MB – Navios Estarão Abertos à Visitação neste final de semana no porto de Rio Grande

Com o propósito de apresentar os Navios de Guerra e Oceanográficos da Marinha do Brasil à comunidade local, o Navio Oceanográfico “Antares” (H-40), a Fragata “Liberal” (F-43) e a Corveta “Frontin” (V-33) estarão abertos à visitação pública, neste sábado e domingo, 21 e 22, das 14h às 19h, no Porto Novo da cidade do Rio Grande (RS).

A atracação da Fragata “Liberal” e da Corveta “Frontin” na cidade do Rio Grande faz parte da programação da Operação ASPIRANTEX-12, realizada no período de 13 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e a cidade de Mar Del Plata, na Argentina.   

Nessa Operação, serão executados exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, contemplando Operações de Ataque, Anti-Submarino, de Esclarecimento e de Apoio Logístico Móvel, incluindo ações de superfície, aérea, de submarinos e de guerra eletrônica e, adicionalmente, serão conduzidas atividades de Patrulha Naval nas proximidades da Bacia Petrolífera de Santos. Tais exercícios visam a incrementar o grau de aprestamento de parcela dos navios da Esquadra Brasileira e dos Distritos Navais, com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento do emprego do Poder Naval.

Já a atracação do Navio Oceanográfico “Antares” faz parte da Operação “PNBOIA VIII”, que tem como propósito contribuir para a obtenção e disponibilização à comunidade científica brasileira, de dados meteorológicos e oceânicas de interesse do Brasil, por meio da manutenção e do lançamento de três bóias meteoceanográficas de fundeio ao largo dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além disso, no seu deslocamento, o Navio tem a tarefa de coletar dados de profundidade, corrente, temperatura e meteorológicos.

Os Navios permanecerão atracados até o dia 23 de janeiro em Rio Grande (RS), quando suspenderão com destino ao Rio de Janeiro (RJ).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter