A SEMANA – 10 a 16 Agosto 2013


Um guia rápidos das matérias publicadas por DefesaNet na semana de 10 a 16 Agosto 2013.

Terrestre
 
16/08/13 – Exército Brasileiro começa a receber novo lote de pontes Logistic Support Bridge

A partir de agosto, o Exército Brasileiro receberá o segundo lote de pontes Logistic Support Bridge (LSB). O equipamento, fabricado pela empresa Mabey Bridge é proveniente da Inglaterra.

Exército Brasileiro começa a receber novo lote de pontes Logistic Support Bridge

09/08/13 – Os 40 anos do Carro de Combate T-72: a história do Ural continua

Este ano se comemoram os 40 anos da entrada ao serviço doCarro de Combate T-72, que foi inscrito no Livro de Recordes do Guinness como o Carro de Combate mais fabricado da atualidade. O T-72 também foi reconhecido como o melhor Carro de Combate do último quarto do século XX. As suas várias modificações estão ao serviço dos exércitos de mais de 40 países.
 

 
Aviação
 
16/08/13 – Sikorsky Aerospace Services fornece serviços de reparo de componentes à Força Aérea Brasileira

Sikorsky Aerospace Services (SAS) anunciou hoje que firmou seu primeiro acordo comercial de reparos de componentes diretamente com a Força Aérea Brasileira (FAB), para dar suporte a sua frota de helicópteros UH-60 BLACK HAWK. Com acesso a fabricantes originais de equipamento (OEM), o contrato plurianual vai simplificar os serviços de suporte e vai melhorar a prontidão operacional da frota de helicópteros H-60.

Sikorsky Aerospace Services fornece serviços de reparo de componentes à Força Aérea Brasileira

12/08/13 – Nota Oficial – Acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça

O Comando da Aeronáutica lamenta informar o acidente aeronáutico, em que morreram dois Capitães, ocorrido nesta segunda-feira (12/8), por volta das 9h10, com uma aeronave A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea em uma missão de treinamento.

Nota Oficial – Acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça

 
Naval
 
16/08/13 – Marinheiros da Índia morrem em submarino após explosão e incêndio

 
Mergulhadores tentavam desesperadamente arrombar as escotilhas de um submarino indiano em que vários marinheiros morreram ou ficaram presos após uma explosão nesta quarta-feira, no pior incidente da Marinha da Índia desde a guerra de 1971 com o Paquistão. Dezoito marinheiros estavam a bordo do submarino INS Sindhurakshak, de fabricação russa, quando a explosão ocorreu após a meia-noite.

Geopolítica
 
16/08/13 – Dominó Árabe – Crise no Egito: como a euforia se transformou em tragédia

A euforia que se seguiu à queda do ex-presidente Hosni Mubarak em 2011 parece cada vez mais distante no Egito.

Dominó Árabe – Crise no Egito: como a euforia se transformou em tragédia

14/08/13 – Segunda base de mísseis nucleares dos EUA é reprovada em inspeção em 2013

Uma inspeção da Força Aérea dos Estados Unidos classificou como "insatisfatório" o desempenho de uma unidade encarregada do controle de mísseis nucleares intercontinentais, o que representa um novo golpe para as forças estratégicas americanas.

Segunda base de mísseis nucleares dos EUA é reprovada em inspeção em 2013

13/08/13 – Espanha estabelece Zona Especial de Proteção em águas em torno de Gibraltar

Governo espanhol anunciou nesta terça-feira o estabelecimento de uma Zona de Especial Proteção (ZEC) em águas ao redor do penhasco de Gibraltar, onde fica proibido que embarcações ancoradas permanentemente sejam feitas de postos de gasolina flutuantes.

 
13/08/13 – Secretário-geral da ONU diz que drones devem estar sujeitos à lei

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira em um ato durante seu primeiro dia de visita oficial ao Paquistão que as ações dos polêmicos aviões não tripulados, os drones, devem respeitar a legislação internacional.
 
12/08/13 – Índia testa com sucesso míssil nuclear de curto alcance

A Índia testou nesta segunda-feira com sucesso o míssil nuclear Prithvi II, com um raio de alcance de 350 quilômetros e capacidade para levar uma ogiva de meia tonelada, informou uma fonte oficial.

 
09/08/13 – General Santos Cruz diz que solução no Congo não pode ser só militar

O general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz, comandante das forças de paz da ONU na República Democrática do Congo, afirmou à BBC Brasil que a solução para o conflito no país tem que ser política, e não apenas militar.

Segurança
 
13/08/13 – Taxa de homicídios no Brasil segue lógica matemática

Um pesquisador brasileiro criou uma fórmula matemática para tentar identificar os fatores relacionados à ocorrência de assassinatos em cidades do país. A partir de uma análise estatística, ele disse ter identificado fatores que podem ser relacionados a taxas maiores ou menores de homicídios.
 
Taxa de homicídios no Brasil segue lógica matemática

Defesa
 
16/08/13 – Para combater espionagem, Brasil terá centro de certificação de equipamentos de redes

As denúncias de espionagem da NSA feitas por Edward Snowden desencadearam uma onda de desconfiança em relação ao governo dos Estados Unidos em vários países e, com o Brasil, não foi diferente. Para evitar mais ocorrências do tipo, autoridades brasileiras estão considerando uma série de medidas, entre elas, a criação de um centro de certificação de equipamentos.

Para combater espionagem, Brasil terá centro de certificação de equipamentos de redes 

09/08/13 – Brasil detectou fraqueza diante de argentinos

BRASÍLIA – Após reprimir todos os movimentos internos de rebelião contra o governo, os militares brasileiros do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA) voltaram suas atenções para o estudo de hipóteses de guerra e de como deveria ser a preparação do País para isso. Segundo documentos do EMFA que relatam os debates da reunião do órgão em 17 de abril de 1978, os militares enxergavam a Argentina como o inimigo mais provável, com uma possível aliança com outros países do sul do continente, como Uruguai e Paraguai, na chamada hipótese de Guerra Delta.

Série de várias matérias:

Geisel vetou dinheiro para reaparelhamento Link
Ditadura militar criou rede para espionar vizinhos Link
Brasil detectou fraqueza diante de argentinos Link

O sonho atômico brasileiro durante a ditadura Link
Geisel admitiu possibilidade de construir a bomba atômica brasileira Link
Castello Branco impôs cláusulas para impedir desnuclearização Link

Inteligência
 
13/08/13 – CENSIPAM- Brasil compartilha maior recurso de Geointeligência

A partir desta quinta-feira, representantes de dez países da União de Nações Sul-americana (UNASUL) reúnem-se em Manaus (AM) para participar do Seminário Sul-americano de Monitoramento de Áreas Especiais. O evento é promovido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), órgão ligado ao Ministério da Defesa.

CENSIPAM- Brasil compartilha maior recurso de Geointeligência

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter