Operação “Abrigo pelo Mar”: Marinha intensifica trabalho de assistência à população

Atendimentos de saúde, desobstrução de vias, evacuação aeromédica e doação de alimentos marcaram esse sábado (25)

Por Capitão-Tenente (RM2-T) Camila Marques e Primeiro-Tenente (RM2-T) Vanessa Mendonça – São Sebastião, SP

Tiveram continuidade, nesse sábado (25), os atendimentos médicos realizados por equipes de saúde da Marinha do Brasil (MB), no município de São Sebastião (SP), atingido por fortes chuvas que deixaram diversas vítimas e boa parte da população em situação de desabrigo e vulnerabilidade.

Por meio da Operação “Abrigo pelo Mar”, a MB disponibilizou dois Hospitais de Campanha (Hcamp), um a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e o outro no bairro de Juquehy, que nesse sábado atendeu 82 pacientes, sendo 27 crianças. Além disso, uma equipe móvel formada por um pediatra, um ortopedista, um clínico geral, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem também prestaram 66 atendimentos, sendo 14 crianças. O atendimento móvel ocorreu na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy.

O Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, pontuou que a Operação “Abrigo pelo Mar” é uma atividade benigna e que a ajuda humanitária faz parte da doutrina militar. “Estamos dando apoio à Defesa Civil logo após o desastre com as chuvas ocorridas no último fim de semana, no litoral norte de São Paulo. A Marinha possui pessoas capacitadas tanto para realizar planejamento, como para exercer essa ação que envolve meios da Esquadra, meios distritais do Comando do 8º Distrito Naval, meios da Força de Fuzileiros Navais e profissionais da saúde”. 

Assista à entrevista completa:

A logística de uma operação como essa também passa pela forma como o pessoal será distribuído. O Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval) Renato Rangel Ferreira, explicou como foi realizado o planejamento do trabalho dos fuzileiros navais. “Essa modularidade de poder manter uma parte do Grupamento Operativo operando a bordo do NAM ‘Atlântico’ e, ao mesmo tempo, projetar metade do Hospital de Campanha para operar a partir de terra foi a ênfase da organização da operação ‘Abrigo pelo Mar’, pois foi o que se mostrou necessário”, pontuou. 

Assista à entrevista completa:

Edvaldo de Farias Prado, que é auxiliar de manutenção, foi um dos pacientes atendidos pelo Hcamp no Juquehy e afirmou ter sido bem assistido pela equipe de saúde. “Quero agradecer o pessoal da Marinha pela atenção aos moradores aqui do bairro que passaram por essa tragédia”.

Ainda na manhã desse sábado (25), o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, esteve a bordo do NAM “Atlântico” e descreveu o que viu do atendimento humanitário ao público de São Sebastião. “Acabamos de sair do navio, o maior da frota brasileira. A gente vê aqui uma grande solidariedade às famílias das vítimas, solidariedade salvando vidas, solidariedade ao povo de São Sebastião. Conheci o trabalho da Marinha, o hospital e o ambulatório de retaguarda e do litoral sul, e isso é importante para a logística que, por exemplo, recebe helicópteros. Temos mil militares envolvidos no trabalho, então é hora de agradecer aos voluntários, às Organizações Não Governamentais e ao Setor Público Federal, Estadual e Municipal por cuidar dos benefícios da população”.

Desobstrução de via terrestre
O Grupamento Operativo dos Fuzileiros Navais permanece colaborando com a Defesa Civil e a prefeitura de São Sebastião nas desobstruções de vias, utilizando uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e um caminhão basculante. Nesse sábado (25), foi desobstruída uma via de aproximadamente 30 metros.

Apoio à aldeia indígena
Esse sábado (25) também foi marcado por doação de alimentos à Aldeia do Rio Silveira, que abriga cerca de 500 indígenas, no bairro Boracéia, em São Sebastião (SP).

Evacuação aeromédica
Edinice Nunes dos Santos, de 48 anos, moradora de São Sebastião, precisou ser levada de aeronave para ser atendida no Complexo Médico do NAM “Atlântico”. Ela necessitava de um atendimento médico ortopédico e estava com dificuldade para acessar o hospital regional. A paciente foi avaliada e medicada pela equipe médica do navio.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter