NAsH Carlos Chagas realiza adestramentos durante BRACOLPER-2012

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Carlos Chagas, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, realizou adestramentos durante a Operação BRACOLPER 2012.

No deslocamento de Tabatinga para Manaus, além das atividades de Assistência Hospitalar (ASSHOP) e Medicina Preventiva, diversos adestramentos foram realizados, a fim de manter elevado o nível de aprestamento do Navio. Dentre os adestramentos, destacam-se: Homem ao Mar, Postos de Abandono, Grupo de Socorro Externo (GSE), Controle de Avarias (CAV) e Problema de Batalha.

Inovação tecnológica no Hospital Naval Marcilio Dias

O Serviço de Patologia do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) consolida a posição de vanguarda do Sistema de Saúde da Marinha, sendo o primeiro Hospital da esfera pública a adotar o moderno método de citologia em meio líquido.

A nova técnica constitui uma inovação do exame preventivo tradicional e apresenta as seguintes vantagens: melhoria na análise do material pelo citopatologista, redução de exames falso-negativos ou falso-positivos, redução da taxa de exames com coleta insatisfatória, maior sensibilidade para detecção de lesões precursoras e câncer de colo uterino, bem como a possibilidade de realizar testes moleculares para pesquisa de agentes infecciosos como HPV, Clamídia e Gonococos.

Sendo assim, a implementação da nova tecnologia beneficia as mulheres da Família Naval, uma vez que o diagnóstico precoce de lesões pré-malignas ou malignas do colo uterino oferece maior êxito no tratamento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter