Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro lança Embarcação de Desembarque de Viaturas e Materiais

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro AMRJ lançou, em de 11 outubro, a segunda Embarcação de Desembarque de Viaturas e Materiais (EDVM) – casco 131. A manobra incluiu a inspeção de estanqueidade, a movimentação da embarcação para o Cais Sul Interno e a instalação de rampa de acesso após a atracação.

As EDVM utilizadas pelas Forças Anfíbias são transportadas em navios  doca e empregadas na transferência de tropas e equipamentos entre navio e terra são, também, utilizadas em operações com mergulhadores de combate, recolhimento de náufragos, reparo de outras embarcações e no apoio a navios em operações de salvamento.

O casco 131 possui 21,81m de comprimento, 6,39m de boca moldada, calado carregado de 1,4m e capacidade para transportar 72t de carga.  Pode ser também aplicado no transporte de até 80 homens e 32t de carga.

O projeto básico dessas embarcações, elaborado pelo Centro de Projetos de Navios, foi desenvolvido integralmente no Sistema FORAN, utilizado para a elaboração de projetos de construção naval, proporcionando solução integrada para o desenho completo da embarcação, incluindo a definição do casco, cálculos de arquitetura naval, outffiting, estrutura e eletricidade. Todo o detalhamento para a construção foi realizado pelo AMRJ.

Das cinco EDVM em construção, o AMRJ entregou, em março de 2012, a primeira embarcação – “Caieiras”. As demais embarcações, “Comandatuba”, “Cataguases” e “Cotunduba”, deverão ser entregues até meados de 2013, estando previsto o lançamento do 3º casco ainda em 2012.  Esse projeto faz parte do processo de retomada da construção naval no AMRJ.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter