Filipinas equipa fragata de guerra adquirida dos EUA

As autoridades das Filipinas armarão com mísseis Harpoon a fragata militar Gregorio del Pilar, adquirida em agosto passado da Marinha dos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

O Exército filipino está negociando a aquisição de outra fragata similar à Gregorio del Pilar, de 115 metros de comprimento e cerca de 3.000 toneladas de peso, que também armarão com os Harpoon, tipo de mísseis teleguiados.

Os EUA venderam a Gregorio del Pilar, antes USCGC Hamilton, sem o sofisticado armamento. Washington tem um acordo de defesa mútuo com as Filipinas, país ao qual vende material de guerra de segunda mão.

Em agosto passado, os EUA entregaram à Marinha filipina novo equipamento militar naval a fim de melhorar a vigilância marítima nas águas disputadas no Mar da China Meridional.

O embaixador americano, Harry Thomas, presidiu a entrega de duas novas patrulheiras e de dois rebocadores de navios na ilha de Palawan, próxima à Malásia.

As embarcações, manufaturadas pela empresa americana NAIAD, têm motores com potência de 250 cavalos que podem alcançar velocidades de até 51 nós e são equipadas com armas de curto alcance.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter