Base Naval de Val-de-Cães conclui processo de conversão de canhão

Em agosto, a Divisão de Reparos Eletrônicos e de Armamento da Base Naval de Val-de-Cães (BNVC) finalizou o processo de conversão do primeiro canhão BOFORS 40C60, oriundo do Exército Brasileiro.

Com o reaparelhamento da artilharia do Exercito, foram disponibilizadas algumas unidades do citado armamento para a Marinha do Brasil, a fim de que sejam aproveitadas as peças sobressalentes. A BNVC recebeu duas unidades, efetuando a conversão de uma delas para a utilização naval, que foi disponibilizada como unidade reserva (pool) para uma eventual substituição nos Navios-Patrulha da Classe “Bracuí”.

O procedimento consistiu na revisão completa do armamento, com a adequação do tratamento superficial aplicado às peças metálicas e substituição de todos os parafusos, porcas, arruelas, rolamentos e retentores, confeccionados, prioritariamente em aço inoxidável, visando à prevenção do processo de oxidação mais severo no ambiente marítimo.

Concluindo o processo de conversão, foram ainda instalados novos equipamentos, tais como: trava de conteira, trava do pedal de disparo, sistema de iluminação por led, piso para conteirador e apontador, cheleira de munição (artefato de armazenamento de munição para pronto uso) e guarda-corpo para os municiadores.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter