grandes potências e, segundo funcionários, ainda impede sua participação mais efetiva em outras crises.

http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/11877/ONU-lembra-ataque-que-matou-Vieira-de-Mello/
 
Segurança
 
23.08.13 – Síndrome de Estocolmo completa 40 anos
 
A "Síndrome de Estocolmo", que surgiu com uma tomada de reféns na Suécia em 1973, conserva, passados quarenta anos, muito de seu mistério, embora tenha virado uma referência popular.

http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/11932/Sindrome-de-Estocolmo-completa-40-anos/
 
20.08.13 – Manifestações – Jornalistas na Guerra Urbana

 
No mês de junho de 2013, o país se viu em um mar de distintas pessoas que levantavam variadas bandeiras nas ruas. Após alguns protestos isolados pelos estados, o início de tudo ocorreu devido ao aumento da passagem de ônibus em algumas capitais como Rio de Janeiro, Goiânia, São Paulo. Na última cidade, as manifestações começaram no dia 6 de junho, uma quinta-feira, em razão do aumento de R$ 0,20 (vinte centavos de real) no preço do transporte público.

http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/11904/Manifestacoes-?-Jornalistas-na-Guerra-Urbana/
 
Defesa
 
23.08.13 – Brasil – Turquia: criam grupos para estudar desenvolvimento de projetos conjuntos em Defesa
 
Ancara, 22/08/2013 – Brasil e Turquia vão fortalecer a cooperação bilateral em defesa por meio da criação de cinco grupos de trabalho para estudo de parcerias nas áreas naval, aeronáutica, espacial, comando e controle e defesa cibernética. A decisão é resultado da viagem oficial realizada esta semana pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, ao país euroasiático.

http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/11930/Brasil—Turquia–Criam-grupos-para-estudar-desenvolvimento-de-projetos-conjuntos-em-defesa/
 
20.08.13 – O MD iniciou a campanha em comemoração aos três anos do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas (EMCFA)
 
O Ministério da Defesa iniciou a campanha na sua página na rede social Facebook, em comemoração aos três anos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). As peças principais da ação destacam o elemento humano e a ideia da integração da Marinha, Exército e Aeronáutica.

http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/11903/O-MD-iniciou-a-campanha-em-comemoracao-aos-tres-anos-do-Estado-Maior-Conjunto-das-Forcas-Armadas-(EMCFA)-/
 
19.08.13 – Satélite geoestacionário vai ampliar capacidade de cobertura das comunicações militares
 
O novo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas – SGDC, a ser lançado pelo Brasil, vai possibilitar o aumento da capacidade de cobertura das comunicações das Forças Armadas.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/11880/Satelite-geoestacionario-vai-ampliar-capacidade-de-cobertura-das-comunicacoes-militares-/
 
Pensamento
 
20.08.13 – A Defesa em debate – AMAZUL: Tecnologia nuclear e submarinos do Brasil
 
Dia 16 de agosto 2013, foi uma data histórica para a Marinha do Brasil. Foi ativada a estatal Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), no auditório do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).

http://www.defesanet.com.br/prosub/noticia/11889/A-Defesa-em-Debate—-AMAZUL–tecnologia-nuclear-e-submarinos-do-Brasil/
 
19.08.13 – O Brasil e a integração Sul Americana
 
Quais são exatamente as possibilidades de conflito na área de Defesa na América do Sul, se as nações estão perdendo seu “monopólio do emprego da violência” com as chamadas novas ameaças? Que tipo de integração ou arranjo regional pode fazer frente a nações de fora da região ou a um grupo hostil não Estado?
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/11886/O-Brasil-e-a-integracao-Sul-Americana/
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter