Marinha do Brasil e Marinha Real Britânica assinam Memorando de Entendimento sobre Cooperação

O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e o Primeiro Lorde do Almirantado e Comandante da Marinha Real Britânica, Almirante-de-Esquadra Sir Mark Stanhope, assinaram no dia 27 de setembro, no Rio de Janeiro, o Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Sistemas Marítimos.

O documento foi assinado na presença do Primeiro-Ministro do Reino Unido, David Cameron; do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do Embaixador Britânico no Brasil, Alan Charlton; e do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O propósito do Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Sistemas Marítimos é o desenvolvimento de uma maior cooperação em sistemas marítimos, apoiada pela parceria industrial e transferência de tecnologia.
 
“As áreas de cooperação são amplas, e envolvem transferência de tecnologia de navios, conhecimento de construção de diversos tipos de navios, como Navios-Patrulha, Fragatas e Navios-Aeródromos; envolvem, também, uma aproximação para efeito de exercícios; e enfim, uma ampla gama de oportunidades”, afirmou o Almirante-de-Esquadra Moura Neto.

O memorando prevê ainda a transferência, por parte da Marinha Real Britânica, das experiências e conhecimentos adquiridos em operação de segurança marítima durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, pois o Rio de Janeiro sediará os próximos Jogos Olímpicos.

“O memorando aponta que há uma oportunidade para trabalharmos juntos, de modo que possamos compartilhar as lições que a Marinha aprendeu na Olimpíada, em Londres, e, profissionalmente, permitir que companhias trabalhem juntas e dividam práticas comuns para desenvolverem capacidades comuns, aqui no Brasil, e para mim no Reino Unido”, declarou o Almirante-de-Esquadra Sir Mark Stanhope.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter