Marinha do Brasil participa da Operação BRACOLPER-2012 em Letícia

No dia 09 de julho, os Navios-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares” e “Rondônia” e o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas”, subordinados ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), suspenderam do cais da Estação Naval do Rio Negro (ENRN) para realizarem a Operação BRACOLPER-2012 (Brasil-Colômbia-Peru).

Essa comissão, prevista para ocorrer até o dia 08 de agosto, visa a realização de exercícios operacionais e a ampliação dos laços de amizade entre a Marinha do Brasil, a Armada Nacional da Colômbia e a Marinha de Guerra do Peru. Após uma travessia de 11 dias, em que foram realizadas Inspeção Naval (IN), Patrulha Naval (PATNAV) e Assistência Hospitalar (ASSHOP) nos rios brasileiros, os navios atracaram na cidade de Tabatinga (AM), no dia 18 de julho. Até o dia 24, período em que os navios permaneceram atracados, as tripulações participaram de diversos eventos na cidade colombiana de Letícia, próximo a fronteira com o Brasil.

No dia 20 de julho, por ocasião das comemorações dos 202 anos da Independência da Colômbia, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Nilson Nascimento de Carvalho, Comandante da Flotilha do Amazonas, representando o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, realizou Aposição Floral no busto do General Francisco de Paula Santander, libertador da Colômbia.

Nessa ocasião, também foi realizado um desfile militar que contou com a presença de militares da Marinha do Brasil. No dia 24 de julho, foi realizada uma Parada Naval na cidade de Letícia e, no dia seguinte, os navios da Marinha do Brasil suspenderam, juntamente com três navios da Marinha de Guerra do Peru e dois navios da Armada da Colômbia, em continuidade a Operação BRACOLPER-2012, com destino a cidade de Iquitos, no Peru.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter